Noz da Índia: O que é? Para que serve? Emagrece?

0
Noz da Índia: O que é? Para que serve? Emagrece?

Que as pessoas usam diversos métodos para emagrecer todos nós sabemos. Mais do que exercícios e remédios, as pessoas recorrem a alimentos para alcançar a sonhada perda de peso. Cada vez mais tem saído estudos que mostram quais os alimentos que podem e que não pode estar na sua dieta, e foi assim que a Noz da Índia se tornou febre na internet. Você já ouviu falar dela? Contaremos aqui tudo o que você precisa saber!

O que é a noz da índia?

A noz da índia nada mais é do que uma semente. Esta semente vem de um fruto que nasce da árvore conhecida cientificamente como Aleurites moluccana. Esta semente foi trazida da Ásia e plantada na região amazônica, onde se adaptou muito bem. A partir daí que surgiu a sua comercialização como uma semente emagrecedora.

Para o que a noz da índia é indicada?

Os estudos científicos acerca da utilidade da noz da índia são escassos, mas segundo os consumidores foi possível perceber a sua atuação em:

  • Perda de peso.
  • Diminuição do colesterol ruim.
  • Estimular o crescimento capilar.
  • Diminuir as dores relacionadas a artrite.
  • Melhora as taxas do bom colesterol.
  • Diminuição das celulites.

Já na medicina tradicional asiática, esta semente era usada para o tratamento da gonorreia, de úlceras, dores de cabeça e também abaixar a febre.

Quais são suas propriedades?

A noz da Índia ainda contém potássio, magnésio, fósforo e cálcio; e em menor quantidade, cobre, zinco, ferro e selênio. Também contém ácidos graxos essenciais e antioxidantes, as vitaminas C, E e A.

A noz da índia faz mal?

É importante deixar claro que a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proíbe a comercialização desta semente no Brasil. Mas ainda sim é possível encontrar com facilidade sua venda pela internet. O motivo da proibição é a alta toxicidade da semente quando consumida oralmente. A semente contem saponina e toxialbumina, que fazem mal ao corpo humano, e além disso costumam causar diarréia e aumento da frequência urinária.

Você deve estar se perguntando sobre os asiáticos que utilizam a semente na medicina tradicional, não é mesmo? Vamos entender: Lá eles defendem o uso das sementes cozidas. Ainda sim, são utilizadas em baixas quantidades, enquanto no Brasil as pessoas tem utilizado as sementes cruas procurando acelerar a perda de peso, e é por isso que foi proibida. Mas e se o tratamento for relacionado a pele ou ao cabelo? Simples, faça uso do óleo. Seu uso será tópico e direto na área desejada.

Sabemos que existem grupos de discussão e defensores ferrenhos da utilização da semente. Porém, nós do Vibra Saúde, não recomendamos o seu uso.

Apresenta efeitos colaterais?

Como os estudos acerca da ingestão da semente são escassos, o que se sabe até agora vem de relatos dos consumidores. Confira:

  • Diarréia forte.
  • Aumento da flatulência.
  • Fortes dores estomacais.
  • Inchaço repentino nas pernas.
  • Náuseas e enjôos.
  • Taquicardia após o consumo.
  • Problemas respiratórios.
  • Desidratação corporal.
  • Dores de cabeça.

Vale lembrar que a noz da índia também é um alimento diurético e devido a isso quem consumir as sementes pode apresentar dores musculares, queda de pressão e sensação de cansaço.

Existe contraindicações?

Sim, existe, principalmente por ser um produto já proibido em terras brasileiras. Atenção especial as gestantes, mulheres que amamentam, idosos e menores de 15 anos. Estes não devem inferir as sementes de jeito nenhum.

Como posso consumir a noz da índia?

Você pode optar por consumir assim como os asiáticos: cozida e em pequenas quantidades, como um tempero. Já aqui no Brasil os próprios produtores da semente recomendam que as sementes sejam colocadas em água quente antes de serem consumidas.

Para ferver: Separe um pouco de água e misture a ela 1/8 de uma semente. Deixe a mistura em infusão por cinco minutos e então está pronto para tomar. Não é recomendável consumir este chá em jejum, pois pode acarretar problemas estomacais.

Tome pelo menos dois litros de água todos os dias para evitar a desidratação causada pela semente.

Qual a diferença entre noz da índia e chapéu de napoleão?

A grande diferença é que o chapéu de napoleão é venenoso para os humanos. A parte interna do chapéu de napoleão e muito parecida com a noz da índia e por isso muitos vendedores vendem este produto venenoso indiscriminadamente. Fique atento e só compre de vendedores de extrema confiança.

Veja este vídeo para mais informações:

Este artigo foi útil para você? Conta pra gente aqui nos comentários!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *