FIV: O que é? Como funciona? Para quem é indicado?

0
FIV: O que é? Como funciona? Para quem é indicado?

Muitas pessoas sonham com o momento de se tornar pai, porém nem sempre é possível conseguir ter o sonhado filho através dos métodos tradicionais. Por isso, está se tornando muito comum que os casais optem pela FIV.

Você também está sonhando com o dia que se tornará mãe e está vendo na fertilização in vitro uma ótima opção, mas ainda tem dúvidas sobre o procedimento? Então esse artigo é para você, pois a seguir eu irei falar tudo o que você precisa saber sobre o procedimento.

O que é FIV?

FIV é a sigla de fertilização in vitro, um excelente tratamento de reprodução assistida que está sendo cada vez mais procurado pelos pais que sonham em ter um filho.

Esse tipo de fertilização é atualmente aquele que oferece maior chance de gravidez para mulheres que estão tendo dificuldades de engravidar e já passaram dos 35 anos.

Mas é importante alertar que a medida que os anos vão passando e a mulher envelhecendo, as chances de engravidar começam a diminuir consideravelmente. Além do mais, o casal deve estar preparado para a possibilidade de ter mais de um filho, pois em 25% dos casos podem nascer gêmeos e em 5% podem nascer ter trigêmeos.

Fertilização in vitro

Como funciona?

O funcionamento da FIV não é muito complicado, sendo que o procedimento consiste em fecundar o óvulo com o espermatozoide em um laboratório qualificado através de um processo in vitro. Feito isso é necessário acompanhar todo o processo de desenvolvimento dos embriões, para que posteriormente eles possam ser colocados no útero para se ter a gravidez.

Antes de realizar o procedimento é necessário que o casal realize vários exames para saber se está tudo bem com a saúde. Depois a mulher deverá tomar hormônios injetáveis por no mínimo 10 dias, para que ela consiga produzir mais de um óvulo de uma só vez.

Para ocorrer a extração dos óvulos é necessário que os folículos atinjam 18 mm. Dessa forma, a extração é feita com a mulher sedada, serão retirados de 6 a 12 óvulos para que depois possam ser escolhidos apenas os maduros.

O homem deverá obter o sêmen pela masturbação, depois será feito um processo de separação dos espermatozoides. Feito isso, os espermatozoides serão colocados em contato com o óvulo na incubadora.

Deve-se observar os embriões se desenvolverem por até 5 dias e em seguida eles são colocados no útero da mãe. Após aproximadamente 15 dias a mulher deve fazer um teste de gravidez para saber se sua FIV deu certo.

Para quem a FIV é indicado?

A fertilização in vitro é um procedimento indicado para as mulheres que desejam ser mães, mas que não conseguem engravidar pelo método tradicional. Sendo que, o procedimento é indicado principalmente para as mulheres que possuem mais de 35 anos, pois nesses casos as chances de uma gravidez natural diminui consideravelmente.

Com óvulos doados

Ocorre quando a mulher não consegue produzir mais óvulos, os óvulos não são acessíveis. Ou então, possuem uma falência ou está tendo aborto repetidas vezes, a melhor opção é realizar a fertilização in vitro com óvulos doados.

Nesses casos é necessário encontrar óvulos saudáveis e que são compatíveis com os da mãe. Assim, a inseminação será feita muito semelhante ao procedimento acima, porém os óvulos não serão retirados da mãe e sim de uma doadora.

A futura mamãe precisa passar por procedimentos para receber o novo óvulo.

laboratório FIV

FIV com endometrioma

O endometrioma pode afetar significativamente nas chances da mulher conseguir engravidar tanto naturalmente como através da FIV. Pois, após ser feita a cirurgia de retirada do cisto é comum que a estimulação ovariana seja atingida.

O ideal é consultar um médico regularmente, pois quanto mais cedo for descoberta e tratada a doença, maiores as chances da mulher conseguir sucesso em sua fertilização in vitro.

Quanto tempo dura o tratamento?

A duração do tratamento da fertilização in vitro poderá variar consideravelmente de casal para casal, pois tudo irá depender de como anda a saúde do casal e a resposta ao tratamento.

Geralmente o procedimento dura entre 15 e 30 dias, porém esse prazo é apenas para dar um norteamento para o casal, pois o tratamento poderá demorar mais ou menos tempo.

Ainda ficou alguma dúvida sobre a FIV? Deixe um comentário!

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *