Período fértil: Veja aqui tudo que você precisa saber!

0
Período fértil: Veja aqui tudo que você precisa saber!

Saber exatamente quando é o seu período fértil é muito importante para mulheres que estão tentando engravidar. E além disso, pode ser um dos métodos contraceptivos para aquelas que não pensam em ser mães. Para o primeiro grupo, é um período de oportunidade e para o segundo, de muita atenção.

Nesse artigo vamos ensinar como calcular o período fértil, falar dos seus sintomas e a sua relação com a gravidez.

Quando é o período fértil?

Todo ciclo começa com o primeiro dia da menstruação e se encerra no dia anterior ao dia que a mulher menstrua de novo (e inicia um novo ciclo. Isso porque a menstruação é um sinal de que o óvulo não foi fecundado. Normalmente a ovulação acontece 14 dias antes do ciclo menstrual seguinte.

Período fértil é a época do mês (que dura em média 6 dias) que a mulher está ovulando e por isso as chances de ela engravidar são maiores.

A mulher normalmente ovula 14 dias antes do ciclo menstrual seguinte. Essa “previsão” do período fértil só é válido para as mulheres que tem o ciclo menstrual regular. Ou seja, só para as mulheres que sabem que dia vão menstruar, sendo que a OMS (Organização Mundial de Saúde) atribui-lhe uma confiabilidade de 75%. Portanto, é preciso lembrar que não é um contraceptivo seguro e também não deve ser usado como uma certeza do dia certo para engravidar.

Como calcular?

Calcular o período fértil pode ser complicado para a maioria das mulheres. Isso por causa da variação de dias do ciclo, que pode durar de 21 a 40 dias. Para que o período fértil seja calculado com precisão, a mulher precisa saber quantos dias tem o seu ciclo menstrual e que ele seja regular.

Se o seu ciclo for de 23 dias, você precisa subtrair 14.  Assim sua ovulação acontecerá no 9º dia do seu ciclo. Sendo que o período fértil começa 3 dias antes do dia mais fértil e termina 3 dias depois. Ou seja, ele dura entre o 4º e o 12º dia do ciclo.

Então, considerando que você tem um ciclo de 28 dias e a sua menstruação “chegou” dia 4, o seu período fértil vai do dia 12 ao dia 20. Portanto, nesses dias você está mais propensa a engravidar.

Existem outras formas de calcular o período fértil. Sites especializados em gravidez tem a “calculadora da ovulação”, onde você deve inserir a data da menstruação e a duração do seu ciclo para saber o período fértil do mês que você quiser. Outra opção é comprar nas farmácias um “teste de ovulação”. Ele também é conhecido por “teste de fertilidade feminina”, que funciona com a urina ou a saliva e tem uma confiabilidade de 98%.

Período fértil

Sintomas

Você também pode saber quando é o seu período fértil observando a presença desses sinais corporais mais comuns:

  • Surgimento de muco transparente, com característica um pouco elástica (parecida com a clara de ovo) e com odor forte. A função desse “muco fértil” é facilitar a chegada ao óvulo pelos espermatozoides;
  • Aumento da libido;
  • Aumento da temperatura. Mas é apenas cerca de 0,5°, o que acaba não sendo muito útil já que é difícil de controlar essas alterações com termômetro;
  • Dores ou fisgadas de um dos lados (ou ambos), na altura dos ovários

É possível engravidar no período fértil?

Sim, o período fértil é o período que a mulher está ovulando. Por isso existe maior probabilidade para que ela engravide.

A cada ovulação a mulher libera apenas um óvulo, que dura apenas cerca de 12 a 24 horas. É nesse período que o espermatozoide deve encontrá-lo para que aconteça a fecundação.

Como os espermatozoides vivem de 3 a 7 dias, a probabilidade de o óvulo ser fecundado se houver relação sexual fora do período fértil também é grande e a mulher engravidar “mesmo sem estar no período fértil”.

E para quem toma anticoncepcional?

Quem toma anticoncepcional não tem período fértil, pois os anticoncepcionais inibem a ovulação e alteram o endométrio uterino e as características do muco, prevenindo assim gravidez.

Caso a mulher  se esqueça de tomar algum dos  comprimidos, principalmente se eles foram da primeira semana da cartela, a oculação poderá ocorrer. Assim existe chance de se engravidar,  pois esse óvulo pode se encontrar com o espermatozoide, que sobrevive até 7 dias dentro do corpo da mulher.

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *