Amitriptilina: Conheça a bula desse medicamento e para que ele serve

1
Amitriptilina: Conheça a bula desse medicamento e para que ele serve

O cloridrato de amitriptilina é um medicamento muito utilizado por pacientes brasileiros que possuem problemas de ordem neurológica e psiquiátrica. Esse remédio é muito forte, precisa ter indicação médica e só pode ser comprado com receita.

Nos tópicos a seguir você vai entender o que o cloridrato de amitriptilina, para que ela serve, o que diz a bula e demais informações a respeito desse medicamento. Confira!

Qual a bula do amitriptilina?

A bula do cloridrato de amitriptilina informa que ele é um medicamento do tipo ansiolítico e sedativo, desses que serve como calmante. É um remédio que precisa da chamada receita azul e só se pode comprar 3 caixas dele por receita.

Esse medicamento é muito usado em caso de pessoas com depressão, problemas de sono e que tenham a chamada enurese noturna, que é a vontade e a incapacidade de segurar a urina durante o sono.

O remédio tem algumas contraindicações e vários efeitos colaterais. Pessoas alérgicas à substância não devem tomá-lo, além de pacientes que tiveram problemas no coração nos últimos meses, principalmente, infarto.

Crianças menores de 12 anos também não devem fazer o uso desse medicamento, a não ser que seja uma indicação médica de alta necessidade.

Qualquer sensação estranha, dores, irritações, enfim, mudanças comportamentais negativas, o ideal é para de fazer o uso do remédio de forma imediata e contatar o médico, informando os sintomas e efeitos causados em você.

caixa de amitriptilina

Qual o preço?

O cloridrato de amitriptilina é bem barato, até porque é um medicamento genérico. Você encontra em farmácias por preços que vão dos R$10 até R$30,00, a depender da concentração da substância e da quantidade de comprimidos em cada caixa.

Onde comprar?

Com ação calmante, o amitriptilina consiste em um medicamento vendido mediante prescrição e receita médica. Dessa forma, você encontra em todas as farmácias e drogarias e, se porventura quiser comprá-lo em uma drogaria online, é necessário efetuar a compra pelo atendimento. Como é o caso da drogaria Onofre.

O amitriptilina é um medicamento que não pode ser comercializado na internet, assim, realize a sua compra pelo atendimento da Onofre: 4007 2526 (custo de ligação local). Clique na imagem abaixo para mais informações!

onofre comprar

O amitriptilina serve para dormir?

Sim. O cloridrato de amitriptilina tem como seu principal objetivo ser um remédio calmante, ou seja, propício para pessoas com problemas de insônia dormirem com tranquilidade e sem nenhum problema.

Porém, ele não deve ser tomado de forma indiscriminada, por toda a vida. Tanto é que a receita máxima liberada é de 3 caixas para evitar o vício no remédio por parte dos pacientes que o usam para dormir.

Engorda?

Não existe nenhum estudo 100% afirmativo que o uso da amitriptilina possa engordar ou emagrecer. Sabe-se que um dos possíveis efeitos colaterais é o aumento de peso, porém existem pacientes que já descreveram ter perdido peso após começar a fazer uso do medicamento.

Isso ocorre, porque quando você regula o sono, acaba que o seu corpo funciona de uma forma melhor, o seu metabolismo fica mais eficiente e você, consequentemente, perde peso. Mas não é uma regra, pode ser que você engorde, como pode ser que você emagreça.

comprimido

Qual a posologia do amitriptilina?

A posologia vai ser definida pelo seu médico. Ele que vai dizer qual a quantidade que você deve tomar do remédio por dia e por quanto tempo deve durar esse tratamento.

A amitriptilina é um medicamento que pode causar dependência química, com isso ele não deve ser tomado de forma indiscriminada, sem parar. O tratamento precisa ter início, meio e fim.

Normalmente, a dose recomendada pelos médicos é de 50 a 100 mg por dia em adultos. Crianças e adolescentes devem evitar o uso desse medicamento, mas caso seja indicado, as doses são bem menores do que em adultos.

Para que serve?

O cloridrato de amitriptilina é um medicamento antidepressivo, usado no tratamento da depressão e também para insônia e pacientes que urinam na cama durante o sono. Ele é um calmante, que gera um sono profundo e faz com que a pessoa não tenha esse tipo de problema durante o tempo em que estiver dormindo.

Amitriptilina trata ansiedade?

Esse medicamento não deve ser usado no tratamento de transtornos de ansiedade. Apesar de ser considerado um calmante, ele é mais usado nas questões relacionadas à depressão e aos distúrbios de sono.

Qual a ação do medicamento?

A ação desse medicamento é calmante. Ou seja, ele vai dar sono no paciente para que ela tenha uma noite saudável e durma bem para acordar no outro dia disposto e pronto para enfrentar os desafios do dia a dia.

Se tiver ainda alguma dúvida a respeito do uso do cloridrato de amitriptilina, deixe o seu comentário aqui embaixo!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

One Comment

  1. Lione Lopes Oliveira · Edit

    Eu tomei amitriptilina em torno de uns 10 anos, pra tratar enxaqueca, até hoje é raro ter for de cabeça.
    Por causa de uma depressão estou tomando cloridrato de fluoxetina até hoje, mas gostaria de voltar com amitriptilina por causa da insônia. Será que posso é uma boa troca.? Obrigada

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *