Ciprofloxacino: Pra que serve? Onde comprar? Tire todas as suas dúvidas sobre esse antibiótico

2
Ciprofloxacino: Pra que serve? Onde comprar? Tire todas as suas dúvidas sobre esse antibiótico

Os antibióticos cada vez fazem mais parte da nossa vida, isso porque eles podem ajudar a combater vários tipos de infecções e geralmente possuem uma ação muito ampla. Como existem vários tipos de antibióticos no mercado é necessário conhecer alguns para saber qual é o melhor para cada tipo de infecção. Por isso hoje nesse artigo iremos falar um pouco sobre o ciprofloxacino, um excelente antibiótico para sinusite e outros casos.

Você já ouviu falar no ciprofloxacino? Sabe o que é e para que serve este medicamento? Ainda não? Pois então esse artigo é para você! Continue lendo e confira tudo sobre ele a seguir.

O que é?

O ciprofloxacino é um antibiótico desenvolvido para ajudar a combater vários tipos de infecções. Entre elas estão a sinusite, a bronquite, a gonorreia, a prostatite e várias outras. O uso do ciprofloxacino geralmente é indicado apenas quando outros antibióticos não conseguem realizar o tratamento.

Esse medicamento também pode ser encontrado com o nome de Cipro. Ele pode ser encontrado na forma de comprimidos ou injetável, mas é importante lembrar que o ciprofloxacino, assim como qualquer outro tipo de antibiótico, só deve ser utilizado com a orientação de um médico.

Para que serve o ciprofloxacino?

Este antibiótico serve para auxiliar no tratamento de infecções que são causadas por micro-organismos que possuem sensibilidade ao ciprofloxacino. Veja a seguir quais são os principais:

  • Sinusite
  • Infecção urinária
  • Inflamação dos ovários
  • Infecção de pele
  • Infecção generalizada
  • Gonorreia

Consulte um médico antes de fazer o uso deste medicamento para o tratamento de qualquer um dos problemas citados acima.

Bula do Ciprofloxacino

Veja a seguir a bula deste medicamento para que você possa o conhecer melhor.

Apresentação

Uso oral e adulto. Poderá ser encontrado em comprimidos revestidos de 250 mg e 500 mg, além do mais ele pode possuir embalagens de 7 ou de 14 unidades. O princípio ativo deste medicamento é o cloridrato de ciprofloxacino.

Composição

Cada comprimido deste medicamento possui:

  • Cloridrato monoidratado de Ciprofloxacino
  • Excipientes: croscarmelose sólida, povidona, dióxido de silício, hipromelose, macrogol, talco, microcristalina, estearato de magnésio, propilenoglicol.

As quantidades dos ingredientes irão variar conforme a dosagem de cada cápsula.

Ação do medicamento

O ciprofloxacino possui excelente ação, sendo que quando é usado adequadamente fará com que os sintomas e os sinais da doença comecem a melhorar cerca de 3 dias após o início do tratamento.

Precauções e advertências

Após começar a fazer o uso do deste antibiótico não é recomendável dirigir veículos ou operar máquinas por muitas horas seguidas, pois a capacidade de reflexo seja alterada, o que pode comprometer essas habilidades.

Como tomar o Ciprofloxacino?

O ideal é consultar um médico para que ele possa dizer qual é a dose recomendável para cada pessoa, pois ela poderá variar conforme vários fatores, mas a seguir eu separei algumas formas de tomar o medicamento (para adultos) conforme o tipo de problema que se deseja tratar. Ainda assim é recomendável consultar um médico antes de utilizar estas dosagens, pois embora ela seja a mais comum, ainda poderá sofrer alterações de uma pessoa para outra.

  • Gonorreia: Deve-se tomar uma única dose de 250 mg ao dia;
  • Diarreia: Deve-se tomar de uma a duas doses de 500 mg ao dia;
  • Infecções do trato respiratório: Deve-se tomar duas doses de 250 mg a 500 mg por dia;

Infecções do trato urinário

  • Aguda: Deve-se tomar uma ou duas doses de 250 mg ao dia;
  • Cistite em mulheres: Deve-se tomar uma dose única de 250 mg ao dia;
  • Complicada: Deve-se tomar duas doses de 250 mg a 500 mg ao dia;

Para outros tipos de infecções é recomendável tomar duas doses de 500 mg ao dia.

Lembramos que não é necessário fazer uso deste medicamento junto às refeições. O ideal é fazer uso dele com estômago vazio, pois isso irá facilitar sua absorção. Além do mais, não é recomendável ingerir este medicamento com suco de laranja ou leite.

Quem fizer uso deste medicamento em sua forma injetável deve saber que ele só poderá ser administrado por um enfermeiro ou médico.

Ciprofloxacino corta efeito do anticoncepcional?

ciprofloxacino corta efeito do anticoncepcional

É comum algumas mulheres pensarem que o uso do ciprofloxacino pode cortar o efeito do anticoncepcional, pois há um tempo acreditava-se que os antibióticos do grupo quinolonas interagiam com o anticoncepcional reduzindo a eficácia deste medicamento para ajudar a prevenir a gravidez. Porém estudos científicos comprovaram que o uso do ciprofloxacino não corta o efeito do anticoncepcional, por isso as mulheres que fazem o uso deste medicamento não precisam se preocupar caso precise tomar o ciprofloxacino.

Em casos de dúvidas é recomendável procurar seu ginecologista antes de fazer o uso deste medicamento.

Contraindicações

O ciprofloxacino não deverá ser usado por mulheres que estão em período de amamentação ou que estão grávidas sem o acompanhamento médico. Isso porque somente o profissional poderá analisar cada caso e dizer se a mulher está apta ou não a fazer o uso deste medicamento.

Além disso ele também não deve ser tomado por pessoas que têm alergia ao ciprofloxacino ou que está fazendo algum tipo de tratamento com tizanidina.

Em todos os casos é imprescindível consultar um médico antes de fazer uso deste medicamento.

Onde comprar o ciprofloxacino?

Você poderá encontrar esse medicamento em várias farmácias próximas a você ou se preferir também poderá comprar este medicamento em alguma das farmácias online.

Nós indicamos que você realize a compra do seu ciprofloxacino na Drogaria Onofre, uma excelente farmácia online que irá te entregar um produto de qualidade sem que você precise sair de casa. Além do mais, essa farmácia possui os melhores preços do mercado. Nas lojas Araújo a venda só é realizada nas lojas físicas.

Só é possível realizar a compra deste medicamento com prescrição médica, por isso ao compra-lo na Onofre você terá que enviar sua receita. Você pode enviá-la por WhatsApp, e-mail ou direto no próprio site. É só realizar a compra e enviar sua receita. Você receberá o produto com segurança e comodidade na sua casa.

Clique no botão abaixo para ser redirecionado à página oficial da Onofre para comprar:

compre onofre ciprofloxacino

Ainda ficou alguma dúvida sobre este medicamento? Deixe um comentário que iremos responder você!

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

2 Comments

    • Olá,
      Fique atenta quanto ao uso de outros antibióticos, pois a maioria deles tem compostos que cortam o efeito do anticoncepcional. Porém, o ciprofloxacino e outros antibióticos da família dos norfloxacino e levofloxacino NÃO CORTAM o efeito do anticoncepcional, pois não interagem com ele no organismo. Portanto, fique tranquila quanto ao ciprofloxacino.
      Quanto a antibióticos de outros compostos, é bom ter cuidado, pois eles podem interferir.
      Esperamos ter tirado sua dúvida.
      Abraços!

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *