Lugol: O que é? Para que serve? Como tomar? Quais são os benefícios?

0
Lugol: O que é? Para que serve? Como tomar? Quais são os benefícios?

O Lugol é uma solução que mistura algumas substâncias com água e que se transformou em um remédio muito utilizado por pessoas com determinados problemas de saúde. Ele tem uma eficácia boa e cumpre o seu dever enquanto medicamento.

Nos próximos tópicos você vai saber o que é o Lugol, para que ele serve, sua real composição, efeitos colaterais e outras informações relevantes a respeito do uso desse remédio. Veja!

O que é o Lugol?

O Lugol é uma solução feita com água destilada para repor a deficiência de iodo em pacientes que tem problemas na glândula tireoide.

Ele é muito necessário, pois trabalha efetivamente para que o desenvolvimento e o funcionamento do metabolismo funcione de forma perfeita. Sem a quantidade certa de iodo, o seu corpo pode simplesmente, parar de funcionar.

Isso porque o iodo age em praticamente todos os sistemas do corpo. Logo, quando não há quantidade suficiente dele produzido pela glândula tireoide, essa deficiência pode causar graves problemas, incluindo a morte do paciente em situações mais críticas.

Para que serve?

O Lugol serve para aumentar e regular os níveis de iodo no corpo humano. Esse objetivo é geral, pois o iodo está presente no cérebro, nos hormônios, no sistema digestivo e em outras diversas partes do corpo de uma pessoa.

Quando ele está deficiente, todas essas áreas são afetadas e podem até parar de funcionar. Por isso, o uso do Lugol e de outros medicamentos que regulem o nível de iodo é essencial para a vida humana de quem sofre com a falta desse nutriente no próprio organismo.

O Lugol age diretamente na glândula tireoide, que é a responsável pela produção e liberação de iodo no organismo humano. Ele pode agir de diversas formas, como diminuindo o tamanho da glândula, fortalecendo e protegendo e até substituindo a tireoide, em casos quando ela é removida por conta de alguma doença, como o câncer.

Nesses casos mais graves, o uso do Lugol e de outros medicamentos do tipo é feito pelo resto da vida do paciente para que ele não tenha deficit de iodo no corpo dele.

problema na tireoide

Composição

O Lugol é uma solução que mistura iodo, iodeto de potássio e água destilada. Essa mistura desses elementos é feita para conseguir a máxima eficiência de iodo no organismo humano. O iodeto ajuda  a solubilidade do iodo e isso faz com que ele fique mais eficiente assim que entre em contato com a parte interna do corpo humano.

Como tomar o Lugol?

É difícil definir uma quantidade exata de Lugol que uma pessoa deve tomar, porque cada caso é um caso. O melhor é ir ao médico, ele observar se você tem algum problema na glândula tireoide e, se ele indicar o uso, já vai prescrever a quantidade correta que você deve tomar.

O remédio é uma solução, ou seja, é líquido, em gotas. Normalmente, são ingeridas diretamente pela boca duas gotas por dia do Lugol de 2% ou 5%. Mas essa quantidade pode ser menor ou maior e vai depender do tipo de problema de saúde que você tem.

vidro lugol

Emagrece?

Não é que o Lugol emagrece, mas ele equilibra o funcionamento da glândula tireoide. Pessoas com problemas nessa glândula podem engordar bastante, por conta da desregulação hormonal do organismo, quando você regula ele novamente, a pessoa volta ao seu peso normal.

Benefícios do Lugol

O Lugol como uma solução de iodo ajuda no equilíbrio de todo o corpo humano. Ele, por exemplo, regula a glândula tireoide e isso evita tanto o hipo, quanto o hipertireoidismo. Além disso, ele regula também a atuação do metabolismo, elimina toxinas diversas, evita o aparecimento de câncer na tireoide e ajuda até a mulher a ter uma gravidez mais segura.

O Lugol é um medicamento próprio para atuar nos níveis de iodo do corpo humano e só deve ser usado com indicação e orientação médica.

2% e 5%

Existem duas fórmulas do Lugol. Uma com uma concentração de 2% e outra de 5%. A escolha de qual você vai ter que usar vai ser do próprio médico que vai examinar e descobrir o seu problema de saúde e o quanto o seu corpo é deficiente em iodo.

Agora que você já sabe tudo a respeito do Lugol, compartilhe este texto com seus amigos nas suas redes sociais!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *