Metformina: O medicamento indicado para o tratamento da diabetes – como ele age, ajuda a emagrecer? Saiba tudo aqui!

0
Metformina: O medicamento indicado para o tratamento da diabetes – como ele age, ajuda a emagrecer? Saiba tudo aqui!

A metformina é um medicamento usado no tratamento de pacientes que possuem diabetes. Ajudando a melhorar o quadro clínico desses indivíduos. Devido a sua forma de ação algumas pessoas até mesmo usam o fármaco para promover o emagrecimento, o que a principio não parece ser uma solução muito segura para solucionar o excesso de peso.

Confira nesse artigo sobre a metformina as principais dúvidas relacionadas a esse remédio e veja se realmente você pode usá-lo para perder peso.

O que é?

A metformina é utilizada para tratar pacientes que sofrem de diabetes, contudo, não é qualquer diabetes. Aqui estamos falando da diabetes do tipo 2, aquela que faz com que o pâncreas não produza insulina adequadamente ou então quando o organismo não possui capacidade para absorvê-la.

Para que serve a metformina?

Basicamente ela serve para tratar a diabetes do tipo 2 e é indicada especialmente para pacientes que sofram com obesidade adquirida pela doença. Além disso, a metformina serve para acabar com todos os sintomas relacionados a diabetes. Ela atua efetivamente na melhora das atividades cardiovasculares.

Outra serventia da metformina, e apesar de não ser a sua função principal, é atuar na redução do colesterol LDL e da triglicérides. Ela diminui a concentração de ácidos graxos livres no organismo. Assim, ela é indicada no tratamento da síndrome do ovário policístico que possui na falta de retenção de insulina pelo organismo o seu principal fator de ocorrência.

Bula

A bula do medicamento possui todas as informações necessárias para que o remédio seja administrado de forma correta e com as devidas precauções para que ele não cause danos ao organismo. Por isso ler esse anexo do fármaco é uma recomendação muito importante. Claro que o fato de ler atentamente a bula não irá dispensar a orientação médica, contudo, irá aumentar a segurança na administração.

Na bula da metformina você encontra, por exemplo, informações referentes as contraindicações do medicamento. Sendo essas informações muito importantes para evitar possíveis efeitos adversos ao organismo. Nesse quesito a recomendação é a de que não seja utilizado por aqueles que tenham problemas no fígado, doenças pulmonares, que já tenham tido infarto do miocárdio e pessoas com risco de acidose láctica.

Também, como efeitos adversos, encontramos alterações no sistema gastrointestinal com a presença de náuseas, vômitos, diarreias, cólicas e gases. Uma dica para evitar esses possíveis problemas é começar o tratamento com dosagens menores do medicamento. Aumente gradualmente até a dosagem diária recomendada pelo médico. Não faça esse procedimento sem que o seu médico esteja ciente.

metformina ajuda a engravidar

Metmorfina ajuda a engravidar?

Não necessariamente a metformina ajuda a engravidar. O que acontece é que ela faz com que os ovários sejam limpos de possíveis cistos que estejam encrustados na sua superfície e que podem dificultar que a ovulação ocorra adequadamente. Entendeu? Ela não aumenta a produção de óvulos, ela apenas melhora, quando há o encrustamento de cistos, a produção dos mesmos. No caso de estar pensando em usar o medicamento com esse fim, consulte previamente o seu médico.

Metmorfina emagrece?

Algumas pessoas vem usando por conta própria a metformina para emagrecer. Contudo, essa prática, apesar de realmente surtir efeito, pode ser bastante perigosa. Mas qual é a razão de a metformina ajudar no emagrecimento? É simples. Por ser um medicamento que melhora a absorção e produção de insulina, ele também quebra com maior facilidade a glicose presente no sangue e diminui a sua absorção. Levando a perda de peso.

Fazer uso dela apenas com esse propósito, ignorando possíveis efeitos colaterais em um organismo saudável, é no mínimo irresponsável. Se realmente deseja usá-lo com esse fim procure se informar bastante a respeito previamente e sempre perguntar a opinião de um profissional qualificado.

Preço e onde comprar?

A metmorfina pode ser encontrada por valores bastante baixos. Isso porque ela é um medicamento que entra no hall de remédios de uso contínuo. Por muitas pessoas necessitarem dele diariamente, há o subsídio do governo em seus preços.

Você pode encontrar a metformina em farmácias físicas ou então online por valores realmente baixos. A embalagem com 30 comprimidos e com concentração do principio ativo de 850mg está sendo vendida atualmente por uma média de R$ 3,00. A Drogaria Araújo, que está em ascensão nacionalmente e já é muito reconhecida no estado de Minas Gerais, oferece o fármaco na faixa dos R$ 4,00 a caixa. Clique no botão abaixo para conferir:

comprar araújo

Já uma outra farmácia tradicional no Brasil é a Drogaria Onofre, que apresenta a mesma faixa de valores. Clique no botão abaixo para comparar:

botao onofre

De qualquer forma, a compra pela internet pode ser realizada sem nenhuma burocracia, já que esse medicamento não exige receita médica.

Gostou de saber mais sobre a metformina? Caso tenha restado alguma dúvida, comente aí embaixo!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *