Oxitetraciclina: Saiba como livrar-se da acne de uma vez por todas!

0
Oxitetraciclina: Saiba como livrar-se da acne de uma vez por todas!

No artigo de hoje vamos falar sobre o Oxitetraciclina, que é usado no tratamento da acne, que é uma dermatose (doença da pele) inflamatória crônica, muito comum na adolescência e na vida adulta.

Muitas vezes o princípio ativo é mais conhecido que o nome comercial de um medicamento, e pode estar presente em medicamentos diferentes, na maioria das vezes com a mesma indicação.

Veja a seguir como tomar o Oxitetraciclina, os principais efeitos colaterais que ele pode causar e se realmente é uma boa opção para melhorar a aparência da pele afetada pela acne (cravos e espinhas).

Para que serve e como funciona?

acne

O Oxitetraciclina é um antibiótico oral (comprimido) da família das tetraciclinas, usado para combater as bactérias que causam a acne (cravos e espinhas) e ajudar a melhorar a aparência da pele.

O princípio ativo do Oxitetraciclina (o di-hidrato de oxitetraciclina) atua nas bactérias responsáveis pela acne, influenciando na produção e crescimento das proteínas disseminadas por essas bactérias e evitando que a infecção não se espalhe. Desse jeito, o sistema imunitário consegue lidar com a infecção mais facilmente, e a acne é erradicada em poucas semanas.

As contraindicações dizem que não pode ser consumido durante a gravidez?

gravida

Sim. O Oxitetraciclina é contraindicado durante a gravidez e a amamentação, porque estudos realizados em animais mostraram que as tetraciclinas atravessam a placenta, chegando aos tecidos fetais, podendo ter efeitos tóxicos no desenvolvimento do feto. 

O Oxitetraciclina é indicado para pessoas com mais de 18 anos, além disso ele também serve para o tratamento de cravos e espinhas em estado moderada ou severo, e também é indicada nos casos de infecções respiratórias, geniturinárias e cutâneo-mucosas causadas por germes sensíveis às tetraciclinas e microrganismos Gram-negativos e Gram-positivos.

E é contraindicado, pessoas com alergia ao seu princípio ativo (di-hidrato de oxitetraciclina) e pessoas com problemas renais ou hepáticos, ou que fazem uso de penicilina, diuréticos, retinoides ou anticoagulantes.

Como tomar e quais são os seus efeitos colaterais?

oxitetraciclina

O fabricante indica tomar 2 comprimidos de Oxitetraciclina por dia (500 mg), sempre com um copo de água, uma hora antes das principais refeições ou 2 horas depois de comer, por um período de dez semanas, para o tratamento da acne.

É importante dizer que apesar dessa dose indicada, o seu médico pode indicar uma quantidade e um período de tratamento diferente, sempre varia de acordo com a sua necessidade, e que também pode ser diferente para o tratamento de outras infecções.

O Oxitetraciclina também pode ser tomado durante o tratamento com medicamentos de aplicação tópica, como cremes contra a acne, para acelerar os resultados.

Como todo medicamento, o Oxitetraciclina pode causar alguns efeitos colaterais, e apesar de serem observados raramente e sumirem logo após a descontinuação do seu uso, você deve procurar o seu médico caso tenha urticária, lesões na região genital ou outras reações alérgicas na pele, além de diarreia, náuseas ou vômito.

É indicado não deitar imediatamente após tomar o oxitetraciclina e não tomar esse medicamento com leite, para evitar irritação gastrintestinal.

Vale a pena o investimento no Oxitetraciclina?

oxitetraciclina

Sim. Além de ser um antibiótico potente, o Oxitetraciclina também é antibacteriano e por isso é um dos medicamentos mais indicados pelos dermatologistas para o tratamento da acne.

Os resultados do tratamento com o Oxitetraciclina contra a acne são clinicamente comprovados, e podem ser observados em até 10 semanas, desde que o seu uso siga a indicação médica.

O preço do Oxitetraciclina pode variar de acordo com o tamanho da embalagem (é vendido em embalagens com 112, 224 e 336 comprimidos de 250 mg cada), e também pode variar de acordo com o distribuidor e com a região em que você mora, e por isso indicamos pesquisar os preços antes de comprar.

Precisa de receita para comprar o Oxitetraciclina?

Sim. Por ser um antibiótico, o Oxitetraciclina é considerado um medicamento de prescrição médica, e não é possível comprar sem receita.

Apesar de a apresentação da receita médica ser obrigatória, ela não fica retida na farmácia, podendo ser usada outras vezes, caso seja necessário.

Caso você não tenha ido ao médico, é possível realizar uma consulta online com a equipe médica da euroclinix, que é uma farmácia online que emite a receita e envia junto com o medicamento, que você também pode comprar sem precisar sair de casa.

Se você gostou desse post diga para gente nos comentários!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *