Perlutan: Para que serve? Engorda? Quais os efeitos colaterais?

0
Perlutan: Para que serve? Engorda? Quais os efeitos colaterais?

Muitas mulheres costumam ficar com o pé atrás quando o assunto é anticoncepcional, seja em decorrência dos efeitos colaterais, ou por outros motivos. O Perlutan consiste em um anticoncepcional injetável usado para prevenir gravidez, resolver irregularidades menstruais e outras funcionalidades desse tipo de medicamento. No entanto, há algumas contraindicações. Saiba como tomar e para que serve!

O que é Perlutan?

O Perlutan é um anticoncepcional (contraceptivo) injetável e deve ser aplicado mensalmente. Essa medicação é recomendada apenas para adultos e sua utilização deve ser acompanhada com um médico ginecologista, uma vez que o remédio é a base de hormônio.

Para que serve?

O anticoncepcional Perlutan é indicado para evitar a gravidez indesejada. No entanto, a sua utilização pode ser também para resolver menstruações irregulares, além de servir para tratamentos de problemas hormonais referentes a ausência de progesterona e estrógeno.

Ele consiste em  uma mistura de duas substâncias que agem juntos para evitar que a mulher ovule. Assim, precisa ser aplicado no músculo e sua aplicação deve ser realizada por um profissional experiente, como dose única no mês em concordância com a data do sangramento menstrual e indicação do ginecologista.

caixa de perlutan

Perlutan genérico

O genérico de Perlutan é vendido como Algestona Acetofenida + Enantato de Estradiol. O genérico é fabricado por alguns fabricantes como a EMS, Eurofarma, Germed Pharma, Mabra e Legrand. Além disso, o preço do genérico sai em torno de R$ 10,00.

Trata de um medicamento que é encontrado em diversas farmácias e drogarias. Contudo, se você deseja realizar a sua compra sem sair de casa e ainda, ter a segurança garantida, você pode adquirir o Perlutan em drogarias online.

Pensando nisso, separamos para você a Onofre. Na qual, é possível encontrar as melhores ofertas, descontos, além de ter uma grande variedade de medicamentos e produtos. Confira!

botao onofre

Qual a posologia?

A quantidade recomendada de Perlutan é a aplicação intramuscular profunda de uma ampola entre o sétimo e o décimo dia (de preferência no oitavo dia) depois do começo de cada período menstrual. Ou seja, é preciso considerar o primeiro dia da menstruação como o primeiro dia.

A aplicação deve ser de preferência nas nádegas ou como alternativa, no braço. Para realizar a aplicação é preciso primeiro fazer uma antissepsia, na região da administração. A medicação precisa ser aplicada de forma lenta e depois fica proibido massagear a área aplicada.

Composição

Cada ampola de 1 ml de Perlutan tem 150 mg de acetofenida de algestona e 10 mg de enantato de estradiol. Excipientes: benzoato de benzila, óleo de gergelim e álcool benzílico.

Perlutan Engorda?

A ação do Perlutan pode mudar conforme o tipo específico de cada mulher. Ainda assim, é permitido falar que o contraceptivo Perlutan pode engordar, por que esse é um dos seus efeitos colaterais. Mas o ganho de peso só acontece com a minoria das mulheres que o usam.

O uso desse medicamento pode estimular a retenção de líquido. Sendo assim, muitas mulheres acham que ele engorda, quando na verdade, o que acontece é que a mulher fica inchada. Então, a sensação de ter engordado é devido ao inchaço e não pelo fato de ter ganhado peso.

É preciso lembrar que o efeito pode ser o contrário, ou seja, ao invés de engordar o medicamento Perlutan pode causar emagrecimento.

aplicar injeção

Quais os efeitos colaterais?

O medicamento Perlutan pode causar muitos efeitos colaterais. E justamente por isso, é que a utilização deste medicamento precisa ser prescrita por um médico. Veja agora algumas reações adversas causadas pelo Perlutan:

Efeitos colaterais comuns: dor de cabeça, dor na região superior do abdômen, incômodo na mama, irregularidade menstrual, variação de peso, irritação, ansiedade, vertigem, enjoo, ausência de menstruação, vômito, redução do sangue menstrual e cólicas.

Efeitos colaterais raros: depressão, AVC (acidente vascular cerebral), ataque isquêmico transitório, câncer de mama, câncer no cólon do útero, câncer de fígado, trombose, espinhas, coceira e problemas na pele, alteração da temperatura corporal e aumento da pressão arterial. Além disso, pode ocorrer em alguns casos, embolia, infarto do miocárdio, problemas na visão, derrame (acidente vascular cerebral hemorrágico), problema de audição, variação no desejo sexual, inflamação de uma veia, sangramento fora de período e avaliação do fígado fora da regularidade.

Ao apresentar qualquer um desses sintomas ou outro tipo de efeito colateral, é fundamental consultar o médico de modo rápido, verificando com ele como agir e se a utilização do Perlutan precisa ser suspensa.

Tem contraindicações?

Todo medicamento tem contraindicações, e nesse caso o Perlutan não deve ser usado por mulheres grávidas, com dúvida de gravidez ou em período de amamentação inferior a 6 semanas após o parto.  Ele também deve ser evitado por mulheres que têm hipertensão, problema vascular e fortes dores de cabeça.

Da mesma forma, é contraindicado para mulheres que são alérgicas a algum de seus componentes, como também mulheres que já teve ou estão lutando contra o câncer. Quem já teve trombose e embolia, não devem usar o Perlutan.

Esse anticoncepcional também é proibido para quem tem lúpus eritematoso e problemas hepáticos, incluindo câncer, além de mulheres recém operadas e que tenha sofrido com sangramentos anormais.

Mulheres com mais de 325 anos de idade e que são fumantes não podem usar este medicamento.


AINDA TREM DÚVIDAS SOBRE O ANTICONCEPCIONAL? CLIQUE AQUI


 

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *