Depressão: Quais são as causas? Tem cura? Como diagnosticar?

0
Depressão: Quais são as causas? Tem cura? Como diagnosticar?

A Depressão é um distúrbio que acomete diversas pessoas todos os anos. Aqueles que sofrem do do distúrbio, sentem-se com uma tristeza muito profunda, falta de ânimo, ausência de prazer, dentre outros. Com causas diversas é doença que existe tratamento. Veja como identificar a depressão e o que fazer nesse caso!

Quais as causas da depressão?

Não existe uma causa específica para depressão, mas há um conjunto de fatores que contribuem para o surgimento do distúrbio.  Assim, é definida pela falta ou redução de interesse e alegria pela vida, causando tristeza e letargia, muitas vezes sem uma razão aparente.

Atualmente, a depressão é tida como 4° principal razão incapacitação, de acordo com a OMS. Mas o que causa a depressão?

Ela pode ser desenvolvida por vários motivos. Veja alguns deles:

Histórico familiar

Algumas pessoas com depressão geralmente já têm histórico familiar. A genética pode aumentar os riscos de surgimento da doença.

Sofrimento ou perda

O sofrimento de perder uma pessoa querida, seja por morte ou por separação, é um forte motivo para desencadear.

Agressão

Passar ou aguentar agressão física, mental e sexual pode agravar a fragilidade psicológica aumentando as ocorrências de aparecimento da doença.

Outros fatores também contribuem para o desenvolvimento, como: a solidão, obesidade, sedentarismo, ansiedade, estresse, isolamento, divórcio, uso de algumas medicações, vícios, algumas doenças, contendas e discussões, mudanças hormonais, bullying, auto-estima baixa, desemprego, entre outros.

sintomas de depressão

Quais são os sintomas?

Consiste em um transtorno psiquiátrico que afeta indivíduos de todas as idades, os sintomas afetam o comportamento e sentimentos da pessoa. No entanto, o depressivo não manifesta todos os sintomas em um único momento. Confira agora quais os sintomas:

  • Prostração e desânimo no decorrer do dia, especialmente pela manhã;
  • Falta de interesse pelas atividades diárias;
  • Mudanças no apetite, ocasionando no ganho ou perda de peso;
  • Insônia ou sono em excesso;
  • Indisposição constante;
  • Se afastar de amigos e familiares;
  • Dificuldade em fazer as atividades no local de trabalho ou na escola;
  • Bebedeira;
  • Chorar sem razão evidente;
  • Falta de concentração;
  • Indeciso;
  • Sentimentos de culpa e de ineficácia;
  • Insegurança;
  • Pessimista;
  • Ficar irritado constantemente;
  • Esquecer facilmente;
  • Angústia;
  • Frieza e insensibilidade;

Os sintomas também podem ser observados por meios de dores musculares, dor de barriga, má digestão e aperto no peito.

Diagnóstico da depressão

A depressão é diagnosticada por um médico psiquiatra com base nos sintomas, na sua permanência e nas consequências que a depressão provoca na vida de uma pessoa.

Não existem exames específicos que possam identificar a doença, mesmo assim, alguns médicos podem solicitar exames de sangue e neurológicos para avaliar se pode ser outra enfermidade. Também, algumas perguntas podem ser feitas sobre o histórico familiar e da pessoa. Só dessa forma o médico pode diagnostica e identificá-la como leve, moderada ou grave.

Tratamentos

O tratamento é realizado com os médicos psiquiatra e psicólogo, que geralmente receitam medicamentos antidepressivos de acordo com a situação de cada paciente.

O tratamento psicológico é essencial, por que depois de um tempo, o tratamento auxilia a reestruturar psicologicamente o paciente.

No tratamento contra depressão também é indicado atividades físicas. Uma vez que, ao se exercitar, o organismo produz um hormônio responsável pela sensação de bem estar. Além disso, existem outras alternativas de tratamentos como a prática de Yoga, massagem relaxante, homeopatia e a realização de alguma atividade que estimule o prazer.

depressão tristeza

A depressão tem cura?

Alguns especialistas dizem que se tratada logo no começo pode ser controlada, mas curada não. É importante ter em mente que é uma doença, e quando se faz todo o procedimento de tratamento, fica controlada e o paciente volta às suas atividades normais.

Mas quem teve depressão pode a qualquer momento voltar a ter novamente. Por isso, o depressivo precisa encontrar o equilíbrio mental e emocional, para que não haja reincidência no decorrer de sua vida.

Pode matar?

Sim, pode matar.  Essa doença tira da pessoa a vontade de viver e por isso, muitas terminam cometendo suicídio. Algumas pessoas depressivas tiram não só as suas vidas como a de outros.

Uma pesquisa revelou que no mundo todo, a doença mata mais que o câncer, porque ela mata aos pouquinhos.

Depressão pós parto

Esse tipo de depressão pode aparecer logo depois do parto e se estender até um ano depois do nascimento da criança. Os sintomas podem ser encarados como normais até o primeiro mês, devido a adaptação da nova situação. Mas se os sintomas continuarem é imprescindível a consulta com o médico.

Ainda tem dúvida sobre a depressão? Tem algum relato? Deixe o seu comentário!

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *