Menopausa: Veja informações e dicas para passar por esse momento sem problemas

Menopausa: Veja informações e dicas para passar por esse momento sem problemas

O corpo do ser humano é diferente em cada fase da sua vida. A medida que as pessoas vão ficando mais velhas, ficam mais propensos a apresentar problemas de saúde e a necessidade de consultas médicas se torna cada vez maior. Um dos sinais que marca que a idade está chegando é a chegada da menopausa para as mulheres. Porém, isso não precisa ser visto com grande desespero, já que existem tratamentos e dicas para passar por esse delicado momento.

Menopausa é sempre um assunto muito comentado entre piadas e pouco entendimento, mesmo sendo algo natural e certeiro na vida de toma mulher. Mas e você, sabe exatamente o que é a menopausa? Se não, vamos explicar.

O que é a menopausa?

Menopausa é geralmente conhecido como o período que a mulher para de menstruar. Mas isso envolve muito mais coisa.

A menopausa é um espaço de tempo onde o ciclo reprodutivo de uma mulher está chegando ao fim. A menopausa só é declarada uma ano após a data da última menstruação. Isso porque uma mulher pode, eventualmente, menstruar durante esse período. A menopausa costuma ocorrer entre os 45 e os 55 anos da mulher, caso venha a ocorrer depois disso é conhecido como menopausa tardia.

O período que ocorre antes da menopausa também tem um nome: se chama climatério. É justamente no climatério que a mulher passa da fase reprodutiva para a não reprodutiva, e não na menopausa, como a maioria das pessoas pensa. Mas não é apenas isso que ocorre, no climatério o corpo feminino deixa de produzir os hormônios estrogênio e progesterona, e vai fazendo isso de forma lenta ao longo dos anos.

menopausa

Quais são os sintomas da menopausa?

  • Ondas de calor: Mais conhecidos como fogachos, esse provavelmente é o sintoma mais famoso da menopausa. São ondas de calor que vem aparentemente do nada, se instalam no colo e no pescoço e podem durar de 2 a 4 minutos. Aparecem antes da última menstruação e podem durar até 4 anos.
  • Suores noturnos: São ondas de calor que ocorrem durante o sono e tem grande chance de atrapalhar o sono das mulheres, resultando em irritabilidade.
  • Alterações de humor: As mulheres apresentam irritação e mau humor durante o período da menopausa, não se sabe o porque.
  • Secura vaginal: Quando os níveis de estrogênio abaixam, a área vaginal fica mais seca.
  • Alterações na pele, cabelo e unhas: perdem vigor e ficam quebradiços.

Como aliviar os sintomas?

Agora que você já entendeu direitinho o que é e como funciona a menopausa, vamos dar dicar para aliviar os sintomas:

A primeira dica é a mais importante: siga uma dieta balanceada. Diminua nos doces e invista nas frutas e alimentos que te deixem saciada por mais tempo. Evite lanches com frequência. A falta de estrogênio no corpo diminui a distribuição de gordura pelo corpo e faz com que se acumule quase que exclusivamente na barriga.

Como o metabolismo nessa faixa de idade fica bem mais lento do que antes, é indicado que diminua o máximo possível o consumo de frituras e farinhas refinadas. Diminua o consumo de bebida alcoólica e de cafeína e invista em alimentos com vitamina D e B12, pois os dois quando estão no nível necessário ao corpo, fazem a manutenção do sistema nervoso, diminuindo as chances de você term uma osteoporose.

A segunda dica é: investir nos cuidados com a beleza. A falta de estrogênio e progesterona poderão causar danos visíveis a sua pele, deixando-a seca e flácida.

Os cabelos também pode ficam opacos e cair com frequência. Cosméticos com grande poder de hidratação, brilho e cremes antienvelhecimento.

E, por fim, a terceira dica: Mulheres na fase da menopausa tendem a ficar depressivas e sedentárias. Procurar alguma atividade diferente, como um curso novo, um trabalho voluntário ou um encontro frequente com amigos da mesma faixa etária fará bem. Faça caminhadas, natação, dança, qualquer esporte que preferir e estiver ao seu alcance! Ajudará não só no seu condicionamento físico, mas fará você se sentir bem melhor.

Tratamentos para Menopausa

A menopausa causa sim uma série de mudanças no corpo, que leva a uma série de sintomas. Porém, não se trata de uma doença e sim de uma fase natural da vida da mulher. O principal tratamento para os sintomas causados pela menopausa é a reposição hormonal. Porém, nem todas as mulheres querem ou podem se submeter a esse tratamento (as vezes não podem por questões de saúde).

Para essas mulheres que não querem ou não podem se submeter a uma reposição hormonal, existem produtos naturais que prometem eliminar os sintomas recorrentes nesta fase. Um deles, que vem chamando cada vez mais atenção, é o Max Amora. Um suplemento natural, que combate os sintomas da menopausa regulando os níveis hormonais através de componentes naturais, como a Amora. Para saber mais sobre este produto, basta clicar no botão abaixo.

Este post foi útil para você? Conta pra gente nos comentários!

 

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (112 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...