Remédios que cortam o efeito do anticoncepcional: Veja aqui quais são eles!

0
Remédios que cortam o efeito do anticoncepcional: Veja aqui quais são eles!

O anticoncepcional é um remédio de uso contínuo, que normalmente as mulheres tomam durante 21 dias por mês, e por isso, é comum que em algum momento, essas mulheres precisem tomar algum remédio para algum problema de saúde (seja uma dor de cabeça, dor muscular, gastrite, ansiolítico, e outros) enquanto fazem uso desse remédio, e se esse tratamento for feito sem o acompanhamento médico, ela pode usar remédios que cortam o efeito do anticoncepcional, ou até mesmo diminuem o seu efeito, oferecendo riscos de uma gravidez indesejada.

Veja no artigo de hoje alguns desses remédios que cortam o efeito do anticoncepcional e as substâncias usadas neles, para que você não seja pega de surpresa.

Remédios que cortam o efeito do anticoncepcional

É muito importante saber que as substâncias de alguns remédios podem interagir com o anticoncepcional (tanto o injetável, quanto o adesivo ou a pílula) e diminuir ou cortar o seu efeito, e por isso, é recomendado evitar a automedicação e sempre informar ao seu médico sobre os remédios que você está usando atualmente, para que ele possa definir qual a melhor opção que não ofereça riscos à sua saúde ou que provoque uma gravidez indesejada. Veja alguns exemplos:

Antibióticos

Não são todos os antibióticos que cortam o efeito do anticoncepcional, mas antes de tomar Amoxacilina,  Ampicilina, Ácido clavulânico, Ciclacilina, Cloranfenicol, Dapsona, Doxicilina, Eritromicina, Metronidazol,  Oxacilina, Rifampincina (usado no tratamento da tubercoluse e como profilaxia de meningite) e Tetraciclina, fale com o seu médico.

Isso acontece porque os antibióticos alteram a permeabilidade intestinal, fazendo com que o anticoncepcional tenha mais dificuldade de ser corretamente absorvido pelo organismo, principalmente porque hoje em dia os anticoncepcionais estão com uma dosagem cada vez menor, e qualquer dificuldade para ser absorvido pode reduzir ou cortar o seu efeito.

Alguns derivados da penicilina também podem reduzir  o efeito do anticoncepcional, pois diminuem a concentração de estradiol no sangue.

Antiepiléticos e Anticonvulsionantes

Remédios antiepiléticos e anticonvulsionantes como o Carbamazepina, Fenobarbital, Fenitoín, Oxcarbazepina, Primidona e Topiramato (entre outros) podem cortar o efeito do anticoncepcional e terem o seu efeito reduzido em mulheres que usam o anticoncepcional.

Antifúngicos

O Antifúngico mais comum quando o assunto é cortar o efeito do anticoncepcional é o Griseofulvina, e se precisar tomar esse medicamento, é recomendado usar camisinha para evitar uma gravidez indesejada.

Diuréticos

A Espironolactona é uma substância diurética poupadora de potássio comumente indicada para casos de hipertensão, insuficiência cardíaca, cirrose hepática e outros, e pode cortar o efeito do anticoncepcional.

Remédios para o controle do HIV

Alguns antirretrovirais (remédios para o controle do HIV), como o Efavirenz, Nevirapina, Nelfinavir e Ritonavir também interagem com os anticoncepcionais, reduzindo a sua eficácia. Se o tratamento com esses medicamentos for prolongado, o recomendado é usar camisinha e o DIU, para evitar a contaminação da doença e uma gravidez indesejada.

efeito anticoncepcional o que corta

Chás que cortam o efeito do anticoncepcional

Apesar de serem feitos com substâncias naturais, os chás são usados de maneira medicinal, e alguns podem até mesmo oferecer efeitos colaterais. Quando se trata de cortar o efeito do anticoncepcional, o único chá que tem esse poder comprovado é o chá da Erva de São João (usado para combater e aliviar os sintomas da depressão e da ansiedade), que diminui a concentração sanguínea do estradiol.

Alguns chás diuréticos como o de cavalinha, cabelo de milho, quebra pedra e dente de leão também devem ser evitados em horários próximos ao horário de tomar o anticoncepcional, devendo ser tomado com um intervalo de pelo menos 4 horas depois de tomar o remédio.

Substâncias que cortam o efeito do anticoncepcional

Além dos remédios, outras substâncias também podem reagir com o anticoncepcional e cortar ou reduzir o seu efeito, como as bebidas alcoólicas (principalmente se causar vômito ou diarreia depois de 4 horas de ter tomado o anticoncepcional), anabolizantes (que têm muito hormônio masculino) e alguns laxantes.

O que fazer ao tomar um remédio que corta o efeito do anticoncepcional?

Se você usa ou vai usar algum desses remédios citados nesse artigo, informe ao seu médico que anticoncepcional você está usando atualmente para que ele possa avaliar a introdução de um método anticonceptivo adicional ou suspender a medicação hormonal.

Também é importante lembrar que mesmo usando o anticoncepcional regularmente, o uso da camisinha em paralelo é muito importante, para evitar não apenas uma gravidez indesejada, quanto várias doenças sexualmente transmissíveis (DST’s).

Vem ver um vídeo sobre o assunto e saiba mais:

 

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *