Sinais de que estou no período fértil: Veja o que seu corpo diz!

0
Sinais de que estou no período fértil: Veja o que seu corpo diz!

Período fértil é aquele período de 6 dias que acontece todo mês e que as mulheres têm mais probabilidade de engravidar, porque o corpo todo está preparado para liberar o óvulo e receber o espermatozóide para a fecundação.

Saber quando é o seu período fértil é importante tanto para as mulheres que estão planejando engravidar, quanto para aquelas que não pretender ser mãe agora, então, se você está em uma das duas situações, é bom ficar de olho nos sinais que o corpo dá (e que vamos te contar no artigo de hoje) para não precisar se perguntar nunca mais se está ou não no período fértil.

1º sinal do período fértil: secreção vaginal transparente

A secreção vaginal é normal e acontece durante o mês todo, mas durante o período fértil essa secreção aumenta, porque é liberado um hormônio chamado estradiol, que produz mais líquido que o habitual, para deixar o canal com mais lubrificação e ajudar a entrada dos espermatozoides no canal vaginal, e por isso, ao observar essa mudança no seu corpo, você já poderá identificar que está no período fértil, já que os outros sinais aparecem depois e podem variar bastante entre uma mulher e outra, tanto na intensidade quanto na ocorrência ou não do sinal.

É importante dizer que essa secreção é um líquido parecido com a clara de ovo crua. Fique atenta às alterações, pois alguns tipos de secreções, com cores e cheiros podem caracterizar problemas de saúde que devem ser tratados.

O desejo sexual aumenta durante o período fértil

Não adianta nada o seu corpo estar preparado para receber o espermatozóide e te transformar em mãe se você não sentir vontade de transar, né? Então, acontece um aumento nos níveis hormonais para fazer com que a mulher sinta-se mais atraente e com mais desejo sexual durante o período fértil, para aumentar as probabilidades de uma gravidez.

Atenção: O sexo sem camisinha só deve ser feito se você e o seu parceiro estiverem planejando uma gravidez. Se a sua intenção não for engravidar, aproveite o desejo sexual aumentado para ter mais prazer, mas não esqueça de usar um método contraceptivo e (principalmente) camisinha, para evitar também várias doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como a AIDS, por exemplo.

Dor no baixo ventre: sinal de ovulação

Outro sinal indicativo do período fértil é uma dor no baixo ventre (ou pé da barriga), que pode acontecer dos dois lados (onde ficam os ovários, bem no início da virilha, perto do púbis), ou de um lado só, já que cada mês a ruptura do folículo e a liberação do óvulo para as trompas acontece de um lado diferente.

Esse sinal não acontece em todas as mulheres. Uma pesquisa mostrou que apenas 20% das mulheres apresenta uma ovulação dolorosa, com dores muito parecidas com a cólica menstrual, que também pode ser de intensidades diferentes para cada mulher, podendo ser mais leve ou mais severa, e durar de algumas horas a até 3 dias. Essa dor costuma passar com algum analgésico e com a aplicação de calor no local, como uma bolsa de água quente.

É preciso ficar atenta à dor no baixo ventre, porque além de ser um sinal de ovulação, ela também pode ser um sintoma de cistos no ovário ou de endometriose.

espinhas periodo fertil

Aumento de acnes e espinhas

É muito comum que mesmo depois da adolescência, algumas mulheres continuem tendo um aumento de acne e espinhas durante o período fértil, por causa do aumento hormonal que acontece.

Também podem aparecer mais cravos, além de você notar o aumento da oleosidade da pele.

Ligeiro aumento da temperatura corporal

A maioria das pessoas só mede a temperatura corporal quando estão em processo inflamatório e com sintomas de febre, mas as mulheres que querem engravidar também devem adotar esse hábito, para conhecer melhor o seu corpo e conseguir identificar esse aumento da temperatura corporal, que costuma ser de 0,3 a 0,8ºC.

Esse aumento da temperatura corporal acontece porque os folículos liberam os óvulos, que aumentam a quantidade do hormônio chamado progesterona. Para verificar essa alteração, a temperatura deve ser medida com um termômetro logo ao acordar, sem levantar-se da cama. Esse também é um importante sinal do período fértil.

Como identificar os sinais de que estou no período fértil?

Se você achar complicado identificar esses sinais corporais (que podem ser bem discretos em algumas mulheres), ou fazer aquela matemática toda pra saber quantos dias tem o seu ciclo menstrual e que dia você vai ovular (tabelinha), basta comprar um teste vendido na farmácia, que funciona como os exames de gravidez, com amostras da urina.

Veja também um vídeo sobre o assunto:

 

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *