Tricomoníase: Conheça tudo a respeito dessa doença!

0
Tricomoníase: Conheça tudo a respeito dessa doença!

Você já ouviu falar de tricomoníase? Não? Pois bem, é muito importante entender e conhecer essa enfermidade que pode atacar todas as pessoas que não tomam os devidos cuidados com ela. Neste texto, você vai aprender tudo que precisa a respeito da doença e entender como se proteger dela de uma vez por todas.

Veja nos próximos tópicos todas as informações necessárias a respeito da tricomoníase e seja uma pessoa prevenida na luta contra essas poderosas e graves enfermidades. Tenha uma excelente leitura!

O que é Tricomoníase?

A tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível (DST). Ela é causada por protozoários que são adquiridos por meio do ato sexual sem o uso de camisinha. Esse parasita atua principalmente em mulheres, o que prova, mais uma vez, a necessidade da mulher exigir o uso da camisinha e sempre ter preservativos guardados na bolsa para evitar esse tipo de doença.

O parasita é um dos mais transmissíveis entre todas as DSTs. Por isso, todo cuidado é pouco, porque além dos efeitos no corpo da mulher, ele também pode causar outros problemas bem mais graves.

É grave?

Para a mulher, em si, a tricomoníase não é muito grave. Já que seus sintomas são incômodos, mas não comprometem a vida da paciente. O problema está no agravamento da enfermidade e a relação dela com a gravidez, já que é uma das causas de parto prematuro e aborto espontâneo.

Por isso, é muito grave ter a tricomoníase em período de gestação ou logo antes de se engravidar. O tratamento tem que ser feito com bastante antecedência para se ter certeza que não há nenhum perigo e a mulher possa engravidar.

Caso seja diagnosticada com tricomoníase, não faça, de forma alguma, sexo sem o uso de camisinha. Além de transmitir a doença para outra pessoa, você pode correr o risco de engravidar e ter graves problemas durante a gestação.

Como identificar?

Para identificar a tricomoníase, você vai ter que observar os sintomas que está tendo. Isso porque ela causa uma série de problemas em mulheres. A enfermidade provoca corrimento vaginal, muita dor ao urinar, coceira na região da vulva e vagina e um odor bem forte e desagradável.

Se tiver algum desses sintomas, procure imediatamente uma ginecologista para fazer os exames necessários. No caso de homens, a tricomoníase não apresenta sintomas, porém pode ser descoberta a partir de exames de rotina que todo homem deve fazer anualmente com o seu urologista.

Mulher com Tricomoníase

Como é o tratamento?

O tratamento da tricomoníase é simples, feito a partir do uso de antibióticos, o único problema é que esses medicamentos são bem fortes e podem atacar outras partes do corpo, principalmente o fígado.

O melhor a se fazer é realmente prevenir para evitar os sintomas da doença e também os efeitos colaterais intensos do uso do remédio. Por isso, a camisinha sempre deve ser usada, em todas as situações. Principalmente, se você tiver mais de um parceiro ou parceira.

Tem cura?

A tricomoníase tem cura sim a partir do tratamento feito pelo uso de antibióticos. Porém, é preciso que a pessoa faça os exames após o término do remédio para ver se o parasita foi totalmente eliminado do corpo.

Só assim, a pessoa pode voltar a ter uma vida normal, mas sempre usando camisinha, para evitar a volta desse doença e o aparecimento de outras mais graves.

Tricomoníase é sinal de traição?

A tricomoníase é praticamente só causada pelo ato sexual sem camisinha com uma pessoa que já possui o parasita no órgão genital. Porém, pode ser, em casos muito raros, que ela seja transmitida por outras vias, que não a sexual.

Dizer que é sinônimo de traição é difícil, mas é bem provável que a pessoa contraiu a doença por meio de um ato sexual sem camisinha. Caso você faça exames regulares e nunca teve o parasita no seu organismo, é possível sim que o seu parceiro ou parceira tenha adquirido e passado a tricomoníase para você por ter tido uma relação extraconjugal.

Caso tenha restado alguma dúvida ainda sobre a tricomoníase, deixe o seu comentário aqui embaixo!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *