Agorafobia: Saiba o que é e quais os sintomas desse tipo de transtorno de ansiedade

0
Agorafobia: Saiba o que é e quais os sintomas desse tipo de transtorno de ansiedade

A ansiedade, sem dúvida alguma, é o mal do século, no sentido das doenças de origem psiquiátrica. Isso porque a vida corrida, os problemas do dia a dia, as crises, os baixos salários, o estresse, tudo isso que ocorre na vida da maior parte das pessoas, pode-se transformar em algum tipo de transtorno de ansiedade, como é o caso da agorafobia.

O próprio nome desse transtorno já mostra o que ele é. Nos tópicos a seguir você vai entender o que é a agorafobia, os sintomas, os tratamentos e demais informações a respeito desse problema de origem psiquiátrica. Confira!

O que é agorafobia?

Existem dezenas de transtornos de ansiedade: síndrome do pânico, TDAH, TOC, generalizada e as fobias que são dezenas também. Uma dessas fobias é a agorafobia que nada mais é do que o medo, o pânico mesmo, de situações que ocorrem em momentos específicos da vida da pessoa.

Normalmente, ela está normal, tranquila e, por conta de alguma situação ou de algum lugar que remeta algo ruim à cabeça dela, ela tem um ataque que pode ser perigoso para ela mesma e para as pessoas que estão em volta.

É como se fosse uma crise do pânico bem específica, apenas em situações imediatas e determinadas por algum gatilho que não se sabe ao certo qual é.

É muito comum a agorafobia em ambientes muito cheios ou muito fechados, como shows lotados, cinema, elevador, transporte público e outros.

homem com agorafobia

Qual o CID?

O CID da agorafobia está em conjunto com os demais relacionados aos transtornos de ansiedade. O número específico dela é o CID 10 – F40.0.

Como diagnosticar a agorafobia?

O diagnóstico de doenças psiquiátricas é feito a partir de exames bem específicos, testes e de muita conversa entre o paciente e o médico. A partir de todos esses dados, ele gera um diagnóstico que é testado por meio do uso de medicamentos. Se melhorar, é sinal de que o diagnóstico estava certo. Se não mudar nada ou piorar, é sinal que o diagnóstico estava errado e precisa ser feito outro.

Normalmente, o diagnóstico de agorafobia resulta das sensações imediatas e rápidas de pânico em determinadas e específicas situações. Se a pessoa dizer ao médico que tem esse tipo de problema quando vai em lugar muito cheio ou muito fechado, provavelmente, os testes e demais exames vão indicar a agorafobia.

Tem cura?

A maior parte das doenças psiquiátricas não tem cura, principalmente as relativas a transtornos de ansiedades. Essas daí são necessários tratamentos pelo resto da vida da pessoa, ou enquanto ela ainda tiver algum tipo de sintoma.

Com isso, a agorafobia é um problema sério, que pode causar muito mal para o paciente e para quem está perto dele durante a crise e precisa ser levada a sério e tratada. Depois de um certo tempo, pode ser que o paciente nem precise mais de medicamento, mas é necessário iniciar dessa forma para poder não correr nem gerar riscos.

pânico

Quais os sintomas da agorafobia?

O principal sintoma da agorafobia é a crise de pânico em um momento, situação ou local específico. A crise de pânico se caracteriza pela taquicardia, suor excessivo, agressividade, irritação, inquietação, alucinação, delírio, pressão baixa, desmaio, náuseas, falta de ar e outros sintomas do tipo.

Como é a aguda?

Existem diversos níveis de agorafobia, da mais simples até as mais graves. A chamada agorafobia aguda é quando o paciente não consegue sair de casa, pois passa a ter medo de tudo e de todos. É o caso mais grave, mas tem sim tratamento e com ele a pessoa passa a ter uma vida comum novamente.

A agorafobia leva à aposentar?

Doenças, transtornos e distúrbios psiquiátricos podem sim levar à aposentadoria por invalidez, ou, em um primeiro momento, em afastamento pelo auxílio-doença.

Essa análise é feita por uma banca de médicos, com base nos sintomas, nos diagnósticos, no tratamento e também no grau da doença. A depender de como for, o paciente é afastado por um período e, em caso de melhora, volta ao trabalho. Se não tiver jeito mesmo, ele é aposentado por invalidez.

Como tratar?

O tratamento é psiquiátrico e psicológico. O médico vai indicar remédios para ansiedade que fazem com que os sintomas desapareçam ou apareçam de forma mais leve e o psicólogo vai fazer por meio da terapia ou análise a melhora do condicionamento do paciente para enfrentar situações de ansiedade, estresse e medo.

Qual remédio é indicado em caso de agorafobia?

Casa situação exige um remédio diferente. Jamais se automedique em um momento como este. Procure o médico, faça os exames e siga todas as orientações como ele mandar.

Se tiver ainda alguma dúvida a respeito da agorafobia, deixe o seu comentário aqui embaixo!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *