Alimentos ricos em ferro: Saiba quais são e entenda porque eles são tão importantes!

0
Alimentos ricos em ferro: Saiba quais são e entenda porque eles são tão importantes!

O ferro é um mineral muito importante para a nossa saúde, pois ele evita que tenhamos doenças que são diretamente ligadas a deficiência no sangue, como é o caso da anemia, da não coagulação do sangue, e da menstruação em abundância, por exemplo. Algumas pessoas que têm deficiência de ferro no organismo têm de que tomar remédios e suplementos para pode suprir essa carência, mas ele também pode ser adquirido por meio da alimentação, sim existem alimentos ricos em ferro, e desde que você coma os alimentos corretos que vão lhe proporcionar as doses necessárias de ferro para que o seu organismo funcione da melhor maneira possível.

Mas você sabe quais são esses alimentos? E porque eles são essenciais nas suas refeições?

O que é o ferro?

Antes de mais nada é preciso dizer que o ferro é um mineral de extrema importância para o nosso organismo trabalhar, pois ele auxilia no transporte do oxigênio pelo corpo, na formação dos glóbulos vermelhos, produção de neurotransmissores cerebrais, e na oxidação correta no organismo.

O ferro é facilmente encontrado nos alimentos, e por isso é ingerimos ele de forma espontânea, porém pessoas que não têm uma alimentação correta, não comem de maneira saudável, e ingerem muitas frituras, carboidratos e açúcares, tendem a ter mais deficiência de ferro no organismo, podendo desenvolver no futuro doenças como a anemia.

Além disso, algumas mulheres têm problemas com a menstruação em abundância, ou com hemorragias, e isso também acontece por falta do ferro no organismo que é responsável pelo transporte dele e também por auxiliar na coagulação.

É importante consumir alimentos ricos em ferro durante toda a vida, mas as crianças devem ter uma atenção especial, pois é nessa fase que elas rejeitam muitos alimentos e acabam não consumindo esse mineral na quantidade necessária, por isso é preciso ensiná-las a comer os alimentos corretos desde pequenos.

Principais alimentos ricos em ferro

Todos devem ter uma alimentação com doses corretas de ferro, porém grávidas, idosos e crianças devem ter uma atenção especial, pois são um grupo que necessita de ainda mais quantidades desse mineral diariamente.

Fígado de boi

O Fígado é uma comida controversa, há quem ame e há quem odeie e não coma de jeito nenhum, porém ele é um dos principais alimentos ricos em ferro, pessoas com qualquer nível de deficiência desse mineral a primeira sugestão é de aumentar o consumo de fígado.

Ele é rico em diversas vitaminas e minerais que foi classificado como um Super alimento, ou seja, ele fornece quase todos os nutrientes e vitaminas que o corpo necessita ingerir diariamente.

Porém ele também apresenta um alto de colesterol e por isso deve ser consumido com moderação.

ferro fígado

Gema de ovo

Além da presença de ferro a gema de ovo possui ácido fólico e vitaminas do complexo B, o que faz que o ovo tenha diversos benefícios no organismo, principalmente no sistema nervoso e na memória.

É recomendado incluir o ovo na dieta pelo menos duas vezes por semana, mas em quantidades moderadas.

gema ferro

 Vegetais

Todos os vegetais verdes, agrião, rúcula, espinafre, couve, alface, brócolis, etc, são alimentos ricos em ferro e conseguem fornecer a quantidade necessária para o nosso organismo funcionar bem.

Além disso, esses vegetais são ricos em vitamina A.

alimentos ricos em ferro vegetais

Carne bovina

A carne de boi é uma importante fonte de proteínas e de ferro, desde que seja magra, sem gorduras. Ela fornece as vitaminas do complexo B, o selênio e o Zinco e podem ser consumidas diariamente junto com outros alimentos que são fonte de ferro.

alimentos ricos em ferro carne bovina

Oleaginosas

Esses alimentos são ricos não só em ferro, mas em diversos nutrientes como as proteínas e as gorduras monoinsaturada, polinsaturada, em magnésio, zinco e manganês. Avelã, amêndoas, pistache, castanha de caju, castanha do pará e outras trazem diversos benefícios ao corpo, mas seu consumo deve ser moderado.

alimentos ricos em ferro oleaginosas

Grãos

Todo os grãos como todos os tipos de feijão, lentilhas e outros grãos são ótimas fontes de ferro, fibras e proteínas para o organismo. Seu consumo pode ser diário.

alimentos em ricos grãos

Os alimentos com com ferro são fáceis de serem inseridos em nossa dieta, mas devem ser consumidos com moderação, uma vez que alguns também são ricos em gorduras.

Confira abaixo outros alimentos que também fornecem ferro para o nosso corpo.

  • Carré
  • Vitela
  • Cordeiro
  • Mexilhão cozido
  • Pão de cevada
  • Pão de soja
  • Salsa
  • Grão-de-bico cozido
  • Ervilha cozida
  • Beterraba crua

Veja este vídeo para mais informações:

Anemia: O que é? O que comer?

Como já mencionamos acima anemia é um problema causado pela falta de ferro. Quando a pessoa é considerada anêmica, seu sangue não tem uma quantidade suficiente de glóbulos vermelhos saudáveis, causando assim a redução do fluxo de oxigênio para os órgãos, fazendo com que  a pessoa sinta-se mais cansada, indisposta, sem energia, tonturas, falta de ar, entre outros sintomas.

Para isso é importante procurar um médico para fazer o diagnostico  e atentar-se principalmente na alimentação. Acima você pode conhecer alguns alimentos importantíssimos para o bom funcionamento do organismo, principalmente por serem ricos em ferro.

No entanto, existem outras recomendações para quem sofre com anemia, confira.

  • Evitar alimentos ricos em cálcio  (Inibidor natural do ferro)
  • Evitar comer alimentos integrais
  • Evitar comer doce

Necessidade diária de ferro

A necessidade diária de ferro para o organismo varia de pessoa para pessoa, depende do sexo, da idade, da situação da pessoa, entre outros fatores.

Especialmente na gravidez as mulheres tem muito mais necessidade de ferro do que os homens.

Isso porque durante a gravidez aumenta a produção de sangue no organismo, e o ferro é essencial para esse funcionamento, sendo importante para a formação e a saúde do bebe e da placenta.

Confira a tabela abaixo, para saber mais informações.

tabela necessidade ferro

AZPLEX– Suplemento Natural vitamínico

suplemento vitamínico

Como vimos é essencial incluir na dieta alimentos ricos em ferro, mas muitas vezes a nossa alimentação não supri todas as vitaminas necessárias para o bom funcionamento do nosso corpo. Por isso uma forma eficiente de tratamento é a inclusão de suplementos que tenham ferro em sua composição, como é o caso do AZPLEX.

AZPLEX é um suplemento vitamínico completo, seguro, e natural, contendo vitaminas e minerais de A a Z. Sua fórmula exclusiva atua no nosso organismo fazendo com que as necessidades de minerais e vitaminas sejam supridas.

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE O AZPLEX!

Onde comprar com segurança o AZPLEX?

Para comprar seu suplemento é muito fácil, basta você acessar o link https://azplex.com/, escolher entre a oferta que mais combina com você e com suas necessidades,  realizar seu pagamento pelo cartão de crédito ou boleto bancário, e pronto, logo o produto chegará em sua casa com rapidez.

Vale ressaltar que é de extrema importância que a compra seja feita pelo site oficial, isso porque só o site oficial, oferece vantagens exclusivas, como descontos e promoções com preços acessíveis,  facilidades nas formas de pagamento, garantia especial, compra segura e tantas outras.

Melhore sua saúde e qualidade de vida e realize sua compra pelo site oficial AGORA MESMO! Clique no botão abaixo para acessar mais rapidamente o site.botão compra azplex

Benefícios do suplemento

Se você adquirir o seu suplemento AZPLEX  você poderá aproveitar seus benefícios, como:

  • Terá mais energia e disposição
  • Natural não faz mal para sus saúde
  • Supre as necessidades de vitaminas e minerais
  • Melhora sua saúde e qualidade de vida

QUERO COMPRAR O MEU AZPLEX!!


Este artigo foi útil para você? Conta pra gente aqui nos comentários!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *