Anemia: Quais são os sintomas? E se for na gravidez? Como tratar? Tem cura?

0
Anemia: Quais são os sintomas? E se for na gravidez? Como tratar? Tem cura?

A anemia é a redução do volume de glóbulos vermelhos no sangue. Há várias tipos, porém, seus sintomas são muito parecidos e inclui fadiga, palidez, falta de ar, falta de apetite e icterícia. Além disso, são causadas pela falta de nutrientes como ferro, vitamina B12 e ácido fólico.

O que é a anemia? Como tratar? Quais os sintomas?

O que é anemia falciforme?

Anemia falciforme é uma doença identificada pela mudança nos glóbulos vermelhos, que deixam de ter a aparência arredondada. Fica semelhante a uma foice, provocando falha no transporte do gás carbônico e de oxigênio entre outros problemas, nas pessoas que têm a doença. Esses glóbulos alterados ficam duros, dificultando o trânsito do sangue nos vasos menores, e sua oxigenação.

Esse tipo de anemia pode causar muitos problemas de saúde, entre eles infecções por bactérias e AVC.

E a ferropriva?

A anemia ferropriva ou por falta de ferro, é o tipo mais frequente. Essa anemia é identificada pela pouca quantia de glóbulos vermelhos, ou seja, células encarregadas de levar oxigênio para os demais tecidos. Ela pode ser causada por falta de nutrientes, parasitas intestinais ou perda sanguínea.

Ela pode provocar sintomas como inanição, debilidade, cansaço, palidez, esgotamento e desmaios.

tirar sangue

Como tratar a anemia megaloblástica?

A megaloblástica é uma doença hematológica identificada por enormes glóbulos vermelhos. Uma de suas causas é a carência de vitamina B12 ou carência de ácido fólico, e por isso, seu tratamento geralmente é realizado com suplementos de vitamina B12.

No entanto, esse tipo também pode ser provocado por alguns remédios de farmácia que afetam de forma direta na criação de DNA, como é o caso de alguns antibióticos.

E a aplástica

A aplástica é uma doença sanguínea rara identificada pela pouca fabricação de sangue na medula óssea. Os três conjuntos de substâncias sanguíneas (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas) são afetados.

A anemia aplástica gera sintomas como mancha roxa na pele, hemorragia demorada e palidez. Esse tipo se não for tratada de forma correta, pode levar a óbito por causa de infecções.

Anemia na gravidez, tem riscos?

Se acontecer durante o período da gestação é uma situação considerada normal, isso porque ocorre uma diminuição na quantia de hemoglobina na corrente sanguínea e um aumento da urgência de ferro.

Alguns sintomas desse tipo: cansaço, debilitação e sangramento pelo nariz. A anemia na gravidez pode ser identificada por meio de um exame de sangue, e seu tratamento é realizado com remédios e com o consumo de alimentos que são fontes de ferro e ácido fólico.

Anemia aguda

A aguda é uma situação que se constitui de forma muito rápida. É constantemente provocada por sangramentos intensos, quando existe uma considerável diminuição de sangue no corpo, ou seja, há uma perda repentina de sangue. Esse tipo acontece em circunstâncias como acidente, cirurgias e hemorragia gastrointestinal.

Quando há uma perda de 30% de volume sangue, o indivíduo pode sofrer choques inconversíveis, levando até a morte.

exame anemia

Quais são os os sintomas?

Os principais sintomas são:

  • Fraqueza;
  • Indisposição;
  • Palidez;
  • Falta de atenção;
  • Inapetência;
  • Queda capilar;
  • Dor de cabeça;
  • Dor abdominal;
  • Irritação;
  • Icterícia;
  • Úlcera na perna;
  • Desejo de consumir barro, papel;
  • Complicação para desenvolver músculos.

Além destes sintomas, ela também pode contribuir para o baixo rendimento no trabalho e nos estudos. Gestante com anemia pode ter seu bebê prematuro e abaixo do peso.

Quais alimentos ingerir?

Para combater,  é necessário incluir na dieta, alimentos ricos em ferro. Há muitos alimentos excelentes para tratar esse problema, que podem ser absorvidos de diversos modos. Entre eles estão carnes de boi, fígado, beterraba, feijão, coração de galinha, pão integral, espinafre, rúcula, couve, ovos, tomate, peixe, mel, e todas as frutas ricas em vitamina C.

Afinal, anemia tem cura?

Sim, a anemia tem cura. Para isso, é preciso buscar a ajuda de um médico assim que os primeiros sinais surgirem, para evitar algumas complicações de saúde. Quando o médico prescreve o tratamento, ele precisa ser cumprido, só assim, a anemia será curada. Em caso mais graves, muitas vezes é prescrito a transfusão de sangue e já no caso das mulheres gestantes, é indicada uma suplementação de ferro.

De modo geral, a cura da anemia vem através da alimentação, de suplementos e em alguns casos, de transfusões de sangue.

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *