Anorexia: Saiba tudo sobre a doença que atormenta muitas mulheres que desejam ter um corpo perfeito inalcançável!

0
Anorexia: Saiba tudo sobre a doença que atormenta muitas mulheres que desejam ter um corpo perfeito inalcançável!

As doenças psicológicas e psiquiátricas são, com certeza, as chamadas de males do século. Com todas as mudanças sociais, as pessoas passaram a ter mais problemas relacionados à mente do que ao físico. Uma dessas graves enfermidades é a anorexia.

Leia nesse post tudo sobre a anorexia, entenda a doença e aprenda a identificá-la para ajudar quem precisa. Confira!

O que é?

Com certeza você já viu alguma adolescente que sonha ser modelo ou atriz e todo dia vê no Instagram ou na TV várias garotas famosas da idade dela e com corpos extremamente magros. Algumas dessas famosas fazem dietas para perder cada vez mais peso e muitas vezes não fazem isso de uma forma saudável.

A cabeça da jovem que se espelha nos famosos vai entrar em confusão. Ela vai achar que para ser bem sucedida, bonita e aceitável pela sociedade, ela precisa ser igualmente magérrima. Por conta disso, algumas doenças são desenvolvidas na mente e no corpo dessas pessoas, uma delas é a anorexia.

A anorexia é uma doença crônica, psicológica e que é considerada pela medicina como um transtorno alimentar.

O paciente não consegue aceitar o próprio corpo, acha que está acima do peso e começa a se sabotar. Ele não faz adequadamente suas refeições, faz jejuns gigantescos e outras estratégias para perder muito peso em pouco tempo. Inclusive, em boa parte das vezes, o paciente com anorexia também desenvolve a bulimia que é vomitar tudo o que come para não engordar.

Assim, essa doença se torna muito grave, porque ela tem aspectos que vão além do psicológico. O distúrbio passa também pelo social e pelo fisiológico, porque o corpo não aguenta essas dietas bruscas. Isso pode causar problemas graves, como desidratação e até a morte.

A pessoa com anorexia também desenvolve quadros graves de estresse, de raiva, de tensão. A fome e os hábitos arriscados fazem com que o paciente tenha menos paciência e fique de mau humor a maior parte do tempo.

Anorexia Nervosa

A anorexia nervosa difere em uma pequena característica da anorexia. Na anorexia nervosa, o paciente até sente fome, mas se força a não comer para perder peso e garantir seu corpo esbelto. Já na anorexia citada no tópico anterior, a pessoa realmente perde completamente o apetite e esse distúrbio pode ocorrer não só pela tentativa de emagrecer exageradamente. Outros distúrbios psiquiátricos ou infecções podem provocar a anorexia também.

Quais as causas da anorexia?

As causas da Anorexia normalmente são sociais. A pessoa não se aceita, acha que está acima do peso, vê celebridades e famosos muito magros e tenta ser igual a eles. Às vezes a pessoa já tentou ser modelo ou atriz, mas não conseguiu, pois lhe foi exigido emagrecer. Com essa pressão dos produtores de moda, estilistas e diretores de televisão, os pacientes não aceitam o próprio corpo e desenvolvem a doença.

Existe um padrão estético em todo o mundo de que a pessoa deve ser magra. Esse padrão tem até mudado agora por conta da moda fitness, em que ser forte é melhor do que ser magro. Porém, ainda assim, a magreza é um dos padrões mais fortes existentes na atualidade.

Por conta desse padrão que você vê todo dia na publicidade, na televisão, nos desfiles de moda, a pessoa se torna vulnerável, uma vítima mesmo desse sistema que exige um corpo para ser chamado de bonito.

Por isso, o ideal é que desde cedo você mostre para os seus filhos e filhas que qualquer corpo é bonito. Mesmo que digam o contrário, mesmo que mostrem o contrário, eles são lindos, independente da quantidade de quilos que eles têm, do que cabelo, da cor da pele, ou qualquer outra característica física.

Quando a criança sabe o poder dela, o quanto ela é especial, bonita, tem uma autoestima elevada é muito difícil que ao chegar à adolescência ou juventude ela tenha problemas de anorexia e outros transtornos do tipo.

anorexia tratamento

Sintomas

O primeiro sintoma é perceber que a pessoa não come direito mais, faz jejuns muito longos e tem perdido peso muito rápido. Algumas pessoas também fazem exercícios físicos exaustivamente, quase que o dia inteiro e fica notável quando estão abaixo do peso ideal. Junto disso, aparecem alguns outros sintomas, como:

  • Anemia
  • Olheiras fundas
  • Cansaço
  • Raiva
  • Estresse
  • Boca seca
  • Insônia
  • Constipação
  • Muita sensação de frio
  • Pele manchada ou amarelada
  • Tontura
  • Desmaios

Não é difícil perceber a anorexia, o corpo do indivíduo deixa muito explícito que tem havido uma falta dos nutrientes. Fique atento se você suspeita que algum amigo ou parente tem anorexia, veja se você percebe um conjunto desses sintomas citados e antecipe a ajuda. Assim, você garante que o distúrbio não se desenvolva a um ponto difícil de se tratar.

Como tratar a anorexia?

O diagnóstico antecipado é a melhor forma de iniciar um tratamento efetivo e ele ocorrerá com médicos de diversas áreas diferentes. Busque ajuda de psicólogos, nutricionistas e outros especialistas em distúrbios alimentares, pois a anorexia não é uma doença apenas física.

O primeiro desafio e o mais difícil de todos é fazer a pessoa entender que a vida dela está sob risco, que ela está muito magra. A verdade é que ela pode morrer a qualquer momento se continuar assim. Porém, os pacientes muitas vezes nem percebem que estão sofrendo o distúrbio. Na cabeça do paciente ele apenas está fazendo uma dieta normal. Isso requer um cuidado diário para aumentar a autoestima da pessoa e conversar com ela para que ela perceba pelo que está passando.

Inicie uma conversa com o paciente, mas não force uma discussão desagradável. Caso ela não concorde, apenas busque ajuda médica o mais rápido possível. Os médicos indicarão um ganho de peso 500 g a 1 quilo e meio por semana, que é uma quantidade segura.

O objetivo final do tratamento é uma reeducação alimentar com hábitos saudáveis e a volta do peso gradativamente. Normalmente, pessoas com anorexia nervosa ficam muito desidratadas. Então o primeiro passo é hidratá-las novamente e, após isso, tirar do nível de subnutrição ou desnutrição.

Auxilie o paciente também para:

  • Praticar mais atividades sociais, ou seja, fazer amigos
  • Reduzir a prática de exercícios físicos

Caso o paciente esteja com 70% abaixo do seu peso ideal, ou seja, em estado grave, será necessária uma permanência contínua no hospital. Também é necessária a internação quando ocorre o desenvolvimento da depressão e a tentativa do indivíduo de se matar. Caso essas situações ocorram, vá imediatamente ao tratamento médico profundo, pois a situação já está agravada e pode ser difícil de reverter.

Consequências

As consequências da anorexia são as mais graves possíveis. Uma pessoa que não se livra do transtorno vai morrer, não tem outra forma diferente disso acontecer. Ela chega a um nível de desnutrição e de desidratação que o corpo não aguenta mais.

Por isso, fique muito atento, preste atenção nos seus filhos, veja o que eles assistem nas redes sociais e a quem eles se espelham. Somente pais e mães atentos, amigos também, que empoderam os filhos com uma boa autoestima, podem evitar a anorexia. E também fica mais fácil e rápido de descobri-la. Quanto antes isso acontecer é melhor, porque o tratamento é mais rápido e mais eficiente.

Fotos

As fotos mostradas abaixo são para fins didáticos e elas podem causar sensações incômodas. São fotos reais de pacientes com os sintomas da anorexia. Portanto, fique atento caso veja situações semelhantes em seus amigos ou parentes.

Anorexia como tratar

anorexia sintomas

anorexia sintomas

anorexia sintomas

Anorexia como tratar

anorexia causas

Compartilhe este texto sobre anorexia para os seus amigos e familiares. Todos precisam saber sobre essa grave doença!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *