Apendicite: Descubra os sintomas e como acabar de vez com essa inflamação tão incômoda

0
Apendicite: Descubra os sintomas e como acabar de vez com essa inflamação tão incômoda

A apendicite é um mal que causa uma enorme dor para aqueles que sofrem dela. Sendo muito desconfortável e causadora de enorme sofrimento, o problema deve ser solucionado o quanto antes por meio de cirurgia.

Leia mais sobre a apendicite e veja quais são os sintomas mais comuns e as formas de diagnóstico.

O que é?

Apendicite nada mais é do que a inflamação do apêndice, que fica localizado na região do inicio do intestino grosso. Esse apêndice normalmente tem tamanho e formato de um dedo indicador médio e está inserido na categoria de órgãos linfáticos.

Esse tipo de inflamação é mais comum em indivíduos na faixa dos 20 aos 30 anos de idade, contudo, podem ocorrer em qualquer fase da vida. Por ser um problema que pode causar óbito caso não tratado adequadamente, ocorrendo os sintomas característicos da doença, a procura de um profissional médico é altamente recomendável.

Crônica x Aguda

A apendicite pode ocorrer sob duas formas distintas, a aguda e a crônica. Confira as principais diferenças delas:

Crônica: Nesse tipo de apendicite os sintomas costumam ser bem mais leves e a sua identificação pode ser mais difícil. Os sintomas mais comuns são os de tonturas, dores na região que vão do quadril ao estômago, dores de cabeça e problemas no sistema digestivo.

Aguda: É muito difícil que caso ocorra você não identifique a apendicite aguda. Ela é acompanhada de dores muito fortes e pode causar diminuição do apetite, inchaços da barriga, diarreias, dores na perna direita, febre alta que não cessa e gases.

Qual lado?

A dor desse distúrbio inevitavelmente se localiza no lado direito do abdômen, se concentrado na parte mais baixa dessa região. Porém pode ser que as dores se iniciem na localização do umbigo ou até mesmo na parte inferior da coluna. Um modo de identificar o problema é verificar se ao tossir ou então espirrar essa dor aumenta.

Sintomas da Apendicite

Para ajudar você a identificar a apendicite vamos apresentar os 5 principais sintomas que ela costuma desencadear. Confira abaixo esses sintomas, e na constatação de que você esteja sofrendo com a maioria deles, procure um médico imediatamente. Confira:

  • Dores intensas no lado direito do corpo, localizadas principalmente na região do abdômen;
  • Aumento da temperatura corporal com incidência de febre leve;
  • Dificuldade de se alimentar devido a vômitos e enjoos;
  • Ocorrência de distúrbios do intestino podendo levar a prisão de ventre e também a quadros de diarreias;
  • Dores intensas ao tocar até mesmo levemente no abdômen. Ele costuma ficar bastante dolorido ao contato.

Tratamento

apendicite tratamento

O tratamento da apendicite pode ser clinico ou então cirúrgico, contudo, mesmo realizando o tratamento clínico no inicio do problema, para que ele não agrave ou reincida, a cirurgia é sempre obrigatória.

O procedimento cirúrgico consiste em uma pequena incisão de aproximadamente 4cm na região mais baixa do abdômen, deixando uma cicatriz que com o tempo será quase imperceptível. Além de poder ser feita por incisão a cirurgia também pode ser realizada por meio de laparoscopia, sendo os resultados os mesmos.

Apendicite pode matar?

A inflamação do apêndice, quando não tratado com urgência e por meio de cirurgia, pode ser uma doença que leva o individuo a óbito. Por isso sempre salientamos a necessidade de procurar atendimento médico logo quando aparecer os primeiros sintomas. Existem diversos casos de pessoas que sem saber identificar a apendicite acabam morrendo por um problema relativamente simples de ser solucionado.

Pode voltar?

Não. Uma vez realizado o procedimento não haverá possibilidade de voltar a esse quadro.

Ao se realizar o procedimento cirúrgico para a solução dessa inflamação a pessoa tem o apêndice retirado por completo. Isso devido ao fato de que esse órgão não possui função essencial conhecida, não sendo sua remoção um problema. Dessa maneira a reincidência da doença é nula. 

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *