Apneia do sono: Tire todas as suas dúvidas sobre esse transtorno

1
Apneia do sono: Tire todas as suas dúvidas sobre esse transtorno

A apneia do sono é um problema muito mais comum do que se imagina. Com certeza, você já passou por isso alguma vez na sua vida, mas não se preocupe. Apenas em casos de pessoas que passam por isso frequentemente é que ela é considerada um transtorno.

Nos próximos tópicos você vai conhecer um pouco mais sobre a apneia do sono. O que ela é, as causas, os sintomas, como é tratada, entre outras informações bem importantes sobre esse problema de saúde. Confira!

O que é a apneia do sono?

A apneia do sono é um distúrbio do sono. Nele a pessoa tem dificuldades de respirar durante o momento em que ela está dormindo. Essa perda de ar pode ocorrer uma ou outra vez, de forma bem esporádica, ou ser muito frequente. Além disso ela pode causar os famosos roncos que são extremamente incômodos para o companheiro.

A maior parte das pessoas já teve apneia do sono. A questão é que poucas delas passam por esse problema frequentemente e são essas as portadoras desse distúrbio que pode ser sim perigoso.

A apneia do sono pode ser causada por problemas nas vias aéreas respiratórias ou também por questões neurológicas. Para descobrir o problema é preciso ir ao médico, fazer os exames e testes e saber qual o real motivo de você ter o transtorno.

Pessoas que tiveram uma vez ou outra dificuldade de respirar enquanto dormiam podem ficar despreocupadas. A apneia é um transtorno recorrente, ou seja, a pessoa sempre tem esse problema quando vai dormir. Se você teve de forma esporádica, você não sofre com o transtorno e nem precisa de tratamento.

Além da apneia, outros distúrbios são a hipersônia e a narcolepsia. A hipersonia é o sono excessivo durante o dia, enquanto a narcolepsia é quando a pessoa dorme repentinamente durante o dia, sem passar pelo sono lento.

apneia do sono em bebe

Bebês tem apneia do sono?

São vários os tipos de apneia do sono. A apneia central é quando há uma falha de comunicação entre o cérebro e as vias respiratórias no momento em que a pessoa dorme. Ela é uma das que ataca crianças recém-nascidas prematuramente.

Bebês prematuros podem não ter o sistema respiratório completamente desenvolvido e isso pode ser a causa da apneia central do sono. Normalmente, com o passar dos meses, a criança começa a respirar com tranquilidade. Porém, em alguns casos, é possível que o bebê fique muito tempo sem respirar.

Por isso, o ideal é que nenéns prematuros fiquem em encubadoras nos hospitais e maternidades até que eles não corram mais o perigo de parar completamente de respirar.

A apneia do sono também pode atacar bebês que nasceram no tempo normal e também crianças. É preciso que os pais fiquem atentos à respiração e à posição do neném enquanto dorme. Se sentir ou ouvir algo diferente, como pausas demoradas demais, dificuldades em inspirar ou expirar e outros detalhes, busque um médico imediatamente.

Crianças e bebês mais velhos podem apresentar sinais que representam a apneia do sono, como:

  • Fazer xixi na cama
  • Dormir em posições muito diferentes
  • Ronco
  • Barulho de sufocamento
  • Pausas na respiração enquanto dorme
  • Muito suor
  • Acordar com medo durante a noite
  • Sonolência de dia
  • Voz anasalada

Cirurgia?

Em alguns casos específicos, a depender da causa, a cirurgia pode ser indicada. Normalmente ela ocorre em situações que o paciente tem desvio de septo, necessidade de retirar as amígdalas e aumentar o espaço do fundo da boca para a maior entrada de ar.

São situações muito específicas e detalhadas, normalmente os tratamentos para apneia do sono são outros, já que as suas principais causas não são plenamente físicas, mas uma mistura de problemas neurológicos com respiratórios.

A apneia do sono pode ser fatal?

Sim, a apneia do sono pode matar. Por conta da falta de respiração constante, as células podem ficar com baixa oxigenação e isso gera morte súbita por batimentos cardíacos irregulares. São casos extremos, antes disso acontecer, é possível que o paciente descubra o problema, faça o tratamento e se cure da apneia do sono.

Tem cura?

Sim! O ideal é procurar um neurologista ou pneumologista, fazer todos os exames, descobrir o motivo da sua apneia e tratá-la corretamente.

Se ainda tiver restado alguma dúvida sobre a apneia do sono, deixe o seu comentário aqui embaixo!

Leia também sobre Sonambulismo: Quais os sintomas? Tem tratamento? Pode matar?

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

One Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *