Betacaroteno: O que é, quais seus benefícios e em quais alimentos encontrar!

0
Betacaroteno: O que é, quais seus benefícios e em quais alimentos encontrar!

Você já parou para pensar que alimentos de pigmentações mais fortes podem afetar diretamente a nossa cor? Cenouras, mangas e afins podem ser ótimas aliadas para dar um pouco mais de tom na pele. Isso tudo por ter um tal de betacaroteno.

E não é só estética que esse componente traz ao nosso organismo. Alimentos que possuem o betacaroteno podem ser ricas fontes de vitamina A, além de ser ótimo para a pele, visão e imunidade.

O que é e para que serve o betacaroteno?

O betacaroteno é nada mais do que um carotenoide, que são os pigmentos naturais encontrados nas plantas e dão os tons vibrantes para algumas frutas e legumes.

Dentro do nosso organismo, ele ainda pode ser convertido em vitamina A (vitamina essencial para o bom funcionamento dos ossos, olhos, pele e cabelo).

Por esse motivo ele pode até ser chamado de um pró-vitamina A, sendo que 50% dessa vitamina em nosso organismo vem da ingestão do betacaroteno.

Além disso, ele pode também agir como um antioxidante, ajudando a proteger as células dos efeitos dos radicais livres.

Quais os benefícios desse antioxidante?

Como um bom pró-vitamina A e antioxidante, o Betacaroteno traz consigo ótimos benefícios para a saúde. Sendo os principais:

  • Pele

Por auxiliar no combate aos radicais livres, o consumo do betacaroteno preserva o colágeno, aumenta a elasticidade e tonicidade da pele. Desta forma, protege-a do envelhecimento precoce, deixando-a com aspecto mais saudável e jovial.

  • Ossos

O crescimento e fortalecimento dos ossos também é afetado pelo betacaroteno. Isso porque ao estimular a produção de colágeno, ele faz com que a matriz óssea fixe mais os minerais como cálcio, fósforo, magnésio e boro.

Por isso, esse composto também previne o surgimento da osteoporose na terceira idade.

  • Olhos

O betacaroteno ajuda a proteger a córnea e estruturas que compõem os olhos. Sendo ideal para quem sofre com olho seco, tem conjuntivites inflamatórias e querem prevenir a incidência de catarata.

  • Cabelos e unhas

Mais uma vez por sua ação de preservar o colágeno, o betacaroteno deixa o aspecto dos fios e unhas mais saudáveis e cheios de vida.

  • Imunidade

O consumo de alimentos com betacaroteno ainda ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Fazendo com que o seu organismo fique mais resistente à doenças.

alimentos ricos em betacaroteno

Quais alimentos são ricos em betacaroteno?

Mas quais são os alimentos que contém o betacaroteno? A lista é grande e para todos os gostos.

São todos legumes e frutas de cores mais fortes que podem ser inseridos facilmente nas refeições diárias.

Confira a lista de alguns alimentos:

  • Acerola
  • Manga Tommy
  • Melão
  • Melancia
  • Mamão formosa
  • Pêssego
  • Goiaba
  • Maracujá
  • Brócolis
  • Abóbora
  • Cenoura
  • Couve manteiga
  • Suco de tomate
  • Extrato de tomate
  • Espinafre

📌 Leia também depois sobre: os benefícios do suco de couve!


Ele ajuda no bronzeamento mesmo?

Pouca gente sabe, mas ajuda sim! Consumir os alimentos citados na listinha acima pode auxiliar você a ficar com a pele mais bronzeada.

Isso acontece porque os insumos que possuem esse ingrediente na composição contribuem para que o organismo produza mais melanina (que é o que dá cor à pele).

Obviamente ele não age por si só, é preciso consumir os alimentos e depois ativar essa melanina. Então o indicado para ajudar no bronzeamento é consumir 2 a 3 vezes ao dia alimentos ricos em betacaroteno pelo menos 1 semana antes da exposição solar.

O consumo pode ser feito tomando suco de laranja com beterraba, fazer saladas de folhas verde-escuras, comer cenoura todos os dias e por aí vai.

É possível ainda tomar esse suplemento em cápsulas. Para quem consome pouco alimento desse tipo, a partir de um aconselhamento médico, pode complementar a dieta com o suplemento.


📌 Leia também sobre o vitiligo, uma doença caracterizada pela falta de melanina!


Pode engordar?

Não, não há nenhuma indicação que o consumo do betacaroteno possa engordar.

Ainda mais se for consumido através de legumes e frutas, que são alimentos saudáveis e recomendados para dietas.


📌 Leia também sobre outro composto essencial para o organismo: a vitamina B12!


Como eliminar o excesso de betacaroteno?

Como tudo na vida, o excesso pode ser tão ruim quanto a falta. Caso o seu corpo esteja com excesso de betacaroteno, pode ser que isso afete a coloração da sua pele.

Algumas pessoas podem apresentar a carotenemia, problema conhecido com uma pigmentação alaranjada da pele. Mas ela pode ser facilmente revertida com a redução do consumo desse tipo de alimento.

betacaroteno em capsulas

Posso tomar cápsulas de betacaroteno?

A suplementação desse composto pode ser feita com cápsulas, desde que recomendada por um especialista.

Ela só deve ser realizada caso seja detectado uma ausência do betacaroteno no organismo, sendo comum em quem não come frutas, verduras e legumes.

Por isso, antes de tomar as cápsulas, peça orientação a um médico.

Qual a dosagem certa para tomar?

A dosagem pode variar conforme o organismo, mas costuma-se considerar o consumo de até 5 mg de betacaroteno por kg de peso corporal a dose ideal diária.


📌 Não deixe de conferir também os benefícios do óleo de rosa mosqueta para a pele!


Gostou do nosso artigo? Então deixe seu comentário!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *