Botulismo: Descubra o que é essa doença e como ela age dentro do corpo humano!

0
Botulismo: Descubra o que é essa doença e como ela age dentro do corpo humano!

O botulismo é, com certeza, uma das doenças mais perigosas à vida humana que existem no planeta. Isso porque ela é rápida e pode matar um paciente em horas. Por isso, deve-se tomar todo cuidado do mundo para não ser contraído com essa enfermidade.

Nos tópicos a seguir você vai saber tudo a respeito do botulismo. O que ele é, como uma pessoa pode contraí-lo, se há tratamento e outras respostas para as suas principais perguntas. Confira!

O que é?

O botulismo é uma doença causada pela toxina botulínica. Provavelmente você já ouviu esse nome, isso porque a toxina botulínica é a mesma coisa que o famoso Botox, muito utilizado em tratamentos estéticos.

Mas como ele pode ser usado na estética e ser uma doença ao mesmo tempo? A diferença é que o Botox tem uma quantidade bem pequena da toxina e ele é aplicado diretamente em uma célula específica que irá morrer e causar esse efeito de pele esticada.

Agora imagine uma quantidade bem maior dessa toxina entrando em todo o seu corpo, a maior parte das suas células irão morrer e você também, consequentemente.

É isso que o botulismo faz. Ao entrar em contato com o corpo humano, ele mata todas as células que vê pela frente e causa a morte do paciente.

Botulismo Infantil

Os casos mais comuns de botulismo ocorrem com crianças de dois a seis meses de idade, que estão na época da amamentação. A bactéria que causa o botulismo está na presente na água contaminada e também no solo contaminado. Quando um bebê entra em contato com essa bactéria, ele pode pegá-la imediatamente e já começar a ter os sintomas, pela baixa imunidade e pela pouca idade.

Alimentar

No caso de crianças, adolescentes e adultos, o que pode ocorrer é o chamado botulismo alimentar. Ele é transmitido por meio da contaminação em diversos tipos diferentes de alimentos e até na água.

O mais comum é que essa bactéria se prolifere em ambientes com baixo índice de oxigênio. Com isso, ela está mais presente nas bebidas e comidas enlatadas, engarrafadas, ensacoladas. Vegetais em conserva, sardinha enlatada, mel, peixe defumado ou cru, carne de porco, presunto, todas correm risco de ter a bactéria infiltrada.

Uma dica muito importante nos alimentos embalados é que se a lata, a sacola, a garrafa estiver inchada, enferrujada, machucada, amassada, jamais compre nada assim. Isso é um grande sinal que o alimento ou bebida esteja contaminado com a bactéria do botulismo.

Botulismo em animais

botulismo em animais

O botulismo também pode atacar os animais, independente de quais sejam, mas é mais comum nos que vivem mais próximos ao chão, como cães, gatos, bois, porcos e outros.

A causa é a mesma de quando ocorre com os humanos: contato com a bactéria pelo solo ou pela água e pode causar graves problemas aos animais, inclusive a morte.

Conheça também causas e sintomas da Leptospirose!

Como prevenir?

A principal forma de prevenir é só comprar alimentos industrializados se eles estiverem em perfeito estado e só tomar água que você tem certeza que é tratada. Lugares que não tem saneamento básico, tratamento de água e esgoto são perfeitos para a proliferação da bactéria.

Além disso, sempre limpe muito bem os alimentos, ferva quando for possível e necessário. As temperaturas quentes matam a toxina, então é uma boa opção ferver os alimentos antes de usar.

O alimento que mais pode ter a bactéria do botulismo é o mel. Por isso, jamais dê mel para uma criança, ainda mais se ela estiver menos de um ano de idade.

Como é feita a transmissão?

A transmissão é feita pelo contato com a bactéria que pode ser pelo solo, água ou alimentos contaminados.

Quais os sintomas?

O botulismo gera uma intoxicação gravíssima no paciente. Isso gera fraqueza muscular, irritabilidade, pálpebras caídas, cansaço, baba, dificuldade de sucção, visão turva, boca seca, dificuldade para respirar, vômito e a paralisia.

Agente etiológico

botulismo agente etiológico

O nome da bactéria que causa o botulismo é Clostridium botulinium. Ela é causa de todos os tipos de botulismo.

O botulismo tem tratamento e até cura se for feito de forma imediata, assim que a infecção se instalou no corpo do paciente. Porém, o tratamento é bem demorado e é preciso vigiar para que a bactéria não volte a agir.

Se tiver ainda alguma dúvida sobre o botulismo, deixe o seu comentário aqui embaixo!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *