Câncer de mama: Descubra tudo sobre a doença!

1
Câncer de mama: Descubra tudo sobre a doença!

No ano passado foram quase 60 mil casos de câncer de mama descobertos em todo território nacional. Esse é um número muito alto para uma doença que pode sim matar, se não for tratada desde o início. O assunto é sério e exige informações bem detalhadas e verdadeiras a respeito da doença.

Por isso, você vai ler nos próximos tópicos tudo que precisa saber a respeito do câncer de mama. Mas já é bom adiantar uma informação: em caso de sentir qualquer nódulo, por menor que seja, em um dos seus seios, vá imediatamente ao mastologista ou ginecologista e faça os exames. Quanto antes descobrir, melhor!

O que é o câncer de mama?

A maioria dos tipos de câncer tem a mesma característica que é uma mutação em algumas células específicas do corpo que formam nódulos em determinados órgãos. Esses nódulos começam a atacar esse próprio órgão e, se não tratado, ele passa a atingir também todos os outros órgãos do corpo humano.

Com o câncer de mama ocorre exatamente dessa forma. Por algum motivo os nódulos são formados na área dos seios e, a partir daí, passam a destruir tudo que está por perto deles. É uma doença grave, que mata muito, mas que se descoberta cedo e tratada corretamente, as chances de cura se tornam bem altas.

infográfico sobre Câncer de mama

Dói?

O primeiro e mais importante sintoma é a aparição do nódulo no seio. Por isso, é essencial que toda mulher faça, de tempos em tempos, o autoexame da mama, além da mamografia e outros que possam ser pedidos pelo médico.

Pode ser que o nódulo cresça e se desenvolva sem você sentir dor alguma. Não corra esse risco de esperar aparecer algum sintoma mais forte. Assim que sentir um nódulo no peito, vá ao médico, faça os outros exames e descubra o que é esse caroço.

Quais são os primeiros sintomas?

Além da aparição do nódulo, que começa bem pequeno e, com o tempo, cresce de forma desmedida, existem alguns outros sintomas que podem aparecer na mulher com câncer de mama.

Um dos mais comuns é o sangramento por meio do mamilo e a deformação do seio e também do mamilo. Quando chega a esse nível quer dizer que o câncer não está mais no seu estágio inicial. Ou seja, o sintoma do câncer de mama inicial é apenas a aparição do nódulo na região dos seios.

Desconforto, dores, inversão do mamilo também podem ocorrer. Mas cuide bem do seu corpo, tenha responsabilidade com ele, e faça o autoexame sempre, de preferência todos os dias.

Tem cura?

Qualquer tipo de câncer tem cura, basta que ele seja descoberta há tempo disso e o tratamento seja feito da forma correta, como mandam os protocolos internacionais. Até mesmo em casos mais graves é possível encontrar a cura, mas é muito mais difícil. Não deixe chegar a esse ponto, um câncer descoberto no início é quase sinônimo de cura!

Como é o tratamento?

Tudo vai depender do tamanho do câncer, da gravidade da situação, da idade da pessoa, dos outros problemas de saúde que ela tem. O mais comum, quando se descobre o câncer de mama no início, é a retirada completa do nódulo e sessões de quimioterapia ou radioterapia para eliminar a possibilidade do nódulo voltar.

Em algumas situações, quando não se tem mais jeito de operar, é feito apenas o tratamento por quimioterapia ou radioterapia. Alguns medicamentos também são indicados para auxiliar na melhora da paciente.

mulher fazendo autoexame para Câncer de mama

Como identificar o câncer de mama

Para identificar o câncer de mama é preciso fazer uma série de exames que termina com a biópsia do nódulo. O primeiro passo é o autoexame, depois vem a mamografia, o ultrassom e, por último a biópsia.

Após todos esses exames é que o médico vai descobrir se você tem ou não o câncer de mama e em qual estágio ele está. Porém, para se chegar à biópsia é preciso partir do primeiro passo que é o autoexame. Ele é imprescindível para a descoberta do nódulo.

Você vai massagear os seus seios ao redor dele todo, pegando da parte mais externa até a mais interna. Caso sinta um volume diferente, como se fosse um caroço, é sinal do aparecimento de um nódulo. Não se desespere, porque a maioria deles são benignos, ou seja, não se transformarão em câncer. Porém, é preciso fazer os outros exames para tirar a prova final e saber se você está ou não com o câncer de mama.

Câncer de mama em homens

Apesar de mais raro, existe também o câncer de mama em homens. O problema é que mais difícil descobrir o tumor neles do que nelas. Isso porque é mais complicado fazer o chamado autoexame. Para descobrir o tumor, o homem vai ter que fazer exames médicos na região do peito e das axilas para descobrir se possui ou não o tumor.

O tratamento também é feito a partir de cirurgia, radioterapia e quimioterapia, a depender do grau e do tamanho do tumor.

Se tiver gostado das informações sobre o câncer de mama presentes neste texto, compartilhe-o com suas amigas e familiares!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

One Comment

  1. o que eu mais vejo e ouço falar o câncer logo no inicio TEM CURA mais o que eu mais vejo é que os médicos diagnosticam a doença mais deixam ela evoluir para servir de lição para os estudantes de medicina ,vi e assisti pessoa com cancer de boca no inicio da doença e nada fazia nem remedio nem um tratamento que fosse e a pessoa com dor sangrando na boca e quando faziam reclamação na ouvidoria falava que estava no prazo ate a doença tomar conta da metade do céu da boca para assim ser operada e ainda falam que ganharam o primeiro lugar em doença de boca será que acham que o povo é imbecil ediota que acredita nesta babuazeira onde o povo é cobaia de medicos ,

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *