Carboidratos: Saiba tudo sobre essa importante fonte de energia!

0
Carboidratos: Saiba tudo sobre essa importante fonte de energia!

Os carboidratos são nutrientes importantes para que a pessoa possa ter uma quantidade de energia suficiente para fazer todas as funções do seu cotidiano. E também, são fundamentais para ajudar o organismo como todo, a funcionar da melhor forma possível.

No entanto, alguns carboidratos podem prejudicar nossa saúde se for consumido sem equilíbrio, causando doenças como a diabetes e obesidade. Por outro lado, se for consumido de forma correta, podem contribuir para a perda de peso e o ganho de massa magra.

Os carboidratos podem ser complexos, simples e refinados. Observe neste artigo, quais deles é o mais benéfico e qual precisamos reduzir o consumo.

O que são carboidratos?

Carboidratos são fontes essenciais de energia, que atuam protegendo os músculos e ajuda o cérebro funcionar melhor. O carboidrato é constituído por carbono, oxigênio e hidrogênio, e quando consumido o organismo age liberando glicose.

O nutriente é responsável pela fabricação e pelo armazenamento de energia e também pela construção celular. O carboidrato também traz muitos outros benefícios a saúde, mas por muito tempo esse nutriente foi considerado o vilão da dieta, por sua ligação ao ganho de peso.

Realmente e engorda?

Por ser uma fonte essencial de energia para o corpo realizar as tarefas diárias, os carboidratos podem sim ajudar no ganho de peso, mas isso só acontecerá se o consumo desse nutriente for em excesso e se o gasto calórico for menor que a quantidade de consumida.

Quando há um acúmulo de carboidratos, então o organismo aumenta a quantidade de gordura. Por isso, é importante comer com moderação alimentos que contenham esse nutriente, além de praticar atividades físicas.

alimentos carboidratos

O que são carboidratos complexos?

Os carboidratos complexos no organismo são digeridos e absorvidos de forma lenta, resultando na ampliação gradativa da glicemia, criando um método demorado na digestão. Dessa forma, a pessoa tem a sensação de saciedade por um tempo maior e preserva a estabilidade do nível de glicose no sangue.

E os simples?

Os simples são digeridos e absorvidos de forma mais rápida pelo organismo, e por isso aumentam os níveis de glicose na corrente sanguínea. Por este motivo, quem tem o alvo de emagrecer precisa tirar da dieta esse tipo de carboidrato.

Os refinados são mais prejudiciais?

Carboidratos refinados são iguais aos simples, o organismo absorve de forma mais rápida. De modo geral, são responsáveis por causarem uma grande concentração de gordura, além de fazer com que a pessoa sinta fome mais rapidamente.

pães

E os líquidos?

Não há uma descrição sobre carboidratos líquidos, dessa forma, não está na etiqueta dos alimentos. Entende-se como líquidos, a quantidade total de hidratos de carbono sem a fibra e o álcool de açúcar. Ambos nutrientes não são transformados em glicose, evitando assim, o pico de insulina. E ainda, são conhecidos como carboidrato impacto.

Quais são os alimentos que contém carboidratos?

Os alimentos ricos em carboidratos complexos são: batata doce, banana, maçã, morango, cenoura, grão de bico, espinafre, feijão preto, aveia, pão integral, arroz integral, inhame, quinoa, quiabo, lentilha, mandioca, castanhas, mamão, repolho, ameixa, semente de chia, linhaça, beterraba, laranja, couve, leite desnatado e etc.

Os alimentos ricos em carboidratos simples e refinados são: mel, açúcar refinado, trigo, refrigerante, doces em geral, arroz branco, macarrão, pão, pizza, biscoito, sucos, todo alimento processado, xarope de milho, geleia de frutas, milho, torradas, bolo, chocolate, leite, iogurte e outros.

É recomendado ingerir carboidratos antes do treino?

Muitos que estão começando agora a praticar exercícios físicos, não sabem o que comer antes do treino. Já outros têm grandes dificuldades de se livrar de gorduras e ganhar massa magra. Na maioria dos casos, o problema está nos alimentos consumidos antes do treino.

Para que o corpo tenha energia para queimar calorias é preciso investir em alimentos ricos em carboidratos antes das atividades físicas, caso contrário, o organismo vai tirar energia das proteínas encontradas nos músculos, e assim, as fibras musculares serão quebradas para o fornecimento de energia.

No entanto, não é todo tipo de carboidrato que se pode consumir antes do treino. Então, o que comer antes dos treinamentos?

É preciso investir em alimentos ricos em carboidratos complexos como batata doce, banana ou uma vitamina de frutas. Entretanto, é preciso também evitar o consumo de alimentos ricos em fibras, pois elas impedem que o organismo os absorva os da melhor maneira possível.

Consumir depois dos treinos também é importante, para repor a reserva de energia que foi gasta no decorrer do exercício. Além disso, o consumo vai ajudar a conservar massa magra.

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *