Cefalexina: Para que serve? Como tomar esse medicamento? Precisa de receita?

0
Cefalexina: Para que serve? Como tomar esse medicamento? Precisa de receita?

Você já ouviu falar em cefalexina? Sabe para que serve esse antibiótico? Tem noção que ele pode ser usado até mesmo para o tratamento de celulites? Pois bem, se você não conhece esse medicamento, agora chegou a hora de saber tudo que precisa a respeito dele.

Nos próximos tópicos você vai ter informações sobre as utilidades da cefalexina, os efeitos, o preço, a forma que ela deve ser tomada e todas as suas dúvidas vão ser solucionadas. Veja!

Para que serve a cefalexina?

A cefalexina é um antibiótico muito utilizado para tratar infecções na pele e nas mucosas. Ela é utilizada no tratamento de furúnculos, celulite, erisipela (infecção aguda na pele), faringite, cistite (infecção na mucosa da bexiga) e outras diversas enfermidades.

É um antibiótico muito utilizado, já que tem efeitos colaterais comuns e resolve os problemas de forma rápida e com extrema eficiência nessas pequenas infecções que atingem a pele, as mucosas e outras partes do corpo humano.

A cefalexina também é utilizada em muitos pré-operatórios, pois ela evita o aparecimento de infecções após os procedimentos cirúrgicos. Ou seja, o remédio é usado tanto na prevenção, quanto na cura de doenças.

Como tomar?

Cada tipo de tratamento vai exigir uma forma diferente de ingerir a cefalexina. Normalmente, o médico é que vai definir isso, mas a própria bula do remédio traz algumas informações importantes para o paciente.

As doses variam de 1 a 4 gramas por dia, a depender da doença e do estágio que ela se encontra no corpo do paciente. Pode ser tomada de 12 em 12 horas, 8 em 8 horas, ou até de 6 em 6 horas. O remédio existe nas versões de comprimidos de 250mg, 500mg e 1g.

Se for tomar o medicamento acima de 4 gramas, a indicação é que ele seja injetável, nas doses corretas. Para o uso em crianças, normalmente são indicados de 25 a 50mg por quilo. Porém, isso tudo precisa da indicação do pediatra para definir o que é melhor para o pequeno paciente.

cefalexina receita

 

500mg ou 250mg, qual tomar?

A escolha pelo tamanho da pílula vai depender muito mais de você e do estágio e gravidade da infecção. Normalmente, é mais utilizado as 250mg a cada 6 horas. Porém, nem sempre vai ser assim. Infecções mais graves exigem o uso do comprimido de 500mg.

Você pode também tomar duas pílulas de 250mg, caso a indicação seja para que você tome doses de 500mg. Porém, isso deve ser consultado com o médico. Ele que vai dizer o que é melhor para você. Até porque só vai poder comprar na farmácia a quantidade de miligramas descrita na receita.

Converse sempre com o seu médico, juntos vocês vão chegar a um consenso que vai ser o melhor para o seu tratamento.

Tem efeitos colaterais?

Todo remédio tem efeito colateral, os antibióticos mais ainda do que outros tradicionais, isso porque ele afeta órgãos vitais como o fígado e os rins, se tomado com frequência. Por isso, só ingira antibióticos com indicação médica.

Além dos efeitos comuns ao uso dos remédios que eliminam bactérias do corpo humano, a cefalexina tem as suas próprias reações adversas. Entre as mais comuns estão a diarreia, dor no estômago, enjoos e vômitos.

Em casos mais graves também pode causar a candidíase vaginal, inflamação no intestino, hepatite e reações alérgicas. Em qualquer um desses casos, procure imediatamente o médico para suspender o uso do remédio e fazer um outro tipo de tratamento.

Antes de o médico receitar a cefalexina, é essencial que o paciente informa se tem alguma doença, algum problema de saúde, se está grávida, se tem alguma alergia, ou outra informação relevante para a decisão sobre a indicação do medicamento.

Preço da cefalexina

A cefalexina custa cerca de 12 reais em sua versão genérica. Peça ao médico para colocar na receita apenas o nome do componente e a quantidade de miligramas que aí você fica livre para poder comprar o medicamento, independente do laboratório.

Ao escrever o nome dado ao medicamento na bula, o médico restringe você a comprar especificamente o remédio de determinado laboratório. Não deixe que isso aconteça, é lei que você tenha a liberdade de escolher o laboratório que quiser e o medicamento genérico é bem mais barato e o efeito é exatamente o mesmo.

Para conferir o preço da Cefalexina, recomendamos que você acesse duas farmácias que gostamos de indicar para os nossos leitores, que fazem entrega em todo Brasil e possuem ótimos preços. Clique a seguir para acessar a Drogaria Araújo e a Drogaria Onofre:

Precisa de receita?

Por se tratar de um antibiótico, a cefalexina precisa sim de receita para ser comprada.

Se conhecer alguém que faça uso da cefalexina, compartilhe este texto com essa pessoa para ela saber mais a respeito do medicamento que ela toma!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *