Cirurgia de catarata: O que é? Como funciona? Saiba TODAS as informações!

4
Cirurgia de catarata: O que é? Como funciona? Saiba TODAS as informações!

você sabia que existe cirurgia para Catarata? Bom.. Catatara é o nome dado a qualquer tipo de condição ocular em que há a cobertura do cristalino, lente natural que fica localizada atrás da Iris.

A catarata pode ocorrer em todas as idades devido a problemas congênitos, porém é mais freqüente em pessoas mais velhas, devido ao envelhecimento do cristalino. Podendo acometer um ou os dois olhos a catarata possui cirurgia e hoje em dia ela é realizada de forma rápida e eficaz.

Quer saber mais informações sobre essa cirurgia? Então confira esse post!

A cirurgia de catarata é uma cirurgia simples?

A cirurgia de catarata é simples, porém pode haver complicações como em qualquer outra cirurgia. É preciso sempre estar atento ao profissional escolhido e garantir que todos os procedimentos sejam realizados de maneira segura e eficaz.

As complicações que podem ocorrer durante a cirurgia de catarata podem ser desde uma leve inflamação ocular até a perda total da visão, sendo essa uma complicação mais rara de acontecer.

cirurgia catarata

Como funciona essa cirurgia?

Antes de fazer a cirurgia de catarata, você deverá consultar um especialista oftalmologista que irá examinar o seu olho e descartar qualquer outra possibilidade de doença que possa estar afetando a sua visão.

Determinado que o problema é catarata, o médico deverá realizar a medição do seu olho, afim de garantir que a lente artificial que substituirá as naturais do seu olho, encaixará perfeitamente durante a cirurgia.  Caso o problema acometa os dois olhos, a cirurgia deve ser realizada em dias diferentes com intervalo de 6 a 12 semanas.

O processo da cirurgia de catarata é relativamente simples e dura em torno de 30 a 45 minutos.  Na hora de realizar o procedimento o médico irá pingar um colírio anestésico no olho afetado e iniciar o procedimento.

O procedimento consiste em uma incisão feita na córnea, que possibilitará a remoção da lente natural danificada por uma nova artificial feita de plástico.

A cirurgia de catarata não exige internação sendo que pessoa pode retornar para casa algumas horas após o procedimento. Após a cirurgia você poderá sentir algum desconforto nos olhos por alguns dias, passando com menos de uma semana.

Tipos de lentes que podem ser implantadas

  • Lente intraocular monofocal não-tórica: Lente indicada para aqueles que não possuem grau muito elevado de astigmatismo.
  • Lente intraocular monofocaltórica: Indicada para pessoas com astigmatismo em grau médio ou elevado.
  • Lente intraocular multifocal tórica: Consideradas as mais modernas, essas lentes possuem pontos de foco tanto para perto quanto para longe.
  • Lente intraocular multifocal não-tórica: Lentes indicadas nos casos em que não há necessidade de grau muito alto.
  • Lente intraocular multifocal acomodativa: É a lente mais confortável e efetiva nos casos de necessidade de uma lente que corrija para perto e longe.

Cirurgia de catarata pode ser feita a laser?

A cirurgia de catarata pode ser realizada através de procedimento a laser e essa é uma forma muito menos evasiva da cirurgia, porém o valor será muito mais dispendioso.

Existem diversas empresas que trabalham em pesquisa no desenvolvimento de lasers capazes de acabar com a catarata e algumas delas são, Victus, Catalis e LensAir.

cirurgia catarata

Qual é o valor de uma cirurgia?

A cirurgia de catarata normal, aquela realizada através da implantação de lentes artificiais através de uma incisão, não é muito cara, podendo inclusive ser parcelada dependendo do profissional escolhido.

O valor da cirurgia de catarata gira em torno de 3 mil reais na opção particular, sendo que a maioria dos planos de saúde cobrem esse procedimento.

Já a cirurgia de catarata sem incisão, feita a laser, pode ficar até 4 vezes mais cara. A cirurgia de catarata a laser custa em média de 9 a 12 mil reais dependendo do médico.

O SUS cobre a cirurgia de catarata?

A catarata é uma doença que não possui prevenção e nos casos mais avançados, em que a visão já esteja prejudicada, a cirurgia de catarata pode ser realizada pelo SUS.

No caso de aprovação da cirurgia, o SUS arcará com todas as despesas relativas ao procedimento.

Sempre cuide da saúde dos seus olhos, consultando regularmente um especialista oftalmologista. A recomendação é a de que se visite um profissional oftalmologista pelo menos por uma vez ao ano ou em casos de desconforto ou problemas de visão.

Gostou do texto? Que tal deixar seu comentário? Vamos adorar respondê-lo!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

4 Comments

  1. FATIMA FERNANDES DE JESUS · Edit

    Tenho catarata nas 2 vista e estigmatizado tomo
    Cortiçoide tenho lupós a muito tempo tenho 52 anos não tenho condições de colocar uma lente importada só a nacional mais passei com oftalmologista e ele não me recomenda por a nacional pode dar vários problemas corro risco de perder a visão e a cirurgia pode demorar e pros cirurgia pode infecciosas por favor o que posso fazer e tenho diabete por favor me alcilie sim obrigado.

    Reply
    • FATIMA FERNANDES DE JESUS · Edit

      Tenho catarata nas 2 vistas e estigmatismo tenho diabete e Lúpus tomo coiticoide não tenho condições de colocar a importada o médico que passei disse que não posso colocar a nacional porque tomo coiticoide corro risco na cirurgia posso até ficar cega por favor me dê uma opinião por favor.

      Reply
  2. Meu marido fez cirurgia de catarata e estava para ele dormir de bruços mesmo com o curativo. Achei estranho e fiquei com medo de deixar ele de bruços. E ainda não colocaram a lente, estou bem aflita.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *