Cistite: O que é? Quais são as causas? E os tipos? Qual o CID? Tire suas dúvidas!

0
Cistite: O que é? Quais são as causas? E os tipos? Qual o CID? Tire suas dúvidas!

A cistite é uma doença que pode atingir qualquer pessoa em qualquer faixa etária, entretanto, o público feminino é o mais atingido. A cistite também pode acontecer durante a gravidez e na menopausa.

Conhecida como infecção urinária, ela pode causar sintomas como dor ao urinar, incontinência e dificuldade para urinar, além da presença de sangue na urina. O tratamento é feito com alguns antibióticos e analgésicos, no prazo mínimo de três dias. No caso da cistite crônica, o tratamento é permanente e se necessário, pode ocorrer cirurgia.

Essa doença também pode atingir alguns animais como cães e gatos, e nesses casos a consulta com um médico veterinário é obrigatório.

O que é cistite?

Consiste em uma infecção ou inflamação na bexiga, geralmente provocada por uma bactéria chamada Escherichia Coli que existe no intestino, além de ser fundamental para a digestão.

Assim, trata de um problema de saúde que pode atingir qualquer pessoa, em qualquer faixa etária. No entanto, as mulheres têm uma probabilidade maior de sofrer com esse problema por causa da anatomia feminina.

Quando ocorre a aguda?

Quando algumas bactérias invadem o trato urinário e se alojam na bexiga, então temos um quadro de cistite Aguda, classificada também como cistite bacteriana.

De modo geral, o indivíduo doente apresenta alguns sintomas, mas o tratamento é realizado sem problemas na maioria dos casos, quando seguido de forma correta.

cistite corpo

E a cistite Intersticial?

Já nesse caso, o problema é muito mais grave, pois não é curável. Ela é uma patologia crônica, e seu agente causador é desconhecido. O tratamento desse tipo de cistite é complicado e penoso, pois pode incluir a utilização de remédios, mudar a alimentação e alguns hábitos, e quando necessário, cirurgias.

Os remédios podem ser ministrados por meio de via oral ou manipulados exatamente da bexiga.

Quais são os sintomas?

A cistite pode provocar alguns sintomas, entre eles estão:

  • Desejo frequente de urinar;
  • Dor;
  • Coceira e queimor na área genital;
  • Febre;
  • Mudança na cor da urina;
  • Dores na área pélvica;
  • Dificuldade para eliminar a urina;
  • Sensação de bexiga cheia;

Nos casos mais graves, a urina pode ser acompanhada de sangue.

O que é cistite crônica?

A cistite crônica pode permanecer mais de 6 meses, apresentando sintomas diferentes. A crônica atinge mais as mulheres do que os homens, e o que acontece é uma ação dolorida na bexiga, sem a presença de alguma infecção ou outro motivo reconhecível.

O que se sabe, é que o estresse pode ser um fator de risco para o surgimento da cistite crônica.

Qual o CID?

Por meio do CID 10, tal doença pode ser identificada de acordo com os códigos:

  • Cistite = CID 10-N30;
  • Aguda = CID 10-N30.0;
  • Intersticial = CID 10-N30.1;
  • Crônica = CID 10-N30.2;
  • Trigonite = CID 10-N30.3;
  • Através de radiação = CID 10-N30.4;
  • Outras = CID 10-N30.8;
  • Sem especificação = CID 10-N30.9

dor urinária

Qual o remédio certo para cistite?

Geralmente, o tratamento é feito com a utilização de antibióticos por no mínimo três dias, porém, esse período de tratamento pode ser maior caso haja uma infecção mais grave e persistente.

Os antibióticos mais receitados nesse caso são: Amoxicilina, Norfloxacino, Ciprofloxacino e Sulfametoxazol-trimetoprima.

Além desses, outros medicamentos antibióticos podem ser receitados, por isso é fundamental consultar o médico. Alguns analgésicos poderão ser prescritos para aliviar a dor, se nos dois primeiros dias não houver alguma melhora, o antibiótico poderá ser substituído.

Afeta também os animais?

Essa doença também pode afetar cães e gatos, de ambos os sexos e em todas as idades, principalmente na fase idosa. São muitas as causas, mas o contato com o chão na hora do xixi é um dos principais motivos da cistite em animais. Os sintomas mais comuns são xixi com sangue e dor, febre e falta de apetite.

A cistite atrasa a menstruação?

Quem sofre com cistite, pode sim ter sua menstruação atrasada. No entanto, é muito raro que essa infecção interfira no ciclo hormonal. O que acontece é que alguns remédios utilizados para tratar a cistite podem causar a demora menstrual.

Caso isso aconteça, é fundamental procurar ajuda médica para saber o motivo dessa demora e remover qualquer suspeita de gravidez.

Tem cura?

Sim, a cistite aguda tem cura! Porém, mesmo depois da cura a cistite pode ocorrer novamente. A cura da doença também vai depender de como o tratamento é seguido, ou seja, se for seguido corretamente a cura é certa. Já no caso da cistite intersticial, a probabilidade de cura é bem pequena.

 

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *