Clindamicina: O que é? Para que serve? Precisa de receita? Como usar?

0
Clindamicina: O que é? Para que serve? Precisa de receita? Como usar?

Ao longo da vida é comum sofrermos com várias infecções que são causadas por bactérias e por isso fazer uso de um antibiótico pode ser uma excelente opção para dar fim a esse problema. Um antibiótico muito conhecido é a clindamicina, que é muito potente para ajudar a aliviar infecções.

Mas você já conhece a clindamicina? Sabe o que é e para que serve esse medicamento? Não? Pois esse artigo é para você, continue lendo e confira a seguir tudo sobre ela antes de usar!

O que é Clindamicina?

A clindamicina é um remédio da classe dos antibióticos indicada para o tratamento de diversas infecções, principalmente as que são causadas por bactérias. Como é o caso da infecção no canal respiratório superior e inferior, infecção nos ossos, infecção nas articulações, infecções nos dentes ou mesmo no canal genital feminino.

Você poderá encontrar a clindamicina em diversas formas como comprimidos, creme, ou injetável, assim podendo ser utilizada de diversas maneiras de acordo com cada necessidade e extensão da infecção no local afetado.

Mas é sempre recomendável consultar um médico para que ele possa dizer qual é a melhor versão do medicamento para o seu problema.

Para que serve?

A clindamicina serve para tratar diversas infecções causadas por bactérias, e devido a alta diversidade nas formas que são encontradas o medicamento, também há uma grande diversidade de infecções que podem ser tratadas com a clindamicina, onde destacamos:

  • Infecções no canal respiratório superior como traqueia, laringe, e maçã da face;
  • Infecções no trato respiratório inferior, como pulmões e brônquios;
  • Infecções dentárias;
  • Infecções na região inferior do abdômen;
  • Infecções no canal genital feminino, como o útero, ovário, trompas e vagina;
  • Infecções nos ossos e nas articulações;
  • E infecções de pele e tecidos próximos aos músculos e tendões.

Tomar comprimidos

Qual a bula?

Para que você possa conhecer um pouco mais veja a seguir a bula deste medicamento.

Apresentação

Uso oral e adulto. Podem existir embalagens contendo 10, 16, 100, 200 ou 320 cápsulas. Seu principio ativo é o Cloridrato de Clindamicina.

Posologia

Você poderá encontrar diversas maneiras de uso deste medicamento, pois cada forma de uso dependerá da sua formulação e também da infecção que deseja tratar, sendo assim separamos a posologia para cada forma encontrada do medicamento, vejam elas abaixo:

Clindamicina em forma de comprimido

Ainda que cada caso poderá ser diferente, de modo geral em adultos é recomendado que o paciente administre de 600 a 1800 mg, dividido em doses de 2, 3 ou 4 vezes, por cerca de dez dias, podendo variar de acordo com cada patologia.

 Injetável

Já a clindamicina em forma injetável, é muito utilizada para tratar infecções internas, já que é injetada via intramuscular ou intravenosa, depende de cada situação. Nesta forma, é recomendado que a aplicação seja restrita a profissionais da saúde.

Em adulto, as doses deverão variar entre 2400 mg a 2700 mg de clindamicina, divididos em doses iguais de 2, 3 ou 4 vezes.

Já em crianças,  deve ser administrada de 20 a 40 mg/kg por dia, em doses que deverão ser divididas em duas três ou quatro vezes iguais.

Se tornando a mais eficaz para o tratamento de infecções no trato respiratório, infecções de pele e infecções em tecidos moles.

Você ainda encontrará frascos contendo 1, 10, 20, 50 ou 100 ampolas com 2 ml, 4 ml, ou 6 ml de clindamicina injetável.

Clindamicina em forma de gel

Para o uso da clindamicina em forma de gel, é necessário usar o aplicador que veio junto ao frasco para fazer a aplicação, assim o paciente irá aplicar uma fina camada do produto sobre a área afetada já limpa e seca, repetindo o processo duas vezes ao dia.

Creme

Agora para o uso da clindamicina em forma de creme, basta que a paciente utilize o aplicador que veio junto ao medicamento enchendo-o com o creme. É necessário fazer a aplicação por 3 a 7 dias sem interrupções, preferencialmente antes de se deitar.

Esta forma é muito indicada no tratamento de infecções cutâneas sensíveis a clindamicina inclusive a acne vulgaris.

Você encontrará embalagens de 20 gramas, 25 gramas, 30 gramas ou 45 gramas do medicamento.

Usar pomada

Pomada

O fosfato de clindamicina em forma de pomada é muito indicado para o tratamento de infecções bacterianas graves, sendo muito utilizada para combater infecções vaginais.

Você encontrará a pomada de clindamicina em frascos de 20g.

Clindamicina possui contraindicações?

A clindamicina é contraindicada para pessoas que tenham alergias a própria clindamicina ou a qualquer um dos componentes presentes em sua fórmula.

Além disso, é contraindicada para mulheres que estão grávidas ou em período de amamentação. Clindamicina também é contraindicada para o tratamento de meningite. E é sempre recomendável consultar um médico antes de usá-la.

E efeitos colaterais?

Embora seja excelente para ajudar no tratamento de infecções causadas por bactérias, seu uso poderá trazer alguns efeitos colaterais, como podemos destacar:

  • Diarreia
  • Dor abdominal
  • Erupções de pele
  • Inflamação da veia
  • Testes de função hepática alterado

É recomendável consultar um médico sempre que os primeiros efeitos colaterais aparecerem.

Onde comprar?

Se você deseja comprar a clindamicina, saiba que é possível encontrá-la em várias farmácias próximas a você. Se você deseja realizar uma compra segura e sem preocupações, é necessário que você realize a sua compra em uma loja física com a sua prescrição médica. Contudo, em algumas farmácias online, é necessário que você envie a sua receita por e-mail ou via Whatsapp e depois de uma análise, você consegue obter a sua compra, como é o caso da drogaria Onofre. Confira:

Comprar Onofre

Preço

O preço pode variar consideravelmente conforme o local onde você irá realizar sua compra e conforme a dosagem do medicamento, sendo que será possível encontrá-la a partir de R$30,00.

 

Espero que você tenha gostado desse artigo, e se ainda ficou alguma dúvida sobre a clindamicina é só nos deixar um comentário que assim que for possível nós responderemos você!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 1,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *