Colonoscopia: O que é? Para que serve? O procedimento dói? O SUS cobre?

0
Colonoscopia: O que é? Para que serve? O procedimento dói? O SUS cobre?

A colonoscopia é um procedimento para verificar como está a saúde do intestino internamente. Realizado por um médico, esse procedimento pode ser necessário para identificar e tratar diversos distúrbios relacionados a essa região do corpo.

Se você vai realizar uma colonoscopia ou acha que esse procedimento é relevante pra você, falaremos um pouco mais a respeito dele nesse artigo. Mostrando para que ele serve, se dói, o preço e também quais os riscos para o paciente. Confira:

O que é colonoscopia?

A colonoscopia é realizada para verificar a saúde interna do intestino grosso e da parte final do intestino delgado. Dessa forma, o procedimento é feito com ajuda de um endoscópio próprio que é inserido no ânus do paciente. Assim, é possível que o médico verifique as condições das paredes intestinais e ateste algum possível problema nelas.

Para que serve?

Como dito, a colonoscopia é um procedimento para que o médico veja como está o seu intestino internamente. Ela serve para prevenir e identificar possíveis cânceres de intestino e também para colher material para diagnóstico. Por vezes as paredes do intestino estão lesadas, o que pode ser a causa de alguma desordem ou dores, dessa forma, com a biópsia da área afetada, é possível traçar um diagnóstico.

exame de colonoscopia

Colonoscopia dói?

Consiste em um procedimento que geralmente não é acompanhada de dor, isso devido ao fato de que, ela é realizada mediante sedação com aplicação de anestesia local. Com a devida anestesia da região anal, o médico irá introduzir no orifício um endoscópio próprio que irá percorrer todo o intestino até chegar a sua parte final.

Essa ferramenta possui na sua ponta uma câmera de alta resolução que transmite para um monitor as imagens da parede do intestino. O procedimento é relativamente rápido e não necessita de internação para realizá-lo, sendo exigida apenas a presença de um acompanhante para auxiliar depois de o paciente receber alta.

Qual a alimentação de preparo?

Para realizar a colonoscopia, é necessário que o paciente passe por uma dieta alimentar restritiva e faça o uso de medicamentos laxativos, o que garante assim, que o intestino esteja o mais vazio possível durante o procedimento. Dessa forma o médico poderá visualizar com mais clareza as paredes desse órgão.

Durante dois ou três dias antes do procedimento o paciente deverá adotar uma dieta líquida que seja pobre em gorduras e rica em fibras. O medicamento laxativo também deverá ser administrado durante esse período, podendo aumentar a dose do mesmo no dia anterior ao procedimento.

Devido ao fato de que, o paciente deverá ir ao banheiro diversas vezes durante a preparação para a colonoscopia, o recomendável é que a pessoa tire esses dias para ficar em casa. Pode ser bastante desconfortável ir ao banheiro diversas vezes em outros ambientes.

intestino colonoscopia

Qual o preço da colonoscopia?

O preço da colonoscopia pode variar bastante conforme o médico e região territorial que você irá realizar o procedimento. Contudo, os valores ficam em média na casa dos R$ 500, podendo sofrear alterações também devido a necessidade ou não de realizar biopsia.

O SUS cobre?

A colonoscopia é um exame necessário para identificar diversas doenças relacionadas ao intestino. Portanto, em casos onde ela seja necessária, o SUS cobre e para ser atendido pelo sistema, é preciso que o paciente tenha o pedido realizado por um médico credenciado e mediante uma guia especial para o procedimento.

Existem inclusive mutirões de colonoscopia que são realizados de tempos em tempos, nas principais capitais brasileiras. Neles o exame é realizado de forma gratuita e o paciente já sai com orientações dadas pelo médico. No caso de precisar de outros exames ou procedimentos o profissional irá recomendar a melhor atitude a ser tomada para resolvê-los de forma gratuita e pelo SUS.

Colonoscopia possui riscos?

Como todo procedimento cirúrgico a colonoscopia, apesar de baixo, possui riscos de complicações durante o exame. Os riscos incluem perfurações da parede do intestino e também sangramentos. Contudo a incidência é baixa atingindo em média apenas 1 em cada 1000 pacientes tratados.

Caso você esteja enfrentando dores intestinais ou até mesmo desconforto na hora de defecar pode ser que você precise de uma colonoscopia. Nesses casos o profissional mais indicado é o coloproctologista ou então, o proctologista. Os dois disponíveis para consultas por meio do SUS.

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *