Dermatite: O que é? Quais são os tipos? Como tratar?

0
Dermatite: O que é? Quais são os tipos? Como tratar?

É comum algumas pessoas ficarem com a pele vermelha e com uma coceira constante e muitas vezes ignorar os sintomas, sem ao menos saber que eles podem ser sinal de uma doença, como por exemplo, a dermatite.

Hoje nesse artigo eu irei falar um pouco mais sobre os tipos de dermatite, assim você poderá conhecer melhor os sintomas dessa doença a fim de saber diagnosticá-la logo no início. Continue conosco e confira!

O que é dermatite?

A dermatite é uma doença que consiste na inflamação da pele que pode aparecer em várias partes do corpo. Existem vários tipos da doença e é necessário realizar um bom tratamento para conseguir dar fim nela.

Possuir a dermatite pode fazer com que a pessoa fique desconfortável devido aos sintomas e aparência, contudo essa doença não é contagiosa e possui cura, sendo necessário apenas realizar um bom tratamento para dar fim nela.

Quais são os tipos?

Existem vários tipos de dermatite e conhecê-las é fundamental, pois se elas forem confundidas não será possível realizar o tratamento ideal. Confira a seguir todos os tipos:

Dermatite Atópica

Esse tipo é a mais comum e consiste em uma doença crônica. Geralmente ela irá aparecer nas dobras do corpo, podendo afetar até mesmo os bebês.

Quem possui esse tipo irá apresentar coceiras, erupções e crostas na pele.

De contato

A dermatite de contato é dividida em dois tipos, a alérgica e a irritativa. Veja a diferença abaixo:

A alérgica é quando a pessoa possui sensibilidade e/ou alergia de algumas substâncias e fragrâncias. Cerca de 1 a 2 dias após ter contato com algo que cause a alergia já será possível notar os primeiros sintomas.

A irritativa é quando a pessoa tem contato com algum ácido ou químico, pode causar dor e ardência no local, além é claro, da famosa coceira típica da dermatite.

Dermatite mão

Dermatite Seborreica

A seborreica também está na lista das mais comuns e ela poderá aparecer com muita frequência.

Geralmente esta doença aparece nas regiões que possuem glândulas sebáceas, como na região do couro cabeludo e do rosto. É importante estar sempre atento à dermatite seborreica, pois os sintomas costumam ficar brandos e depois se agravarem em pouco tempo.

Perioral

Esse tipo é característico de aparecer nos cantos da boca. É mais comum em mulheres, principalmente entre os 20 e 45 anos, e o principal sintoma dela é o surgimento de manchas vermelhas ao redor da boca.

Dermatite Canina

É um problema que não irá afetar apenas os seres humanos, ela também poderá afetar cães. Embora não pareça, a canina é muito comum, especialmente em cães que possuem muita pelagem.

Nos cães a doença poderá ser causada por vários fatores, e assim que descoberta é necessário realizar um tratamento com um médico veterinário para curá-la.

Vale destacar que assim como os seres humanos, os animais também podem ficar estressados com os sintomas da doença, e por isso é comum que eles fiquem mais agressivos, por isso é necessário cuidado ao ter contato direto com ele.

Herpetiforme

A dermatite herpetifome é uma doença causada devido a intolerância à lactose e que irá causar várias bolhas na pele.

Essa doença ocorre devido a uma reação do sistema imunológico causada pela sensibilidade ao glúten. Ela geralmente ataca crianças, adolescentes e homens adultos, embora ainda possa afetar mulheres adultas.

O aparecimento dos sintomas da doença é gradual, mas é necessário consultar um médico desde o surgimento dos primeiros sintomas.

pele bebê

Como tratar a dermatite?

Assim que for diagnosticado que a pessoa está com dermatite é necessário que ela realize um tratamento, porém ele poderá variar conforme o tipo da doença.

Mas em geral o tratamento é feito através do afastamento dos agentes que causam a doença e com o uso de medicamentos.  Além do mais, hidratar a pele é de extrema importância para conseguir a cura da doença.

Um medicamento muito utilizado nesse tratamento é o Prednisona, contudo somente um médico poderá dizer qual é o medicamento que  você deverá usar em seu tratamento.

Não se automedique nem interrompa o uso de nenhum medicamento para tratar a dermatite ou você poderá ter problemas maiores.

Ainda ficou alguma dúvida sobre a dermatite e como tratá-la? Deixe-nos um comentário que iremos responder você assim que for possível!

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *