Diabetes tem cura? Tudo que você precisa saber sobre essa doença!

0
Diabetes tem cura? Tudo que você precisa saber sobre essa doença!

O número de diabéticos no Brasil tem crescido de uma maneira espantosa, estudos apontam que a diabetes já é considerada uma epidemia no país.  Só nos últimos 5 anos, o Brasil registrou mais de 2 milhões de casos, que pode ser do tipo 1 e do tipo 2. A diabetes tipo 2 é a que possui mais portadores, ela representa 90% dos diabéticos do país.  A diabete do tipo 2, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, é a única que pode ser prevenida.  Com cada vez mais pessoas adquirindo diabetes, devido aos hábitos não saudáveis de vida, muita gente tem se perguntado: Diabetes tem cura?  

Nesse artigo você irá descobrir  tudo sobre essa doença.  Vamos conferir?

Diabetes tem cura: Tratamentos para diabetes

Segundo a pesquisas médicas, ainda não existe cura para a diabetes. Porém, o portador da diabetes pode conviver normalmente com a doença e até mesmo rever os principais sintomas.  Infelizmente, isso não tem acontecido no Brasil.

Segundo um recente estudo, os portadores de diabetes brasileiros estão ficando cada vez mais vulneráveis as complicações da doença, isso porque o tratamento, muitas vezes, não é levado a sério e os velhos hábitos não são abandonados.

O grupo de risco para os portadores de diabete tipo 2 são:  Adultos que levam uma vida sedentária, obesos e com histórico familiar de diabetes.

O melhor tratamento para a diabete é a prevenção e para isso, é importante um estilo de vida saudável, com uma boa alimentação e atividades físicas regulares, isso reduz em grandes chances o risco de desenvolver diabetes.

Segundo a medicina, uma vez que a pessoa foi diagnosticada com diabetes, ela terá que fazer o controle de açúcar no sangue pelo resto da vida, pois como citamos, ainda não existe cura para diabetes.

Todo esse cuidado é essencial, por mais que você não saiba, a diabetes é uma doença grave, se não for tratada, a diabetes pode provocar cegueira parcial, infarto e amputação dos membros.

Apesar da diabetes não ter cura, ela pode ser prevenida, revertida e reduzida.

 

diabetes tem cura

As maiores chances de desenvolver diabetes são por fatores genéticos, ou seja, se você tem parentes próximos que são portadores de diabetes, a sua atenção deve ser redobrada e você deve prestar atenção no seu estilo de vida.

Quem tem parentes portadores de diabetes, principalmente, pai e mãe, devem manter uma alimentação com baixo nível de açúcar e praticar exercícios físicos com regularidade.

Exames anuais também são importantes na prevenção.

Ao perceber qualquer sintoma ou mudança no organismo, o médico deve ser procurado imediatamente.

Se a diabetes for diagnosticada no início, ela será mais fácil de ser controlada no organismo, evitando complicações. Quem tem diabetes pode levar uma vida normal, desde que faça o controle da doença e não arrisque na alimentação.

Diabetes tipo 1

O diabetes tipo 1 é genético, e não está ligado aos hábitos de vida como no 2, por isso, o diabetes tipo 1 não é reversível e não é possível fazer prevenção.

O que acontece com os portadores do diabetes tipo 1, é que o pâncreas para de produzir insulina, isso faz com que os níveis de açúcar no sangue cresçam de maneira exagerada.

Além do mais, a falta de produção de insulina no organismo ocasiona na produção de substâncias tóxicas para o corpo.

Essas substâncias tóxicas são conhecidas como corpo cetónicos, elas fazem com que a pessoa se sinta mal, com muita náusea e mal-estar.

Nesse tipo de diabetes, o paciente deve fazer a aplicação de insulina diariamente.

Como o organismo não produz a insulina de forma natural, o diabético do tipo 1 precisa consumir a insulina de outras formas.

Diabetes tipo 2

A diabetes do tipo dois, como já citamos, é ocasionada por más hábitos e também pode ter ligação genética.

A diabetes do tipo 2, impossibilita o organismo de transformar açúcar em energia.

Esse processo é feito pela insulina, na diabetes tipo 2, o organismo não responde a insulina de maneira correta, e também não produz insulina suficiente para o corpo.

Com isso, os níveis de açúcar no sangue sobem de maneira exagerada.  Em muitos casos de pacientes com diabetes tipo 2, não há necessidade da aplicação de insulina.

A doença pode ser controlada com uma alimentação adequada e com atividades físicas regulares.

E ai gostou do texto sobre Diabetes tem cura? Que tal deixar seu comentário ou sua opinião sobre o assunto? Iríamos adorar respondê-lo!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *