Dipirona: Descubra a relação do remédio com a dengue e MUITO MAIS!

0
Dipirona: Descubra a relação do remédio com a dengue e MUITO MAIS!

A dipirona é o remédio mais tradicional para quem tem dor de cabeça, febre e outros tipos de dores pelo corpo. É vendido por diferentes laboratórios, com nomes chamativos, recheado de propagandas na televisão, mas também pode ser achado na sua forma genérica e bem mais barata.

Uma das principais dúvidas de quem consome esse medicamento é a relação que ele tem com a doença da dengue.  Durante alguns anos falou-se que não se podia tomar. Mas será que essa regra vale até hoje?

Veja nos próximos tópicos todas as informações que você precisa saber para conhecer melhor a dipirona e o seu efeito sobre o organismo. Continue lendo esse artigo e tire todas as suas dúvidas. Confira!

Para que serve a Dipirona?

A dipirona é um composto que vai resolver dois problemas muito comuns na saúde das pessoas:  A dor e a febre, trata de um analgésico e antitérmico.

Consiste em um medicamento analgésico, espasmolítico, antipirético mais usado principalmente, para tratar dores e febre, que normalmente são originadas de gripes e resfriados. Assim, serve para solucionar os sintomas, não cura doenças e por isso, é muito utilizada, independente da enfermidade que a pessoa contraiu.

Antigamente, falava-se no imaginário popular que a dipirona funcionava apenas para a dor de cabeça. Isso é mentira. Uma vez que, por ser um analgésico, ela atua contra qualquer dor, até mesmo muscular.

Claro que existem medicamentos mais eficientes, próprios para esse tipo de dor, mas ela também atua nesses casos.

dipirona

 


Leia também: Mais conteúdo no texto sobre Nimesulida!


Onde comprar?

Você encontra a Dipirona em todas as farmácias e drogarias de todo o Brasil. Contudo,  se você deseja adquirir o seu medicamento em uma compra totalmente segura, você encontra nas drogarias online Onofre e Araújo. Duas drogarias de sucesso, tanto pelos seus produtos, como pelos serviços. Não é atoa que as pessoas confiam de olhos fechados em ambas.

Para comprar seu produto ou qualquer outro online é recomendado que utilize uma dessas plataformas, justamente por serem confiáveis. Basta clicar no botão abaixo, e realizar sua compra de forma segura, sigilosa e prática.

Ambas sempre são cheias de descontos e promoções e só oferecem produtos de qualidade. Que tal conferir?

 

botão onofre

botão araújo

Como tomar Dipirona?

Como dito anteriormente, a Dipirona é indicada em casos de dor e febre. Além disso, a posologia do medicamento varia de acordo com a forma farmacêutica:

Dipirona comprimido simples

A dose mais recomenda para adultos e adolescentes acima dos 15 anos é de 1 a 2 comprimidos de 500 mg ou 1 de 1000 mg até 4 vezes ao dia e ainda, não deve ser mastigado.

Comprimido efervescente

Deve ser dissolvido em um copo de água e é indicado beber logo após a dissolução da Dipirona. A dose recomendada é de 1 comprimido em até 4 vezes ao dia.

Dipirona solução oral 500 mg/ml

Essa dosagem para adultos e adolescentes acima dos 15 anos é de 20 à 40 gotas em uma dose única. Ou ainda, no máximo 40 gotas 4 vezes ao dia, além disso, em caso de crianças, deve-se levar em consideração peso e idade. Confira:

dipirona 500 mg

Este medicamento é contraindicado para menores de 3 meses de idade ou pesando menos de 5 kg

Solução oral 50 mg/ml

Já essa dosagem para adultos e adolescentes acima dos 15 anos, é indicado de 10 à 20 ml em uma dose única. Ou ainda, no máximo 20 ml 4 vezes ao dia, além disso, em caso de crianças, deve-se levar em consideração peso e idade. Confira:

posologia dipironadosagem dipirona

Este medicamento é contraindicado para menores de 3 meses de idade ou pesando menos de 5 kg

Supositório Dipirona

O supositório Dipirona deve ser aplicado por via retal e é necessário seguir todas as orientações:

  1. Mantenha a embalagem em um local fresco
  2. Se porventura, os supositórios estiverem amolecidos devido à temperatura, mergulhe a embalagem em água gelada
  3. Destaque apenas o supositório que vai ser usado e antes de aplicar, lave bem as mãos
  4. Afaste as nádegas com o dedo polegar e indicador, logo depois, introduza o supositório no orifício anal. Para que o supositório não volte, comprima de forma suave, uma nádega contra a outra.

 

Solução injetável

A solução injetável de Dipirona pode ser administrada tanto por via intravenosa, quanto intramuscular sob supervisão médica. Além disso, a administração intravenosa deve ser lenta.

E ainda, a dose recomendada para adultos e adolescentes acima dos 15 anos, é de 2 à 5 ml em uma dose única. Ou ainda, no máximo 10 ml diária, além disso, em caso de crianças, deve-se levar em consideração peso e idade. Confira:

bula dipirona injetável

Pacientes com problemas nos rins e no fígado devem evitar o uso demasiado de dipirona ou então, pessoas que têm alergia à qualquer um dos componentes.  Ela pode atacar esses órgãos já afetados e causar problemas mais graves.

Qual a dosagem?

A dipirona em comprimido tem 500 mg, já a líquida contém 500 mg a cada 1 ml. No caso do medicamento em gotas, você precisa tomar 15 a 30 gotas em água, 4 vezes por dia.

As crianças também pode ingerir ela, o ideal é a metade desse número de gotas para as maiores de 5 anos.

Com menos de 5 anos, devem tomar, no máximo 5 gotas.

Dipirona pode ser usada em caso de suspeita de dengue?

Por muitos a medicina proibiu o uso desse remédio por quem tem suspeita de dengue. Isso porque a dengue diminui muito o número de plaquetas do organismo humano e os médicos achavam que a dipirona diminuía ainda mais essa importante substância do corpo.

Porém, atualmente, viu-se que a dipirona não diminui o número de plaquetas e, com isso, não causa hemorragias. Assim, pode-se tomar dipirona mesmo com dengue. O mesmo vale para o paracetamol, também utilizado como analgésico e antitérmico.

O que não se pode tomar com dengue são os medicamentos que têm como base o ácido acetil salicílico, como o AAS e as aspirinas.  Além disso, anti-inflamatórios também não são recomendados, pois podem causar graves hemorragias.

Caso você esteja com suspeita de dengue, procure imediatamente um médico. A dengue é uma doença grave, que deve ser tratada corretamente para evitar uma situação mais crítica.

 

comprimido dipirona

Pode tomar na gravidez?

Esse remédio não pode ser usada durante a gravidez. O melhor mesmo é evitar e, em caso de dor ou febre, escolher um outro medicamento. Isso porque existem substâncias na dipirona que podem causar graves alergias à mulher grávida e também à lactante.

Essas alergias podem causar a morte da mãe e também do bebê, por isso o ideal é evitar o uso da dipirona. De qualquer forma, converse com o seu médico sempre.   Em caso de dores, ou febre, vá imediatamente ao encontro do especialista para ele definir junto com você o melhor a se fazer.

Já em alguns casos bem específicos, os médicos indicam o uso da dipirona, mas é muito raro disso acontecer. Se você for ao dentista também, não se esqueça de avisá-lo que está grávida ou amamentando, ele pode usar algum medicamento a base de dipirona durante a consulta.

 

Dipirona possui efeitos colaterais?

Sim. A Dipirona pode causar reações indesejadas, principalmente se o paciente tiver alergia à qualquer um dos componentes do medicamento. Confira alguns efeitos colaterais:

  • Pressão baixa
  • Distúrbios renais
  • Distúrbios vasculares
  • Distúrbios urinários
  • Reação alérgica grave
  • Urticária

Se após o uso do medicamento você perceber alguns desses sintomas ou outra reação à Dipirona,  informe imediatamente seu médico.

E contraindicações?

A Dipirona é um medicamento contraindicado para grávidas, lactantes e pessoas alérgicas à dipirona sódica ou qualquer um dos componentes da fórmula. Além disso, pessoas com asma, porfiria aguda do fígado intermitente e deficiência congênita da glicose-6-fosfato-desidrogenase.

E ainda, pacientes que já tenham desenvolvido outras reações anafiláticas com analgésicos, como por exemplo, paracetamol, ibuprofeno, naproxeno, diclofenaco também não é indicado ingerir dipirona sódica.

Caso tenha gostado deste texto, compartilhe-o nas suas redes sociais!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *