Doença de Crohn: Saiba tudo sobre essa enfermidade que ataca o sistema digestivo

0
Doença de Crohn: Saiba tudo sobre essa enfermidade que ataca o sistema digestivo

A Doença de Crohn é uma enfermidade incomum e que ataca as paredes do intestino grosso e também do delgado. Ela provoca uma inflamação intestinal e ocorre por conta de alguma desregulação no sistema imunológico.

Essa doença pode ser muito grave, mas tem tratamento. Ela ocorre, principalmente em pessoas com mais de 20 anos, mas pode surgir em qualquer etapa da vida do paciente. Ela funciona como se fosse uma úlcera, gera um machucado em uma parte do sistema digestivo e, se não tratada, essa lesão cresce sem parar.

Nos tópicos a seguir você terá algumas informações específicas a respeito da Doença de Crhon. Confira!

Qual o CID da Doença de Crohn?

O CID é uma documentação que define uma numeração para todas as doenças e problemas de saúde já descobertos pela ciência e pela medicina. No caso da Doença de Crohn, o número é o CID 10 – K50.

Qual a dieta adequada?

Uma das formas de tratamento da Doença de Crohn é mudar a sua dieta para uma específica que não afete as paredes dos intestinos e não faça com que essa enfermidade evolua para uma lesão mais grave. Na dieta, a principal regra é evitar alguns alimentos específicos que podem fazer com que a úlcera aumente de tamanho. Não é uma dieta para melhorar, mas sim para não deixar piorar.

Nela, você vai ter que evitar o consumo de gordura, doces em geral, mesmo dietéticos, adoçantes, verduras folhosas, cascas de frutas e condimentos diversos, como ketchup, orégano, páprica, pimenta, mostarda e outros. Leite e derivados também devem ser evitados caso a sua Doença de Crohn tenha sido causada pela intolerância à lactose.

Existem também algumas dicas sobre o que ingerir. Muito líquido, principalmente água, no mínimo, dois litros por dia. Prefira alimentos cozidos e carnes magras, como filé de peito de frango e peixe. Mastigue muito bem os alimentos, coma devagar, sem pressa.

Outra importante dica é fazer de 5 a 6 refeições por dia, leves, com pouca quantidade e demoradas. Isso vai ajudar no não avanço da doença.

Doença de Crohn corpo

A Doença de Crohn pode matar?

A Doença de Crohn é considerada uma enfermidade crônica, que pode causar muitos males para a pessoa, só que ela não é fatal. Porém, é preciso fazer o tratamento corretamente para que a pessoa tenha uma vida normal, mesmo portando a enfermidade. Caso contrário, a qualidade de vida do paciente vai ficar péssima.

Tem cura?

Não, a Doença de Crohn não tem cura, mas o tratamento devolve a vida normal para a pessoa, apenas com algumas restrições específicas de dieta. Em alguns casos, é necessário fazer uma cirurgia para evitar o avanço da enfermidade, mas mesmo a cirurgia não fornece a cura.

Qual a fisiopatologia da Doença de Crohn?

A doença começa como uma simples lesão em alguma parte do sistema digestivo e pode evoluir para uma úlcera, se não tratada. É uma enfermidade mais comum no intestino delgado, mas pode ocorrer no grosso, no estômago, no duodeno e até no esôfago.

É uma doença inflamatória, obstrutiva e penetrante. Considerada crônica pela medicina, apesar de não causar a morte do paciente, caso ele trate corretamente a enfermidade. Há riscos da Doença de Crohn evoluir para um câncer, mas isso é evitável com o tratamento e dieta correta.

intestino Doença de Crohn

Precisa de cirurgia?

Em alguns casos a cirurgia é necessária para evitar o avanço da doença e fazer com que o paciente tenha uma qualidade de vida boa. O médico vai lhe informar se o seu caso necessita ou não de fazer esse tipo de procedimento.

Quais os sintomas da Doença de Crohn?

Os principais sintomas da Doença de Crohn são: febre, dor abdominal, cólica, diarreia, sangramento retal, perda de apetite, perda de peso, artrite, aftas, hemorroidas, pus, erupções cutâneas e olhos avermelhados.

Os principais sintomas são a diarreia, as dores e a febre, mas esses outros podem ocorrer, principalmente, se a doença estiver em estágios mais avançados. Em caso de qualquer um desses sintomas, busque um médico, faça os exames e inicie o tratamento.

A Doença de Crohn é uma enfermidade grave, que pode causar muitos males ao paciente. Por isso, ela deve ser tratada com seriedade e o tratamento feito da forma como mandar o médico.

Se tiver ainda restado alguma dúvida específica sobre a Doença de Crohn, deixe o seu comentário aqui embaixo!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *