Doença de Lyme: O que é? Quais são os sintomas? Tem cura?

0
Doença de Lyme: O que é? Quais são os sintomas? Tem cura?

As infecções ocasionadas por bactérias são mais comuns do que muitas pessoas imaginam e em alguns casos elas poderão se tornar uma grave doença. Desa forma, podemos citar, a infecção bacteriana, que ocasiona a doença de Lyme, uma doença que pode trazer vários problemas ao indivíduo.

Você já ouviu falar na doença de Lyme? Sabe o que é e como é feito o diagnostico dela? Se a sua resposta foi não, esse artigo é para você, pois a seguir eu irei falar tudo o que você precisa saber sobre ela.

O que é Doença de Lyme?

A Borreliose, popularmente conhecida como doença de Lyme é uma infecção causada por bactérias e que é transmitida aos seres humanos através dos carrapatos. Além disso, essa doença é muito comum principalmente na Europa e na América do Norte.

Muitos estudiosos acreditam que essa doença é mais antiga. Contudo, ela ficou conhecida no ano de 1997 quando houve um surto da doença na cidade de Lyme, daí seu nome.

Agente causador

Essa  doença é causada por uma bactéria chamada Borrelia Burgdorferi e sua transmissão é feita através dos carrapatos. Sendo que o causador da doença é um de cor marrom e que pode ficar bastante tempo no hospedeiro sugando o seu sangue.

Para que seja possível transmitir a doença aos seres humanos é necessário que o carrapato fique na pele por no mínimo de 36 a 48 horas. Por isso, é importante ficar sempre atento quando vai em regiões que possuem carrapato, pois se você pegar um, precisa eliminá-lo o mais rápido possível.

É importante destacar que os carrapatos menores são os que mais transmitem a Borreliose, pois eles são menores e mais difíceis de serem identificados e removidos do corpo antes de causar a doença.

As bactérias invadem o corpo quando o carrapato pica a pessoa, e nesse momento elas vão direto para a corrente sanguínea e se espalham por todo o corpo.

perna Doença de Lyme

Sintomas da Doença de Lyme

Os principais sintomas da doença de Lyme são na pele, na articulação e no sistema nervoso e podem aparecer no corpo do indivíduo dentro de um mês após a infecção.

Os primeiros sintomas a aparecer são:

  • Vermelhidão no local da picada
  • Febre
  • Calafrios
  • Dores no corpo
  • Fadiga
  • Erupção cutânea
  • Dor de cabeça

Outros sintomas que aparecem futuramente são:

  • Inchaço
  • Dor nas articulações
  • Problemas neurológicos

Esses sintomas mencionados acima são os mais comuns, porém o indivíduo ainda pode apresentar:

  • Problemas de coração
  • Inflamação do fígado
  • Inflamação dos olhos
  • Fadiga severa

Ao começar o aparecimento dos primeiros sintomas, um médico deve ser consultado.

Diagnóstico

Os especialistas que podem realizar o diagnóstico da doença são o infectologista, o clínico geral, o dermatologista, o neurologista e o reumatologista.

O diagnóstico é um pouco difícil de ser feito. Assim, você deverá dizer todo  o seu histórico médico e fazer exames específicos a fim de saber se existem anticorpos para as bactérias  que causam a doença.

Geralmente os testes são mais confiáveis já algumas semanas após a infecção.

Carrapato Lyme

Prevenção da Doença de Lyme

Para se prevenir da doença é necessário que você use repelentes e roupas compridas sempre que for a regiões que possuem grandes infestações de carrapatos.

Tratamento

O tratamento da doença de Lyme é feito através dos antibióticos e as dosagens irão variar conforme cada caso, sendo repassadas por um médico.

Alguns dos medicamentos que são mais utilizados são o Ceftriaxona Dissódica, Cefftriaxona Sódica, Prednisona e Clordox.

É importante alertar que apenas um médico saberá qual o melhor medicamento para você e em decorrência disso, é necessário que você nunca se automedique. E também, é indicado que você não consuma dosagens maiores do que a recomendável, já que poderá ter sérios problemas.

Doença de Lyme tem cura?

Sim, a doença de Lyme tem cura. Porém é importante que ela seja diagnosticada ainda no início, pois assim ainda não irá ter evoluído causando complicações mais graves e apenas o uso de antibióticos irá tratar o problema.

Contudo, se a doença for diagnosticada apenas quando tiver em estágio mais elevado, ela já poderá ter afetado as articulações e o sistema nervoso, e embora ainda haja cura, os sintomas serão mais difíceis de serem tratados, por isso, ao surgirem os primeiros sintomas, consulte um médico!

Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário que responderemos você em seguida!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *