Enxaqueca: Quais sãos os sintomas? E as causas? Como tratar?

0
Enxaqueca: Quais sãos os sintomas? E as causas? Como tratar?

Muitas pessoas sentem dor de cabeça vez ou outra, e embora esse sintoma seja comum, em alguns casos ele pode ser bem mais forte e afetar significativamente a vida do indivíduo, que é quando a pessoa possui enxaqueca.

Você provavelmente já ouviu falar na enxaqueca. Sabe o que é e como pode aliviar essa dor? Se a sua resposta foi não, esse artigo é para você, continue lendo e descubra a seguir tudo sobre o assunto.

O que é enxaqueca?

A enxaqueca trata-se de um dos tipos de dor de cabeça, sendo que ela é caracterizada por ser uma dor pulsátil em um ou nos dois lados da cabeça. Geralmente essa dor pode vir acompanhada de outros sintomas, como náuseas, vômito e fotofobia.

A crise poderá durar até 72 horas, e pode afetar crianças  e adultos, embora seja mais comum nas pessoas de 25 a 45 anos. Esse problema é mais comum em mulheres do que em homens. Além disso, existe a enxaqueca episódica e a crônica.

mulher com dor

Causas

A enxaqueca ainda não possui suas causas comprovadas, mas é possível dizer que ela poderá ser por fatores genéticos ou alterações no cérebro, mas existem alguns gatilhos que podem influenciar para que essa doença aconteça como:

  • Jejum prolongado
  • Estresse
  • Alterações na rotina do sono
  • Mudanças bruscas de umidade
  • Mudanças bruscas de temperatura
  • Odores fortes
  • Sons intensos
  • Luzes fortes
  • Uso abusado de medicamentos
  • Alguns tipos de alimentos
  • Fatores hormonais

Quem possui enxaqueca deve evitar esses itens para tentar evitar uma crise.

 Como aliviar a enxaqueca?

Com a mudança de alguns hábitos é possível conseguir aliviar as crises e por isso, se você tiver em uma crise deverá seguir as dicas abaixo:

  • Tome o medicamento que foi passado pelo seu médico
  • Tente entender o que ocasionou a crise para que você possa evitá-la futuramente
  • Descanse em um local escuro e sem nenhum barulho
  • Beba muita água para hidratar
  • Faça refeições leves
  • Se prepare para os dias que serão estressantes, pois é possível que você tenha uma crise.

Com essas dicas será possível você conseguir aliviar a sua enxaqueca.

Crônica

A enxaqueca crônica é mais persistente, que irá ocorrer várias vezes ao mês, sendo que é possível que ela aconteça 15 dias ou mais por mês e dura cerca de 3 meses.

Geralmente quem sofre com esse  tipo terá alguns sintomas como: dor unilateral, sensibilidade a luz, vômitos e náuseas por pelo menos 8 dias.

É importante que a pessoa saiba identificar se ela possui uma dor de cabeça crônica ou episódica. Pois os tratamentos serão diferentes em cada caso e ao confundir esses dois tipos, a pessoa poderá consumir muitos analgésicos, o que será prejudicial a sua saúde.

enxaqueca muito forte

Enxaqueca na gravidez

É comum que algumas mulheres sofram de enxaqueca durante a gravidez, sendo que na maioria dos casos as dores de cabeça começam a se agravar ainda no começo  da gestação. Pois, nesse período o corpo da mulher irá sofrer várias transformações hormonais.

Nesses casos, é comum que as crises desapareçam com o passar do tempo e quando o bebê nasce o nível de estrógeno tende a cair consideravelmente. Por isso, pode ser que a mulher volte a ter crises, sendo que em alguns casos é preciso que seja realizado um tratamento após o parto.

Menstrual

A enxaqueca menstrual é muito comum quando a mulher está no período de TPM, pois o seu corpo irá sofrer várias alterações nesse período. Assim,  geralmente ela irá aparecer cerca de 2 ou 3 dias antes da menstruação.

Geralmente a enxaqueca menstrual irá ser tratada com medicamentos mais fracos, mas se ela persistir é necessário fazer um acompanhamento com um neurologista.

Enxaqueca com aura

A dor de cabeça com aura é quando a dor é acompanhada de alguns sintomas que podem ser visuais ou sensitivos. A aura normalmente dura poucos minutos, mas em alguns casos podem durar até uma hora. Na maioria das vezes a dor de cabeça das pessoas que possuem essa doença é bem forte.

Cerca de 20% das pessoas que apresentam a enxaqueca apresentam a com aura.

Tem cura?

A enxaqueca não tem cura, porém existem vários tratamentos que podem ser feitos para que seja possível controlá-la.

Ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário que responderemos em seguida!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *