Eosinófilos: O que são? Como tratar se tiver alto? E baixo?

0
Eosinófilos: O que são? Como tratar se tiver alto? E baixo?

O corpo humano é uma máquina perfeita, e por isso conhecê-lo é essencial para conseguirmos entender melhor o seu funcionamento. Hoje nesse artigo eu irei falar um pouco sobre os eosinófilos, que são células muito importantes para a defesa do sangue, por isso elas deve estar em boa quantidade em nosso corpo.

Você já conhece eosinófilos? Sabe o que é e qual a sua função em nosso corpo? Ainda não? Pois então esse artigo é para você, continue conosco e confira tudo a seguir!

O que são os eosinófilos?

Os eosinófilos nada mais são que uma célula de defesa do nosso sangue. Assim, é originário de uma diferenciação do mieloblasto, uma célula que é produzida na medula óssea. Os eosinófilos estão presentes em grandes quantidades no sangue, sendo que sua concentração aumenta ainda mais quando o indivíduo sofre com infecções parasitárias, fúngicas e bacterianas, ou em casos de reações alérgicas.

Para que seja possível avaliar a quantidade de eosinófilos no sangue é necessário realizar um leucograma. Dessa forma, será possível avaliar a quantidade de células brancas que estão presentes no sangue.

Normalmente o ideal é que a quantidade total dos eosinófilos no sangue seja de 40 a 500 células/ml, sendo que a porcentagem deste em relação às outras células de defesa do sangue deve ser de 1 a 5%.

Qual a função?

A principal função é a de defender o organismo de microrganismos estranhos, ou seja, irá atuar no sistema imunológico.

Possuir uma boa quantidade deles no sangue é essencial para conseguir combater os agentes invasores. Pois, embora os eosinófilos estejam em menos quantidade que outras células de defesa do sangue que atuam no sistema imunológico, eles são excelentes para auxiliar na proteção.

O ideal é que uma pessoa não apresente nem uma grande quantidade, nem uma quantidade pequena deles. Quando o paciente está com a quantidade adequada dessas células no sangue, é quando seu sistema imunológico está funcionando melhor.

visão microscópica

Índice alto dos eosinófilos

Quando uma pessoa possui mais de 500 células por ml de sangue é possível dizer que ela está com uma eosinofilia, ou seja, está com uma alta quantidade de eosinófilos no sangue.

Essa alteração, representa que o indivíduo pode estar com algum tipo de doença.

As principais causas da elevação da quantidade de eosinófilos são:

  • Doenças alérgicas
  • Infecções
  • Parasitoses causadas por vermes
  • Doenças inflamatórias de pele
  • Doenças inflamatórias
  • Alergia causa por uso de medicamentos

As pessoas que apresentam esse quadro geralmente não sentem nenhum sintoma. Porém, em alguns casos pode ser que ela apresente alguns sintomas como espirros, congestão nasal, dor abdominal, febre e coceiras, por isso é necessário consultar um médico.

Baixo

Quando a quantidade de eosinófilos está abaixo de 40 células/ml a pessoa está com eosinopenia, ou seja, pouca quantidade de eosinófilos no corpo, e isso irá significar que a pessoa está com pouca imunidade.

Essa baixa quantidade de células por ml pode ser causada devido ao uso de medicamentos ou o surgimento de doenças que afetam o sistema imunológico. Ou então, pode ser devido há algum tipo de infecção bacteriana aguda. Além do mais, em alguns casos essa baixa pode não estar relacionada com nenhuma doença.

Se a eosinopenia não estiver relacionada a nenhuma doença é possível que  a pessoa não tenha nenhum sintoma.

sangue eosinófilos

Como tratar?

Quando a pessoa descobre a alteração, é necessário descobrir a causa do problema e em seguida fazer um tratamento que geralmente é feito a base de medicamentos.

É de extrema importância que a pessoa consulte um médico para que ele possa dizer qual é o melhor tipo de tratamento para o problema.

Eosinófilos e basófilos

Assim como os eosinófilos, os basófilos também são células de defesa do organismo e são muito importantes para o bom funcionamento do sistema imunológico.

Contudo, os basófilos estão em menos quantidade no corpo do que os eosinófilos, pois uma pessoa saudável irá apresentar apenas de 0 a 200 basófilos por ml cúbico de sangue.

Para descobrir a quantidade no sangue é necessário que a pessoa faça um leucograma.

Ainda ficou alguma dúvida sobre os eosinófilos, alto e baixo e seu tratamento? Então deixe um comentário que assim que for possível responderemos você!

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *