Escoliose: Veja o que é e como tratar esse problema de coluna!

0
Escoliose:  Veja o que é e como tratar esse problema de coluna!

A escoliose é um problema cada vez mais comum em todo o planeta. A postura equivocada, o carregamento de peso excessivo, o tempo demorado em uma única posição, a falta de alongamento, tudo isso pode causar a escoliose.

Nos tópicos a seguir você conhecer os principais tipos de escoliose, como tratar cada um deles, se é necessário cirurgia, entre outras informações relevantes sobre esse problema de saúde. Confira!

O que é?

escoliose o que é?

Muitas pessoas ainda têm dúvidas a respeito do que é a escoliose e confundem esse problema de coluna que também estão sendo cada vez mais comuns.

A escoliose é, especificamente, uma deformidade na coluna vertebral que a deixa curvada, ou seja, indo mais para o lado direito ou para o lado esquerdo. A escoliose também pode ter um outro sintoma que é grave e bem dolorido que é a rotação das vértebras, também chamada popularmente de giba.

Conheça também tudo sobre a hérnia de disco!

Escoliose lombar

Existem vários tipos diferentes de escoliose e essas definições ocorrem, principalmente, pela parte da coluna que está curvada, torta. No caso da lombar, é a região mais próxima da cintura. Gera muita dor, dificuldade de sentar e a pessoa até travar, caso esteja bem curvada e dolorida.

O tratamento pode ser por meio de medicamentos que aliviam os sintomas, fisioterapia e, em alguns casos, é necessária a cirurgia para corrigir a coluna e fazer com que a pessoa tenha uma vida normal novamente.

Escoliose dorsal

escoliose dorsal

Dorsal é o nome dado para a coluna como um todo, da parte cervical até a lombar. Quando ocorre esse tipo de escoliose, a pessoa tem uma postura toda torta, devido à curvatura em toda a extensão da coluna vertebral.

É talvez o caso mais comum, devido a falta de postura que as pessoas têm ao sentar ou até caminhando. Por isso, o tratamento é também o mais comum, feito por meio de fisioterapia, pilates, alongamentos.

Somente em casos bem mais graves que pode ser indicada algum tipo de cirurgia que repare ou melhore um ou outro sintoma dessa escoliose dorsal.

Acentuada

A chamada escoliose acentuada é quando um ou vários pontos da coluna possuem uma curvatura mais acentuada do que as outras. Essas partes geram muita dor e desconforto no paciente e precisa ser tratada com rapidez.

Primeiro são usados os medicamentos que diminuem a dor e depois é feito o tratamento que pode ser por fisioterapia ou por cirurgia.

Congênita

A escoliose congênita é aquela que nasce com a pessoa devido a uma má formação óssea durante o período em que era um feto. Ela também é tratável, muitos conseguem viver com ela normalmente durante toda a vida, mas, em algumas situações, pode ser necessária cirurgia.

Neuromuscular

Diferente da maior parte dos tipos de escoliose, essa não é causada por um problema ósseo, mas sim muscular ou nervoso. A curvatura na coluna ocorre por algum tipo de mudança nos músculos e nervos que ficam próximos à coluna dorsal.

Tem cura?

Normalmente, o tratamento da escoliose faz com que o paciente consiga viver e conviver com ela de forma tranquila, sem sentir dores ou qualquer tipo de incapacidade.

Apenas em casos mais graves é que é indicada a cirurgia que repara totalmente ou parcialmente a curvatura. No mais, é um problema simples, se for tratado e se houver uma mudança de postura e de hábitos.

Quando a cirurgia é indicada?

escoliose

A cirurgia só é indicada em casos de incapacitação ou de algum perigo maior recorrente da curvatura da coluna. Isso ocorre apenas em situações bem específicas. Normalmente, o melhor tratamento é com fisioterapia mesmo.

Conheça também as causas da osteoporose!

Escoliose aposenta?

Apenas em casos bem graves, a escoliose pode gerar a aposentadoria por invalidez. Quando a pessoa fica, realmente, incapacitada, ou quando os médicos afirmam que ela vai ficar, caso continue trabalhando.

Academia ajuda?

O que ajuda a melhorar a escoliose é a boa postura, fazer alongamentos, mudar de posição, ficar um tempo sentado, outro em pé, outro deitado, enfim, hábitos que mantenham a saúde da sua coluna saudável.

Os exercícios podem ajudar nisso, a depender do exercício. Se for para puxar muito peso, acima do que seu corpo aguenta, ou fazer atividades de alta intensidade esgotantes, isso pode piorar a sua situação.

Se tiver ainda alguma dúvida a respeito da escoliose, deixe o seu comentário aqui embaixo!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *