Exercícios aeróbicos de baixo impacto: Conheça os melhores e comece já!

0
Exercícios aeróbicos de baixo impacto: Conheça os melhores e comece já!


Milhares de pessoas em todo mundo almejam uma vida mais saudável, mas nem sempre sabem por onde começar. Exercícios físicos, junto com uma alimentação balanceada, são a melhor forma de manter o corpo e a saúde bem cuidados. Porém, não é qualquer pessoa que pode fazer certos tipos de movimentos. Por isso, é tão importante fazer um check-up médico antes de iniciar qualquer atividade física. Se houver alguma restrição, ele vai te orientar sobre qual tipo de esporte você pode praticar.

Quem pode praticar?

Idosos, mulheres grávidas, pessoas com sobrepeso ou que queiram preservar as articulações e aliviar em programas de atividades mais rigorosos, devem fazer exercícios aeróbicos de baixo impacto. Eles são uma ótima forma de obter os benefícios de um treino aeróbico sem a tensão e o estresse associados aos exercícios tradicionais. A aeróbica de baixo impacto é feita com movimentos grandes, controlados e que trabalham vários grupos musculares. Os exercícios são feitos sempre deixando ao menos um dos pés no chão.

Essas atividades em contraste com os outros tipos de aeróbicas – que envolvem impactos mais nítidos nas articulações e músculos e podem resultar lesões de esforço repetitivo – são a melhorar maneira que pessoas com restrições têm de continuar praticando algum esporte. Abaixo seguem algumas sugestões de exercícios que são consideradas atividades aeróbicos de baixo impacto.

Exercícios aeróbicos de baixo impacto

Natação

Natação é sempre uma boa pedida! A natação usa movimentos grandes, lisos e trabalha todo o corpo – movimentando todos os grupos musculares.

Caminhada

Caminhada é um exercício prático, simples e que pode ser feito em qualquer lugar. Caminhar é um ótimo exercício de baixo impacto, desde que você use sapatos confortáveis com bons amortecedores. Ande sobre superfícies mais planas e evite bater seus pés com muita força em um chão mais duro.

Ciclismo

Pedalar possibilita que você personalize a intensidade aeróbia do seu exercício para o seu nível de conforto. O ciclismo não envolve nenhum impacto para articulações do corpo. Lembre-se de usar os equipamentos de proteção e manter a postura correta na hora de pedalar.

Dança

A dança é uma das opções para perda de peso que mais agradam as pessoas, em especial as mulheres. A dança escolhida por você deve envolver movimentos suaves que te mantenham sempre com um pé no chão. Uma das maiores vantagens de dança aeróbica são suas possibilidades sociais – geralmente as aulas são feitas em grupo.

Equipamentos fixos

Equipamentos fixos – como as máquinas elípticas, máquinas de escada e bicicletas estacionárias – muitas vezes são preferíveis para aeróbica de baixo impacto, porque envolvem ainda menos impactos comuns do que outros exercícios.

Exercícios aeróbicos para idosos

Idosos não só podem – como devem – se exercitar, principalmente, para manter a saúde em dia e a cabeça trabalhando.  Porém, deve-se levar em conta o peso da idade. Primeiro, procure o médico, faça um check-up e veja com ele quais tipos de exercícios físicos ele recomenda para você. Geralmente, os alongamentos e exercícios aeróbicos de baixo impacto são o caminho para a melhor idade se manter ativa e não transformar a busca por uma saúde melhor em algo perigoso. Tome os cuidados necessários e siga sempre as instruções médicas. Não abuse na hora de praticar os exercícios.

Os exercícios aeróbicos e os alongamentos deixam os ossos mais fortes, melhorando a densidade mineral óssea, diminuem a incidência de quedas e previnem a diabete. A redução da pressão arterial, a melhora da condição cardio-vascular, dos níveis de colesterol e do funcionamento do coração também são características comuns a saúde de idosos que praticam exercícios. Todos esses detalhes devem ser considerados na hora de tomar coragem para começar a se exercitar. Caminhada, natação, corrida e dança são alguns exemplos de exercícios indicados para os idosos. Quanto menos impactos as articulações sofrerem no momento em que a atividade física for realizada, melhor.

Lembre-se de:

  • Usar tênis e roupas adequadas para cada atividade;
  • Iniciar a atividade de maneira gradual, nunca começar muito forte;
  • Não praticar se estiver em jejum alimentar;
  • Reconhecer seus próprios limites e estar disposto a parar caso necessário;
  • Nunca iniciar uma atividade física sem fazer o devido alongamento do corpo.

Confira este vídeo com mais algumas ideias para que você possa praticar exercícios de baixo impacto em sua própria casa e comece agora mesmo!

Este artigo foi útil para você? Conhece mais exercícios de baixo impacto bacanas? Conta pra gente aqui nos comentários!

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *