Gordura no fígado: saiba as causas desse problema, os sintomas e como funciona o tratamento

0
Gordura no fígado: saiba as causas desse problema, os sintomas e como funciona o tratamento

Um problema de saúde que ganhou as páginas dos sites de notícia nos últimos tempos é a gordura no fígado, também conhecida como esteatose hepática. Essa enfermidade pode acontecer com qualquer pessoa, principalmente aquelas que não possuem hábitos saudáveis. A gordura no fígado é quando o seu órgão hepático acumula carboidratos e lipídios por conta de questões alimentares, excesso de bebida alcoólica e demais toxinas que o fígado por metabolizar.

Nos tópicos a seguir você vai entender as principais causas, os sintomas e também saber como tratar esse problema que está sendo super comum no século XXI. Confira!

Quais os sintomas de gordura no fígado?

Normalmente, não há sintomas, o que é perigoso. O que você perceber é a sua barriga mais inchada, dura. Porém, em alguns casos, podem ocorrer alguns sintomas para além dessa obesidade mais específica.

Alguns pacientes têm fadiga muscular, icterícia – que é a cor amarelada da pele, a cor da urina também pode mudar, ficar mais escura, além de dor abdominal e perda muscular. Porém, o mais comum é a falta de sintoma mesmo. Por isso, é essencial fazer exames de rotina no fígado, principalmente se você vive uma vida desregrada, nada saudável e sedentária.

acima do peso

E causas?

A principal causa da gordura no fígado é a vida nada saudável. Comer alimentos gordurosos, doces, tomar cerveja e outras bebidas alcoólicas, fumar, usar drogas, ter feito uso de anabolizante, etc. A vida sedentária também contribui e ajuda nessa situação.

O problema da gordura no fígado é que ela é potencialmente perigosa. Se aumentar, pode se transformar em uma hepatite, ou até em um câncer no fígado.

Como acabar com a gordura no fígado?

Todo e qualquer tipo de problema no fígado não é simples de curar. É um órgão que tem uma capacidade de recomposição muito alta, mas que quando lesiona é praticamente irrecuperável.

No caso da gordura no fígado, você vai precisar mudar radicalmente de vida. Parar de beber, de fumar, comer apenas alimentos saudáveis, fazer uma dieta orgânica e equilibrada, exercícios físicos todos os dias da semana.

A depender da quantidade de gordura, do nível da sua esteatose, em alguns meses esse problema já pode ser resolvido. Se for algo mais grave, aí serão necessários anos para destruir essa gordura acumulada no órgão hepático.

É bom lembrar que é extremamente necessário tratar esse problema. Caso ele se transforme em uma hepatite ou câncer, as chances de cura são bem menores, talvez apenas um transplante possa resolver a enfermidade.

VOCÊ TEM DIFICULDADE DE PARAR DE FUMAR? CONFIRA DICAS INCRÍVEIS!

Qual a dieta certa?

A dieta para gordura no fígado é uma dieta fitness. Pouco carboidrato, proteínas leves como frango, peixe e ovo, muitas verduras, legumes e algumas frutas específicas, sem muito carboidrato. Isso tudo, de preferência, com alimentos orgânicos, agroecológicos, que não possuem veneno e, com isso, o seu fígado não vai precisar trabalhar para eliminar essas toxinas.

O ideal é você ir a um médico ou nutricionista e fazer essa dieta. Bebida alcoólica precisa ser, completamente, retirada da sua vida. A não ser que seja uma situação mais simples que libere uma cerveja ou outra, algum dia do mês. Mas o médico vai te explicar tudo direitinho.

dieta para gordura no fígado

Chás para gordura no fígado

Existem alguns chás e sucos que ajudam o fígado a trabalhar e eliminar as suas toxinas. Os mais conhecido de todos é o chá-verde, que desempenha bem essa função. Ele pode ajudar, mas não é sinônimo de cura, ainda mais se você mantiver os hábitos nada saudáveis. Outro elemento que você pode usar em chás e sucos é o gengibre e a couve.

Qual o tratamento adequado?

Normalmente, o tratamento é apenas a mudança de hábitos. Não existe um remédio específico para tratar a gordura no fígado, é apenas mudar o estilo de vida e fazer os exames para ver como está a evolução ou regressão da doença.

Qual o remédio para gordura no fígado?

Em um primeiro momento, nenhum médico vai te indicar o uso de qualquer remédio, porque ele não vai fazer efeito, se você não mudar seus hábitos, pode até piorar a situação. Em casos mais extremos, de hepatite, por exemplo, aí sim alguns medicamentos podem ser indicados, embora a solução também seja o acompanhamento e a mudança de hábitos.

É um problema que causa dor?

Algumas pessoas podem ter sintomas, como dor abdominal, ou na região do fígado, que fica bem no início da barriga, no lado direito, logo abaixo da costela. Mas não é uma regra, a maior parte das pessoas não sentem nada.

Se tiver ainda alguma dúvida a respeito da gordura no fígado, deixe o seu comentário aqui embaixo!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *