Gota: Saiba o que é, os sintomas, como é feito o diagnóstico e o tratamento!

0
Gota: Saiba o que é, os sintomas, como é feito o diagnóstico e o tratamento!

Só quem já teve gota por, pelo menos, uma vez na vida, sabe o quão dolorida é essa inflamação e o quanto ela pode incomodar para que a pessoa consiga viver com tranquilidade e qualidade. Apesar de ser um problema até comum, algumas pessoas vivem em cima de um mito sobre essa enfermidade.

Por conta disso, este texto vai desvendar tudo que é verdade e tudo que é mentira a respeito da gota. O que ela é, os sintomas, as causas, os fatores de risco, como é feito o diagnóstico, o tratamento e todas as informações que você precisa saber a respeito dela. Veja!

O que é a gota?

A gota é uma inflamação que ocorre em determinadas articulações do corpo humano e que é formada por um cristal de ácido úrico. O ácido úrico, para quem não sabe, é uma substância formada nos rins e que quando está em nível elevado pode causar diversos males, como a gota e também a pedra nos rins.

No caso da gota, esse cristal de ácido úrico sai da região renal e vai pela corrente sanguínea até chegar a uma articulação específica. O mais comum é ocorrer nas mãos, nos dedos e no calcanhar. Lá, ele gera uma inflamação, com uma dor insuportável, que pode dar febre, dor de cabeça e outros sintomas em conjunto.

imagens

Quais são as causas?

A causa da gota é o excesso de ácido úrico. Esse fato pode ocorrer por diversos motivos, como consumo excessivo de proteínas, carnes vermelhas, leite e derivados, ovo, milho e outros. Além disso, as bebidas alcoólicas, em especial as fermentadas, como cerveja e vinho também podem fazer com que o nível do ácido úrico no seu sangue suba bastante e isso cause a gota.

Outra causa que ainda é estudada é a questão genética. Se seu pai, mãe, avós, tios e tias tiveram algum problema com gota, ou ácido úrico, é bem provável que você também possa ter.

Quais os sintomas da gota?

O principal sintoma da gota é ela própria, que é o inchaço e inflamação de alguma articulação do corpo, mais precisamente nas mãos, pés ou joelhos, onde é mais comum. Essa inflamação esquenta, fica avermelhada, inchada, dói muito e também pode causar febre, dor de cabeça e outros sintomas comuns a inflamações e infecções.

Isso porque se não tratada, a gota pode sim se tornar uma infecção e aí o problema só piora. Por isso, ela precisa ser diagnostica e tratada rapidamente para evitar que se torne algo mais grave.

Quais os tipos?

Existem dois tipos de gota: a crônica e a aguda. A crônica é quando a dor aparece e desaparece com o passar do tempo e também em articulações diferentes. Ela ocorre, quando o ácido úrico não é tratado e faz com que essa inflamação vá e volte sempre que ela quiser.

A aguda é aquela gota que é muito dolorosa, afeta apenas uma articulação e depois de tratada desaparece por um bom tempo.

Quais os fatores de risco para ter gota?

Um dos fatores de risco é ter tido alguém na família com esse problema. Ela também é mais comum em homens com mais de 40 anos, mulheres na menopausa, pessoas com hipertensão, diabetes, colesterol alto, com muita gordura corporal e também que ingere bastante bebida alcoólica ou toma medicamentos diuréticos.

gota desenho

Como é feito o diagnóstico? 

Ao ir ao médico, ele vai pedir um exame de sangue para saber como está seu ácido úrico. Depois desse exame feito e comprovado o alto índice do ácido, ele pode pedir um exame de ressonância na articulação afetada, ou fazer uma retirada do líquido do cristal do ácido úrico que está na articulação afetada.

Existem também outros exames, como Raio-X, biópsia e outros, mas os mais comuns são a ressonância e a análise do líquido inflamatório.

Qual o tratamento da gota?

Diferente do que muitos pensam, o tratamento de gota não é igual ao de ácido úrico. Muito pelo contrário, quando estiver com gota, você deve parar de tomar o seu remédio para ácido úrico, porque a inflamação pode piorar.

É preciso tomar um anti-inflamatório bem forte para acabar com a dor, o inchaço e tudo mais em conjunto com um remédio com o nome de colchicina que vai ajudar a destruir o cristal de ácido úrico da sua articulação.

Quais a dieta adequada? 

A dieta para quem tem problemas de ácido úrico precisa ser muito pobre em proteínas. Parar de comer carne na maior parte dos dias da semana, evitar feijão, milho, leite e derivados, ovo, etc. Além disso, o paciente também precisa cortar a bebida alcoólica.

A gota tem cura?

Se tomados os remédios corretamente, a gota é curada. O problema é que ela pode voltar, caso o ácido úrico permaneça alto. Para isso, você precisa fazer uma dieta com pouca proteína, parar de beber bebida alcoólica e tomar um medicamento para regular o nível do ácido úrico no seu corpo. O mais indicado pelos médicos é o alopurinol.

Se tiver ainda alguma dúvida sobre a gota, deixe o seu comentário aqui embaixo!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *