Hérnia de disco: O que é? Quais são as causas? Qual o melhor tratamento?

0
Hérnia de disco: O que é? Quais são as causas? Qual o melhor tratamento?

A hérnia de disco é um problema causado na coluna vertebral e costuma ser bastante dolorosa e difícil de tratar. Bom hábitos de postura é uma das recomendações para aqueles que sofrem com essa desordem na coluna.

Nesse artigo falaremos um pouco mais a fundo do o que é a hérnia de disco assim como seus tipos, sintomas e as formas de tratamento disponíveis. Confira:

O que é hérnia de disco?

A hérnia de disco é um problema que acomete o disco intervertebral. Esse disco se constitui de uma estrutura composta por um liquido gelatinoso que tem a função de lubrificar a estrutura entre as vértebras. Com a hérnia esse disco acaba se rompendo, fazendo com que o liquido nele contido saia dessa estrutura e prejudicando o seu funcionamento.

Quando isso ocorre, o derramamento desse liquido causa o achatamento dos discos vertebrais, causando dores ao se movimentar devido a falta desse material lubrificante e amortecedor. No momento que esse líquido extravasa, pode ocorrer muita dor no local.

Esse rompimento pode ocorrer em qualquer uma das vértebras, contudo é mais comum que ocorra na região da lombar. Para um tratamento efetivo do problema é preciso saber exatamente em que porção da vértebra a hérnia está localizada e qual a extensão do seu vazamento, podendo assim o médico escolher o tratamento mais recomendável.

Além da hérnia lombar temos a hérnia de disco cervical que é provocada pelo deslocamento do disco intervertebral e se difere quanto a localização da dor. Na forma cervical a hérnia pode causar dores no pescoço, ombros e braços. Podendo causar também sensação de dormência e até mesmo diminuição da força muscular.

coluna

Quais os sintomas?

Como dito anteriormente, a hérnia de disco se difere quanto a sua localização, podendo ser lombar ou cervical. Nas duas os sintomas são parecidos, mudando apenas a localização deles conforme a localização da hérnia. Alguns sintomas comuns nas duas formas de hérnia são:

  • Dores nas pernas e braços: Se a hérnia estiver localizada na parte de baixo das costas é provável que você sinta dores nas nádegas, panturrilhas e coxas. Podendo até mesmo a dor se alastrar para os pés. No caso da hérnia ser na região do pescoço a dor ficará localizada no pescoço, ombros e braços. A dor nos braços pode se intensificar conforme a posição que você fica ou ao espirrar, por exemplo.
  • Sensação de formigamento: Além das dores pode ser que o afetado experimente uma sensação de formigamento por todo o corpo. Isso ocorre pelo motivo da hérnia afetar o funcionamento regular dos nervos.
  • Fraqueza: As estruturas musculares podem ser enfraquecidas nas áreas em que os nervos estejam em desordem. Essa fraqueza é acompanhada de perda muscular e até mesmo dificuldades de levantar objetos pesados.

Qual o tratamento para hérnia de disco?

Para um tratamento efetivo da hérnia de disco, antes de mais nada, é preciso identificar o problema com exatidão. A identificação da hérnia pode ser feita por meio de exame físico ou então de imagem como é caso das ressonâncias magnéticas e raios x. Identificado o problema é hora de escolher o melhor procedimento para solucioná-lo.

Dentre os tratamentos disponíveis para hérnia de disco, temos aqueles realizados por meio de medicação, terapias e cirurgia. Quando o problema pode ser tratado apenas com medicação, é possível que o médico recomende o uso de analgésicos, anti-convulsionantes, relaxantes musculares e injeções de corticoide.

Além da medicação, é altamente recomendável adotar hábitos de postura mais saldáveis e exercícios para fortalecer a musculatura do local. A fisioterapia é uma grande aliada na solução desse problema.

Por fim e para os casos mais avançados, temos a opção cirúrgica. Na cirurgia o médico realizará o procedimento por meio de uma pequena incisão para que o disco seja removido na totalidade o então apenas da parte lesada. Nos casos em que a remoção é total, o médico colocará no lugar do disco natural uma opção em metal para conferir a estabilidade vertebral.

dor hernia de disco

 Tem cura?

Apesar de ser um problema difícil de ser tratado, dependendo totalmente da dedicação do paciente nos casos menos graves, a hérnia de disco tem cura. O tratamento é composto por medicação e fisioterapia na maioria dos casos. Nos casos mais graves e raros, a intervenção cirúrgica é necessária.

Hérnia de disco afeta a bexiga?

A hérnia de disco pode sim afetar a bexiga e também os nervos que controlam as funções intestinais. Dessa forma pode ser que o paciente afetado apresente disfunções na hora de defecar e também urinar.

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *