Hipotireoidismo: O que é? Como tratar? Quais alimentos são recomendados?

0
Hipotireoidismo: O que é? Como tratar? Quais alimentos são recomendados?

A tireoide é uma glândula muito importante do corpo humano e que mantém o equilíbrio de todo o organismo. Por conta de toda essa importância, algumas disfunções podem ser perigosas para o funcionamento correto dos sistemas do corpo humano. Uma dessas disfunções é chamada de hipotireoidismo.

Apesar de ser um termo muito comum, várias pessoas não sabem o que é o hipotireoidismo, as causas desse problema, os sintomas, os tratamentos, enfim, tudo que envolve essa disfunção na glândula tireoide.

Caso você seja uma dessas pessoas, as suas dúvidas serão respondidas aqui e agora. Confira tudo isso e muito mais nos próximos tópicos!

O que é o hipotireoidismo?

O hipotireoidismo é quando a glândula tireoide não produz a quantidade mínima necessária de hormônio para o funcionamento normal do corpo humano.

É bom lembrar que a tireoide é uma das principais glândulas que exercem essa função de liberar hormônios para o funcionamento do corpo humano. Sem ela, o seu organismo para de funcionar, então, quando ela produz pouco, isso quer dizer que parte do seu corpo não está funcionando e isso é muito perigoso.

Apesar de ser um distúrbio importante, que pode causar muitos males, o hipotireoidismo é comum, ou seja, muitas pessoas podem ter esse problema com o passar dos anos, com a chegada do envelhecimento.

Quais são os sintomas?

Quando a pessoa está com baixa produção de hormônios na tireoide, ela tem alguns sintomas que avisam sobre esse problema. Os principais são o cansaço, a fadiga, a pele ressecada, a prisão de ventre, muita sensibilidade ao frio, ganho inexplicável de peso, inchaço, fraqueza, aumento do colesterol, queda de cabelo, ritmo cardíaco mais lento, depressão, problemas de memória e outros diversos sintomas.

Se você tiver mais de um desses, é bom ir ao médico especialista, para fazer os exames na glândula e descobrir se você está ou não com o hipotireoidismo.

examinar hipotireoidismo

E causas?

É essa a principal dúvida de quem pesquisa a respeito dos problemas na glândula tireoide. No caso do hipotireoidismo, que é a pouca produção de hormônio, a principal causa é quando os hormônios T3 e T4 estão em alta no organismo.

Isso pode ocorrer por diversos fatores, como as doenças autoimunes, que são aquelas que destroem o seu próprio organismo. Elas atacam a glândula tireoide e fazem com que ela produza menos hormônio.

Outro motivo é o próprio envelhecimento que pode fazer com que a glândula produza menos hormônios.

Existe hipotireoidismo gestacional?

Existe sim a possibilidade de a gravidez ser causa do hipotireoidismo. Porém, ela, normalmente, desaparece alguns meses após o nascimento do bebê. Durante o período em que você estiver com o problema na glândula, é preciso fazer exames de rotina, acompanhamento médico para evitar que essa falta de hormônio cause mal para você e o seu bebê.

Como diagnosticar?

Atualmente, existem diversos exames que podem ser feitos para descobrir se há algum problema na glândula tireoide. Os principais são os exames de T3 e T4, o de anticorpos da tireoide, a ultrassonografia e também o chamado mapeamento de tireoide que também é muito utilizado.

No caso do aparecimento de algum nódulo, o exame indicado é a ultrassonografia. Em outros casos, qualquer um desses outros é eficaz na descoberta do hipotireoidismo.

Quais os fatores de risco do hipotireoidismo?

Além das causas, existem também os fatores de risco para a baixa produção de hormônio pela tireoide. É o caso de mulheres, com mais de 60 anos, pessoas que tiveram doenças autoimunes, ou que tem histórico familiar, quem já fez radioterapia, grávidas, ou pessoas que já passaram por algum tipo de cirurgia na tireoide.

tireoide

Quais são os tratamentos?

O principal tratamento é o uso do hormônio sintético chamado de levotiroxina. A pessoa toma esse remédio por via oral e ele, normalmente, retoma os níveis necessários produzidos pela glândula.

A dosagem, a quantidade diária, o tempo de tratamento e outras informações específicas serão definidas pelo seu médico.

Quais alimentos são recomendados para quem sofre de hipotireoidismo?

Alguns alimentos ajudam no bom funcionamento da glândula tireoide. É o caso da castanha-do-pará, da quinoa, do leite e seus derivados, da gema de ovo, da carne vermelha e também da laranja.

Quais medicamentos são recomendados?

Provavelmente, o médico vai indicar o uso do levotiroxina, mas também existem outros medicamentos que possuem efeito parecido e podem também serem utilizados.

O hipotireoidismo tem cura?

Sim, com o uso correto do medicamento, você vai conseguir manter os níveis ideais de hormônio e não ter mais problemas na tireoide. No caso de grávidas, alguns meses após o parto, o problema pode curar por conta própria.

Se tiver ainda alguma dúvida sobre o hipotireoidismo, deixe o seu comentário aqui embaixo!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *