Icterícia: Entenda TUDO sobre essa doença que ataca bebês e adultos!

0
Icterícia: Entenda TUDO sobre essa doença que ataca bebês e adultos!

A icterícia é uma doença um pouco comum e que pode atacar até mesmo recém-nascidos. Ela tem muitas caraterísticas próprias que facilitam a descoberta do problema. Porém, mesmo assim, muitas pessoas ainda não conhecem essa enfermidade e precisam dessa informação para poder se prevenir dela.

Por isso, este texto vai te mostrar todas as verdades a respeito da icterícia. Veja o que ela é, como é o tratamento, quais os sintomas em bebês e outros detalhes muito importantes!

O que é Icterícia?

É uma doença que surge, na verdade, como um sintoma que deixa partes do corpo amareladas. Ela é conhecida popularmente como amarelão, por conta dessa mudança de tonalidade na pele e até mesmo na parte branca dos olhos das pessoas.

Isso ocorre, por conta de um problema no fígado ou em outros órgãos antioxidantes vitais para o corpo humano. A icterícia é um pigmento amarelo que surge quando as hemácias, ou seja, os glóbulos vermelhos passam por um processo de degradação.

Normalmente, pessoas com icterícia estão com algum problema grave no fígado, como a hepatite e até mesmo a cirrose.

Apesar disso, se a situação ocorrer em recém-nascidos, não precisa se preocupar tanto. É normal, por conta do período de desenvolvimento do bebê. Caso o amarelado da pele e dos olhos dure mais de dois dias, aí sim é bom procurar um médico para ele examinar a criança e saber se precisa fazer algum tipo de tratamento.

Como identificar?

O principal sintoma  é exatamente a cor amarelada que a pele e os olhos ficam por conta da liberação da substância chamada de bilirrubina, presente nas hemácias e que se espalha por conta da degradação desses glóbulos vermelhos do sangue.

São várias as doenças que podem fazer a icterícia aparecer. Uma delas que vem sendo muito comum em boa parte do país nos últimos tempos é a febre amarela que não tem esse nome atoa. O amarelo tem a ver exatamente com o fato de um dos sintomas ser o aparecimento da icterícia.

O ataque ao fígado, à vesícula biliar e outros órgãos da região digestória faz com que esse amarelão apareça por várias partes da pele do corpo do paciente. Os outros sintomas têm a ver com o tipo de doença que causou a icterícia. Por isso, não tem como afirmar uma outra forma de identificar a enfermidade, a não ser pela questão da cor amarelada da pele e dos olhos.

 icterícia

Recém-nascido

Por conta do estresse do parto, do ainda desenvolvimento do bebê e algumas outras complicações, é relativamente comum que recém-nascidos nasçam com icterícia. Com uns dois ou três dias essa cor amarelada vai embora, porque o funcionamento do fígado e dos outros órgãos passa a trabalhar normalmente.

Só é caso de se procurar um médico, caso, após esses dois dias, a cor amarela da pele e dos olhos permaneça no bebê. Aí sim pode ser identificado algum problema mais sério. O médico pediatra vai fazer os exames e saber se é só um atraso na recuperação da criança depois do parto, ou se ela realmente contraiu alguma doença nos órgão hepáticos.

Icterícia Obstrutiva

A chamada icterícia obstrutiva é a relacionada com problemas na vesícula biliar e na própria produção de bílis pelo organismo humano. Essa alteração provoca um aumento na quantidade da bílis no sangue. Além da própria icterícia, outros sintomas são a febre, perde de peso, diarreia, náuseas, enjoo e dor abdominal.

Fisiológica

A icterícia fisiológica é o nome dado à situação que ocorre nos recém-nascidos que ficam com a coloração amarelada da pele por conta do estresse do parto durante um ou dois dias após terem nascido.

Como já foi dito nos tópicos anteriores, essa situação é passageira e a icterícia fisiológica tem que acabar com até dois dias. Se passar disso, o melhor é procurar um médico especialista.

Colestática

Outra forma da icterícia ocorrer é a chamada colestática. Ela acontece quando a bile não consegue passar do fígado para o duodeno e se acumula pelas células do fígado. Um sintoma muito comum nesse tipo de icterícia é a coceira na pele.

Leia mais conteúdo no site com o texto Apneia do sono!

Agora que você já sabe tudo sobre icterícia, compartilhe este texto com seus amigos e familiares!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *