Infarto: Informe-se aqui sobre esse grave problema de saúde.

0
Infarto: Informe-se aqui sobre esse grave problema de saúde.

O infarto é um dos problemas de saúde mais graves que existem por dois motivos: ele é rápido e é fatal. Porém, não é qualquer pessoa que infarta e nem pode ser considerado uma surpresa alguém ter infartado. O estilo de vida, a alimentação, a prática de exercícios físicos regulares, tudo isso importa.

Nos próximos tópicos você vai entender, de verdade, o que é, os sintomas, as formas de prevenir esse mal súbito, entre outras informações bem relevantes para você e toda a sua família. Confira!

O que é Infarto?

O infarto, que também pode ser chamado de ataque cardíaco, é um mal súbito causado pelo bloqueio do fluxo de sangue na região do coração. Quando o sangue bombeado não volta para o coração, o órgão sofre esse ataque e pode ser fatal.

O que alimenta o coração é o sangue e para chegar até o mais importante órgão do corpo humano, o sangue precisa de veias e artérias. Quando, por conta de hábitos não saudáveis, alguma dessas veias ou artérias fica bloqueada, o sangue não chega ao coração. Assim, o coração perde oxigênio e pode levar a morte.

Quais os sintomas?

É bom sempre deixar claro que o infarto é sim um mal súbito, mas é facilmente evitável. Isso porque se você tiver uma vida saudável, com alimentação balanceada, prática de exercícios físicos, visita ao cardiologista uma ou duas vezes por ano, tomar os remédios orientados pelo especialista, entre tudo que todo mundo já sabe que deve ser feito para viver com saúde, é bem possível evitar o infarto.

Agora quando a pessoa leva uma vida não saudável, tampar uma das suas artérias ou veias são muito altas. Aí é só esperar que algum dia o infarto vai vir. E o problema é que quando ele vem a situação fica trágica.

O infarto dá alguns sinais antes de chegar, o problema é que quando já está nessa situação, evitar que ele aconteça é praticamente impossível. Entre os principais sintomas estão a dor e o formigamento no peito, no braço esquerdo, no estômago, no pescoço e nas costas, o suor frio e também o desmaio.

Em mulheres podem aparecer outros sintomas, como o enjoo, vômito, falta de ar e um cansaço excessivo.

homem tendo infarto

Infarto agudo do miocárdio

Miocárdio é o nome real do coração. Todo infarto ocorre no coração, então o infarto agudo do miocárdio é um tipo específico de ataque cardíaco muito forte e que, provavelmente, será fatal.

O infarto agudo é causado pela mesma falta de hábitos saudáveis e os sintomas são os mesmos do infarto menos forte. A diferença é que as dores e o formigamento são muito mais forte, latejante, uma dor que só quem sentiu e  pode falar como é.

Infarto Fulminante

Todo infarto pode ser fulminante e causar a morte instantânea do paciente. Por isso, o melhor é sempre evitar de que se chegue a essa situação. Muitas pessoas perguntam: mas não tem jogador de futebol que morreu infartado no campo? Ele deveria ter hábitos saudáveis?

Existem problemas de ordem genética que podem fazer com que o coração de um atleta ou de qualquer outra pessoa não receba a quantidade suficiente de sangue para oxigenar o miocárdio. Por isso, esses ataques cardíacos ocorrem de vez em quando.

E é também por isso que é necessário que qualquer pessoa vá ao cardiologista por uma ou duas vezes por ano. Se tiver esse problema, o médico vai descobrir e o paciente vai precisar voltar lá por mais do que duas vezes por ano, além de diminuir a carga e a intensidade de atividades físicas.

E o pulmonar?

O uso do termo infarto é equivocado, mas serve para simplificar a explicação sobre a embolia pulmonar, uma doença que ataca as células dos pulmões e mata esse órgão com o passar do tempo.

O infarto pulmonar não tem nada a ver com o infarto tradicional, que ocorre no coração. É outra doença, mas que usa, popularmente, o mesmo nome.

Se tiver ainda alguma dúvida sobre esse problema, deixe o seu comentário aqui embaixo!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *