Infecção urinária: Tudo o que você precisa saber!

Infecção urinária: Tudo o que você precisa saber!

A Infecção do Trato Urinário (ITU) é a infecção bacteriana mais freqüente, atingindo tanto homens quanto mulheres e é mais conhecida como infecção urinária. Nas mulheres a incidência é maior dos 20 aos 40 anos e nas grávidas. Já entre os homens, ela aparece mais na primeira infância e depois dos 55 anos, causada principalmente por disfunções na próstata.

Se você suspeita que está com uma infecção urinária, continue lendo esse artigo e conheça os principais sintomas, tratamento e como prevenir. Explicamos tudo a seguir!

Tipos e causas da Infecção urinária

Existem quatro tipos de infecção urinária, e as causas e sintomas variam de acordo com o órgão infectado. Pode atingir as vias urinárias superiores, afetando rins (Pielonefrite) e ureteres, e as vias urinárias inferiores, acometendo a uretra (Uretrite) e a bexiga (Cistite).

A pielonefrite é a mais grave delas e pode levar a um quadro de infecção generalizada.

A infecção urinária geralmente é causada por bactérias do intestino que chegam ao sistema urinário, atingindo mais freqüentemente as mulheres, devido à proximidade do ânus com a uretra.

A infecção urinária pode ser causada por vários fatores, entre eles estão: ficar muito tempo prendendo a urina, prisão de ventre, má higiene, mudanças hormonais, diabetes, problemas na próstata (nos homens), ficar sentado por muito tempo sem se movimentar, bactérias como a Escherichia Coli, além de alguns fungos, parasitas e vírus.

Sintomas da Infecção urinária

 

Dor para urinar

É chamada disúria, e talvez seja o sintoma mais regular, aparecendo mais freqüentemente na cistite e na uretrite, e eventualmente também na pielonefrite. Além da dor, a disúria abrange vários sintomas durante a micção: queimação, ardência, incômodo ou sensação de bexiga pesada, e é causada pela irritação da bexiga e da uretra.

Algumas infecções ginecológicas também causam dor para urinar, mas nesse caso, nota-se também a presença de corrimento, que não acontece na infecção urinária.

Órgão infectado: uretra ou bexiga.

Vontade freqüente de urinar

É chamado polaciúria e aparece freqüentemente na cistite. Muitas vezes a pessoa tem a sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, porém como ela está vazia, o volume de urina é bem reduzido. Essa sensação é causada pela irritação da bexiga.

Órgão infectado: uretra ou bexiga.

Urgência urinária

Além da vontade constante de urinar, a pessoa com cistite perder a urina involuntariamente, não conseguindo chegar a tempo ao banheiro. É chamado de urgência urinária, e é mais comum em crianças e idosos.

Órgão infectado: bexiga.

Urina com cheiro forte

Pode ser um sinal de bactérias na urina, causada por cistite ou uretrite. Não deve ser considerado um sintoma de infecção urinária se aparecer isoladamente, pois o cheiro da uréia fica mais perceptível sempre que a urina estiver pouco diluída.

Órgão infectado: bexiga ou uretra.

Sangue na urina

A presença de sangue na urina é chamada de hematúria e apesar de não ser sinônimo de gravidade, pode assustar um pouco quando é visível, só sendo identificada através de exames na maioria das vezes. Assim como a disúria, também é causado pela irritação da bexiga e da uretra.

Órgão infectado: uretra, bexiga ou rins.

Febre

Quando falamos em infecção, lembramos de febre. Porém, na infecção urinária a febre só costuma aparecer nos casos de pielonefrite, passando dos 38°C e freqüentemente acompanhada de calafrios. É o sintoma que ajuda a diferenciar a pielonefrite das outras infecções urinárias.

Órgão infectado: rins.

infecção urinária

Corrimento uretral

A saída de pus pela uretra é o sintoma específico das uretrites, sendo comumente causada por uma doença sexualmente transmissível, e pode aparecer acompanhado de disúria (sangue na urina).

Órgão infectado: uretra.

Náuseas e vômitos

São sintomas comuns específicos da pielonefrite e costumam aparecer junto com a febre. Na cistite a pessoa pode ter um mal estar, mas não tem vômitos, e apenas nos casos mais avançados de uretrite, também acontecem náuseas, vômitos e febre.

Órgão infectado: rins.

Dor lombar

É mais um sintoma freqüente na pielonefrite, e geralmente a pessoa sente mais de um lado que de outro. Alguns casos de cistite também podem causar dor lombar, mas na pielonefrite a dor é mais intensa.

Órgão infectado: rins.

Desorientação e alterações do estado de consciência

Se não for diagnosticada e tratada a tempo, a pielonefrite pode causar desorientação, prostração e até redução do nível de consciência, sendo mais comum nos idosos. Apesar de outros sintomas também indicarem pielonefrite, em alguns casos esse pode ser o único sinal de infecção.

Órgão infectado: rins

Como tratar e como prevenir a Infecção urinária

Geralmente, o tratamento de infecções urinárias é feito com antibióticos, mas pode variar muito, pois depende do tipo da infecção e da sua gravidade.

Você pode evitar as infecções urinárias, tomando algumas providências simples:

  • Ingerindo bastante líquido ao longo do dia;
  • Evitando prender a urina, indo ao banheiro sempre que sentir necessidade;
  • Praticando relações sexuais com proteção;
  • Urinando após as relações sexuais;
  • Não utilizando antibióticos indiscriminadamente.

As mulheres devem tomar outros cuidados adicionais:

  • Após ir ao banheiro, sempre se limpe da frente para trás;
  • Lave a região perianal depois de evacuar;
  • Evite usar absorvente íntimo por períodos maiores que os indicados;
  • Use calcinha de algodão e evite as de tecido sintético.

Por hoje é isso, pessoal! Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...