Insônia: Entenda como tratar esse grave problema para ter boas noites de sono!

0
Insônia: Entenda como tratar esse grave problema para ter boas noites de sono!

A insônia é um problema grave e muito comum no século XXI. A dificuldade de dormir ou o não conseguir dormir é algo que muita gente tem passado, principalmente por conta do estilo de vida da maioria das pessoas.

Trata de um mal, na verdade, que pode ser considerada doença, mas que, na verdade, não deve ser tratada por medicamentos, mas sim por mudanças de hábitos que fazem a pessoa ter mais qualidade de vida e sono, consequentemente.

Nos tópicos a seguir você vai entender como funciona a insônia, o motivo dela existir, como se livrar dela e o que precisa mudar na sua vida para que você tenha boas noites de sono. Veja!

O que fazer para acabar com a insônia?

A primeira atitude a se tomar é procurar ajuda especializada. Você pode ir a um médico ou psicólogo, que eles vão te ajudar nessa empreitada. A ida ao médico é importante, porque talvez a insônia tem algum motivo físico ou até psiquiátrico e isso é tratado por meio tratamentos convencionais como remédios e procedimentos.

Caso não aja nenhum de problema visível, transtorno ou doença, é hora de buscar um psicólogo e outros profissionais, como um nutricionista, por exemplo, para mudar os seus hábitos de vida.

A insônia é, na maioria das vezes, consequência da baixa qualidade de vida. Pessoas que se alimentam muito mal, consomem muito café, refrigerante, bebida alcoólica, que se exercitam tarde demais, que ficam em contato com luz artificial o dia inteiro, enfim, são centenas de possibilidades.

Aí é necessário sentar, pensar na sua rotina, no que você come, no que você bebe, como você vive e, a partir desses dados, definir o que precisa ser mudado.

Claro que o sono não virá de um dia par ao outro. Vão ser necessários semanas e até meses de novos hábitos de vida para que o corpo se acostume com essa nova rotina e passe a oferecer a você mais sono e mais momentos de descanso.

Quais os sintomas?

mulher deitada com insônia

A insônia atrapalha toda a continuidade da vida de uma pessoa. Isso porque ela pode ficar sonolenta durante o dia, não ter animação, perder foco, concentração, capacidade de memorização, ficar muito cansada, ter dor de cabeça, agitada, irritada, enfim, uma série de sintomas que vão acabar com a qualidade de vida da pessoa.

Por isso, é extremamente necessário cuidar do sono. O sono é precioso, é uma das partes mais importantes da vida da pessoa junto à alimentação, água e exercício físico. Esses quatro fatores juntos que dão a saúde para qualquer ser humano.

É preciso tomar muito cuidado, a insônia excessiva, o uso de remédio para dormir, os hábitos nada saudáveis, enfim, tudo isso pode acabar com a sua vida.

Antidepressivo ajuda a acabar com a insônia?

Antidepressivo, calmante, relaxante, nada disso foi feito para curar ou tratar insônia. Devia ser até proibido indicar esse tipo de medicamento para essa situação, embora muitos médicos façam isso.

A insônia é um problema de hábitos, na maior parte das vezes e só vai acabar ou diminuir, se a pessoa mudar de vida. Ter momentos de mais lazer, de menos computador, de menos trânsito, de menos estresse, de mais meditação, tudo isso vai ajudar muito mais do que tomar um Rivotril toda noite antes de dormir.

Como é a aguda?

Existem tipos de insônia que são tão fortes que o uso do remédio é realmente necessário. Mas esse remédio precisa ser temporário, para que a mudança de hábitos seja feita em conjunto para que em determinado momento o remédio seja eliminado e a pessoa consiga dormir sem usar o Rivotril ou outro medicamento.

Esse é o caso da chamada insônia aguda, em que o paciente não consegue dormir de jeito nenhum, hora alguma da noite e acaba tendo uma vida péssima por causa disso.

Insônia é só no período noturno?

homem deitado na cama olhando pro despertador com insônia

Insônia é o termo usado para quem perde o sono durante a noite mesmo. Inclusive uma regra que deve ser seguida é não dormir durante o dia, quem tem insônia ou dificuldades de dormir à noite. Isso vai ajudar a pessoa a conseguir dormir por mais tempo durante o período noturno.

Como tratar?

O tratamento da insônia é multidisciplinar. É preciso mudar alimentação, horário de exercício físico, beber mais água e menos bebidas energizantes, ter uma rotina mais tranquila, fazer terapia ou análise para diminuir estresse e ansiedade, além de outros métodos como meditação, yoga, acupuntura. Tudo isso vai ajudar o paciente a ter uma noite de sono melhor e mais saudável.

A insônia tem cura?

A insônia tem cura sim, se a pessoa mudar os hábitos e levar a vida de forma mais leve. É muito difícil fazer isso, é demorado, mas é sim possível.

Caso você conheça alguém que tem problemas de insônia, compartilhe este texto com essa pessoa!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *