Jejum: Entenda o que é, como fazer e quais os benefícios dessa prática

0
Jejum: Entenda o que é, como fazer e quais os benefícios dessa prática

Algumas religiões usam como forma de purificação da mente e do corpo ou algumas vezes como forma de protesto… O jejum é muito praticado por aqueles que desejam melhorar diversos aspectos da saúde, contudo, uma questão fica em aberto. Será que essa prática realmente funciona de forma benéfica para o corpo?

Nesse artigo abordaremos os aspectos positivos e negativos do jejum e mostraremos se realmente ficar sem comer por um período de tempo pode te fazer bem.

Jejum Intermitente

Originária do latim, a palavra intermitente significa algo que tem início e fim definidos, algo que não é contínuo. Ele é a prática de cessar a alimentação e recomeçá-la por um período definido e a fim de alcançar algum objetivo.

Esse tipo de jejum pode ser praticado de diversas maneiras. Uma delas é praticada diariamente onde a proposta é a de se dividir a alimentação diária em 12 horas se alimentando normalmente e 12 horas em jejum. Já o semanal pede que você fique um dia por semana sem se alimentar de nenhuma maneira.

Ainda existe o jejum mensal em que a pessoa passa períodos mensais de 2 ou 3 dias consecutivos sem colocar nada além de água na boca, sendo esse um dos mais difíceis.

Benefícios

Mas quais benefícios essa prática pode realmente trazer? Confira abaixo os possíveis benefícios de ficar sem se alimentar:

Perda de peso: É meio obvio que se você ficar sem ingerir calorias ocorrerá a perda de peso. Contudo no jejum intermitente, a perda de peso ocorre de maneira mais saudável. Ele diminui a perda muscular e foca apenas na perda de gordura.

Melhora da epilepsia: Estudos afirmam que ficar sem comer em dias alternados leva a alterações benéficas no funcionamento dos neurônios, diminuindo as crises em pessoas com epilepsia.

Câncer: jejum é uma prática recomendável por aqueles que estão passando por tratamento com radioterapia.

Diabetes: Eessa técnica é benéfica no reequilíbrio da produção de insulina pelo corpo, ajudando inclusive na diminuição da resistência a esse agente.

Potencialização do cérebro: o jejum tem a capacidade melhorar aspectos relacionados a memória e funções cognitivas do cérebro.

Humor: Ajuda a equilibrar as variações do humor em pessoas mais velhas e acima dos 50 anos. Ajudando também no controle da raiva.

Como fazer jejum?

Como explicado anteriormente o jejum pode ser praticado em períodos diários, semanais e até mesmo mensais. Qualquer uma dessas modalidades de jejum só permite, durante os períodos em que ele esteja sendo praticado, o consumo de água, café, chás e infusões. Todos sem adição de açúcar.

Contudo alguns tipos de jejuns, em que a pessoa irá passar 24 horas sem se alimentar, é permitida a ingestão de no máximo 500 calorias diárias. Claro que essas 500 calorias não serão compostas por qualquer alimento aleatório. É preciso estar atento a qualidade dos alimentos ingeridos, priorizando aqueles mais saudáveis.

Funciona mesmo?

jejum intermitente

Sim! Atualmente existem diversos estudos que pesquisam se realmente o jejum funciona. Esses estudos são feitos com cobaias e são realizados observando aspectos específicos dessa prática. Dentre estes aspectos estão os de que se ele realmente controla a diabetes e se melhora questões inflamatórias do organismo.

Pesquisando em sites especializados percebemos que as provas cientificas dos benefícios da técnica são realmente convincentes. Contudo é preciso saber especificamente os motivos de se fazer o jejum e procurar a melhor maneira de fazê-lo levando em consideração o seu caso.

Fazer jejum faz mal?

O jejum quando feito com orientação de um profissional especializado e seguindo algumas regras básicas não irá fazer mal. Porém é preciso tomar alguns cuidados para preservar a sua saúde. O primeiro deles diz respeito a quem pode realizar essa prática, não sendo permitido para gestantes, idosos e adolescentes.

Outra cuidado diz respeito a hidratação do corpo que tende a diminuir. Por isso consumir uma quantidade significativa de água durante esse período é altamente recomendável. Por fim temos que nos atentar que não é recomendável a prática de nenhuma atividade física com intuito de perder calorias nesse período. Ao praticar exercícios você deve sempre se alimentar previamente.

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *