Labirintite: Conheça seus SINTOMAS e TRATAMENTOS AQUI!

0
Labirintite: Conheça seus SINTOMAS e TRATAMENTOS AQUI!

Muitas pessoas em todo o mundo sofrem de labirintite e passam por tratamentos com fortes remédios para se livrar desse mal que é bastante incômodo e que pode ser relacionado a acidentes mais graves.

Porém, apesar de ser muito conhecido, nem todo mundo sabe a verdade sobre essa doença. As suas causas, os sintomas, os tratamentos, as formas de se livrar dessa enfermidade. Neste texto, você vai saber tudo o que precisa a respeito da labirintite. Veja!

O que é?

A labirintite é uma doença que tem alguns sintomas que nem parecem fazer parte do real problema que ela é. Na verdade, essa doença é uma inflamação na parte interna do ouvido que fica mais próxima ao cérebro.

E essa proximidade que causa os sintomas preocupantes da labirintite.

Por atacar alguns nervos que já fazem parte do cérebro, a labirintite interfere não apenas na questão da audição, como também do equilíbrio ao atacar uma estrutura chamada de vestíbulo, responsável por essa área importante do sistema cerebral.

Sintomas da labirintite

O principal e mais conhecido sintoma da labirintite é a tontura, causada por uma sensação de vertigem, pela falta de equilíbrio causada pela interferência da inflamação no vestíbulo. Mas não é só isso, existem outros sintomas que são importantes e alguns bem graves.

Além da tontura, a labirintite pode causar náuseas, vômitos, suor, desequilíbrio, zumbido no ouvido, audição diminuída, problemas gastrointestinais e até mesmo a perda da audição e a queda de cabelo.

labirintite

Tem tratamento?

É preciso tomar muito cuidado com o diagnóstico da labirintite, porque nem sempre é ela a causadora dos sintomas que você teve. O ideal é ir em mais de um médico, refazer os exames, para só depois iniciar o tratamento.

Essa dica é muito importante, porque os efeitos colaterais dos remédios que tratam a labirintite são muito fortes. Há casos de pessoas que começaram a ter problemas como um excesso de tremedeira na mão, por exemplo, após o uso equivocado do medicamento, por conta de um diagnóstico errado.

O tratamento da labirintite é feito com base em medicamentos que atacam o problema em si e os sintomas, mas que só deve ser feito com orientação médica.

A labirintite pode ser causada por infecções bacterianas e virais. No caso das bactérias, os médicos receitam antibióticos para acabar com essa infecção. Se for um vírus, normalmente, os remédios tratam os sintomas, já que o micro-organismo morre por conta própria com o passar dos dias.

Nos casos mais comuns, o médico apenas faz um acompanhamento, trata dos sintomas e espera, pois a labirintite vai embora naturalmente. Porém, em alguns casos, é preciso o uso de corticoides, sedativos, anti-histamínicos e outros remédios mais fortes e com graves efeitos colaterais.

Remédio

O tratamento é feito basicamente com base em remédios que tratam os sintomas, sejam eles mais leves ou mais graves. Também pode ser indicado o uso de antibióticos, corticoides e outros medicamentos mais fortes em casos avançados da doença.

Labirintite tem cura?

Não só tem cura, como a labirintite normalmente se cura de forma natural com o passar dos dias. Em alguns casos específicos é preciso o uso de medicamentos para que o problema seja eliminado.

É hereditário?

Não há relação alguma entre a labirintite e relações hereditárias. Ela pode ocorrer por modificações genéticas, mas isso acontece por contato com elementos químicos, doenças graves e outras situações.

Na verdade, não existe uma causa clara para a labirintite, mas sim alguns fatores de risco relacionados aos hábitos saudáveis de qualquer ser humano. Ela pode ser adquirida por um vírus, uma bactéria ou de maneira emocional por problemas de estresse e ansiedade, principalmente.

Entre os fatores de risco estão a idade avançada, o colesterol alto, hipertensão, diabetes, otite, triglicérides altos, consumo de álcool, cigarro, café, uso de alguns medicamentos, ácido úrico elevado, má alimentação e outros.

labirintite imagem

O que pode comer?

O ideal é fazer uma alimentação balanceada e saudável tanto para evitar, quanto para melhorar a sua situação mais rapidamente. É bom sempre evitar o consumo de álcool, doces em excesso, frituras, gorduras ruins e carboidratos em geral.

O que fazer em uma crise de labirintite?

A primeira coisa a se fazer é ficar tranquilo, apoiar-se ou sentar em algum sofá, cadeira, cama, algum lugar seguro e esperar a crise passar. Se estiver em pé, sem a possibilidade de se escorar em nada, fixe o seu olhar em um objeto ou ponto em específico que vai te ajudar a ficar menos tonto. Busque ajuda de alguém e peça para te levar até um local seguro.

A labirintite é mais perigosa pelas consequências dos seus sintomas do que pela doença em si, mas é muito importante fazer o tratamento corretamente, porque o avanço da doença pode causar até mesmo a surdez. Ao fazer o tratamento correto, você fica livre da doença e pode ter uma vida normal.

Se tiver gostado deste texto sobre a labirintite, compartilhe com seus amigos e familiares que já sofreram com esse tipo de problema.

Leia mais conteúdo no texto Psoríase!

E ai gostou do assunto? Então deixe  seu comentário!

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *