Leptospirose: Veja como essa doença ataca humanos e também nos animais!

0
Leptospirose: Veja como essa doença ataca humanos e também nos animais!

A leptospirose é uma doença muito perigosa que é transmitida, principalmente, pela urina de ratos. Ela pode atacar tanto o ser humano, quanto animais como cachorros e até criações de gado. A leptospirose precisa de um tratamento rápido e eficiente, caso contrário ela pode ser fatal.

Nos tópicos a seguir você vai entender, de fato, o que é a leptospirose, os sintomas, os tratamentos e outras informações a respeito dessa perigosa doença. Veja!

O que é leptospirose?

A leptospirose é uma infecção transmitida pela urina de ratos e de outros animais que estejam infectados com a bactéria. Esse contato não precisa ser direto, basta a pessoa comer um alimento ou beber em uma garrafa ou lata contaminada que pode adquirir a bactéria e a infecção se espalhar pelo organismo do paciente.

Até mesmo o solo em que alimentos são plantados, podem passar a infecção para determinados produtos e eles infectarem pessoas e animais. Por isso, limpar bem os alimentos, as latas, as garrafas antes de usar é essencial para evitar que essa doença entre no seu corpo.

Canina

Os cães também podem pegar a leptospirose. Ela é contraída também pela urina do rato, mas se tratada não é fatal e o cachorro pode se recuperar bem. Para descobrir se o seu pet está infectado, o melhor a se fazer é realizar os exames de rotina, pois pode ser que ele não apresente sintoma algum.

Outro detalhe importante é que existe vacina contra a leptospirose canina. Então, se você quiser proteger o seu animal de verdade, o melhor a se fazer é vaciná-lo.

leptospirose ratos

A leptospirose tem cura?

A leptospirose é uma doença rápida, se não descoberta no tempo certo, pode causar a morte do paciente. Ela tem cura sim, mas precisa iniciar o tratamento com agilidade. Caso esteja em fase muito inicial, apenas o uso dos medicamentos já cura a infecção. Se o paciente estiver em situação mais grave, é necessária a internação com medicamentos direto na veia par agilizar o processo de desinfecção e salvar a vida da pessoa.

Como prevenir? 

O principal contaminante da leptospirose é o rato. Com isso, o ideal é você se manter em um ambiente limpo, dedetizado, longe da possibilidade de ter ratos na sua casa ou apartamento. Além disso, sempre limpar muito bem os alimentos, as latas, as garrafas e o que mais for usar para ingestão.

 

É preciso evitar também o contato com águas que possam estar contaminadas, como de rios, de enchentes, de córregos, etc. Além de ficar bem longe de lixões, entulhos, aterros e tudo mais.

Uma das formas mais eficaz de prevenção é o saneamento básico e as políticas de manutenção e limpeza da cidade por meio do poder público. Cidades mais limpas e organizadas possuem menos casos de leptospirose.

Como é a leptospirose bovina?

A leptospirose também pode atacar bois, porcos e demais animais domésticos. Nesse caso em específico, os bois e vacas só podem ter produtos comercializados se estiverem com garantia de que a infecção não esteja mais presente no organismo do animal. Do contrário, nem carne, nem leite podem ser vendidos ou produzidos.

O diagnóstico é feito a partir de exames de sangue e depois é realizado o tratamento por uso de antibióticos que eliminam a infecção. Em alguns casos, o uso da carne ou do leite do animal se torna terminantemente proibida e os produtores preferem sacrificar os animais para não correr riscos de outros também se infectarem.

homem leptospirose

Como diagnosticar?

O diagnóstico é feito a partir de exames específicos que definem a existência ou não da bactéria no organismo do paciente. O exame precisa ser rápido, porque o tratamento também necessita de agilidade.

Tudo é ainda mais facilitado, quando o paciente tem os sintomas mais comuns e isso quase que garante o diagnóstico de leptospirose.

Quais os sintomas da leptospirose?

Os principais sintomas da leptospirose são parecidos com de outras doenças como gripe, por exemplo. Febre, dor de cabeça, dor no corpo. Porém, na questão da dor no corpo, as panturrilhas são a parte que mais dói e isso é um diferencial para determinar se a pessoa está ou não com a infecção.

Além disso, outros sintomas também podem ocorrer: vômitos, diarreia, tosse, icterícia. Em casos de alta gravidade, o paciente já pode aparecer com insuficiência renal, hepática, respiratória, quadro de meningite e hemorragias.

Qual o agente causador?

A leptospirose é causada pela bactéria chamada de Leptospira. Existem diversos tipos de Leptospira e todos são transmitidos pela urina do rato e de demais roedores.

A leptospirose ataca o fígado?

Sim, a leptospirose em estágio mais grave destrói o fígado, os rins, o sistema respiratório e causa a morte do paciente, caso ele não trate a doença de forma adequada.

Se ainda tiver restado alguma dúvida a respeito da leptospirose, deixe o seu comentário aqui embaixo!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *