Meningite: O que é? Quais são os sintomas? Como tratar? Tem cura?

0
Meningite: O que é? Quais são os sintomas? Como tratar? Tem cura?

A meningite é uma doença séria e quando diagnosticada o tratamento deve começar imediatamente, caso contrário ela pode até mesmo levar a morte do infectado.  Basicamente, ela é uma infecção causada nas membranas que envolvem o cérebro e pode vir acompanhada de intensas dores de cabeça.

Se você deseja saber mais a respeito da meningite assim como quais os principais tipos e formas de contágio, você está no lugar certo. Mostraremos também nesse artigo as formas de tratamento e se a meningite tem cura. Confira:

O que é meningite?

Qualquer um pode ser acometido pela meningite, consiste em uma doença que causa inflamação das meninges, trata-se de uma membrana que envolve o encéfalo e pode ser causada por bactérias, vírus, que são as mais perigosas e até mesmo fungos.
Para cada tipo de meningite há tratamentos e sintomas diferentes, a infecção causada pela meningite pode inclusive se estender para o sangue, sendo nesses casos, conhecida como septicemia.

vacinação

Quais os sintomas?

Os sintomas iniciais da meningite podem ser confundidos com os de uma gripe comum, contudo é preciso ficar atento na evolução deles, que pode ocorrer em apenas poucas horas ou levar até mesmo dias para chegar ao seu ápice. Os principais sintomas observados em pacientes com mais de 2 anos de idade incluem:

  • Febre alta repentina
  • Dores de cabeça mais fortes do que as habituais
  • Náuseas e vômitos
  • Confusão mental e dificuldades de concentração
  • Sono que não cessa e dificuldades para se manter acordado
  • Falta de apetite e vontade de tomar água
  • Lesões cutâneas
  • Convulsões
  • Nos casos do infectado possuir menos de 2 anos e nos casos de recém nascidos os sintomas são febre alta, dor de cabeça severa, vômito e torcicolo.

Infecções no cérebro são sérias, e não havendo o tratamento com antibióticos a tempo, pode causar lesões irreversíveis a esse órgão, podendo até mesmo levar ao óbito. Por isso observados esses sintomas a procura médica deve ser priorizada.

Quais são os tipos?

A medicina lista diversos tipos de meningites e as divide em bacteriana dos tipos B ou C, viral e fúngica. Abaixo listaremos cada um desses tipos com as suas principais características. Confira:

Meningite bacteriana: A meningite bactéria é uma inflamação causada por bactérias e é dividida em duas categorias, a do tipo B e C. A do tipo B se caracteriza pela presença da bactéria meningococo e é uma das formas mais agressivas da doença. O quadro pode evoluir ao seu ápice em apenas 2 dias.

Atualmente já existe no país uma vacina especifica para esse tipo. Já a do tipo C é causada pela bactéria neisseria meningitidis, e apesar de menos severa do que a do tipo B, é tão grave quanto, quando não tratada adequadamente.

Meningite Viral: Essa é a menos agressiva dentre todos os tipos e seu tratamento é relativamente simples. Esse é o tipo mais comum, e apenas no Brasil, atinge cerca de 11 mil pessoas anualmente.

Os tipos de vírus que mais causam meningite são da família dos enterovírus e nessa categoria incluem vírus como o arbovírus, vírus da herpes simplex, vírus do sarampo, da rubéola e da varíola, dentre outros.

Meningite fúngica: Esse tipo é causada por fungos do tipo criptococcus que entra no corpo por meio das vias aéreas, podendo chegar ao sangue e atingir o sistema nervoso central e dessa forma, causa a doença.

 

dor meningite

Qual o contágio da meningite?

Consiste em uma doença contagiosa e os casos da forma bacteriana e viral são as mais fáceis de serem transmitidas e diante disso, o contágio pode ocorrer por meio da saliva ao tossir, beijar ou espirrar. No caso especifico da meningite causada pelo eterovirus o contágio ocorre pelo contato com fezes infectadas.

Esteja atento! Não é preciso que a pessoa esteja com meningite para que possa transmitir a doença. Pode ocorrer de a pessoa possui o vírus ou bactéria, mas ele não se desenvolver no seu organismo. Por isso bons hábitos de higiene são sempre uma recomendação.

Tem cura?

Apesar de altamente grave a meningite tem cura e essa logra maior sucesso quando o tratamento é iniciado logo no inicio da doença. Por ser uma inflamação que evolui muito rapidamente, ao se notar os sintomas, a procura de um médico deve ser urgente. O tratamento é realizado por meio de antibióticos específicos para cada tipo de meningite.

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *